segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sempre elogiado, Ronaldo convive com críticas por mau momento

Por: Rafael Zito
Em dezembro de 2008, o Corinthians surpreendeu a todos e anunciou a contratação do atacante Ronaldo, um dos jogadores mais vitoriosos do futebol mundial e o maior goleador da história das Copas do Mundo, com 15 gols. O jogador chegou ao clube de Parque São Jorge com 31 anos e tinha uma missão difícil pela frente: se recuperar de mais uma grave lesão no joelho e voltar a atuar em alto nível. Com boas atuações e preciso nos momentos decisivos, o camisa 9 foi determinante para as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista de 2009.

Com os títulos e as boas exibições em seu primeiro ano com a camisa do Timão, Ronaldo caiu nas graças dos torcedores e passou a ser defendido pelos adeptos para voltar a ser convocado pela seleção brasileira. Na atual temporada, o centroavante não conseguiu repetir o futebol mostrado no ano passado, tem sido criticado pela imprensa e já existem focos de contestação do torcedor alvinegro. O ápice das criticas aconteceu depois da derrota para o Paulista, por 1 a 0, pelo Paulistão, quando alguns torcedores hostilizaram o camisa 9 na saída da Arena Barueri, local da partida.

A psicóloga Vanessa Bernardo explica a relação da torcida com um jogador do seu clube. “O torcedor está ali vivendo o que o jogador está executando em campo, o torcedor vive o imaginário, veste a camisa de seu time, idealiza seu craque, aquele que mais tem destaque e é desejado pelo outro, seja este outro um time ou um adversário”. A doutora Vanessa foi mais além e completou: “o comportamento dele na visão dos torcedores não pode mudar, ele tem que ser o melhor sempre, com atitudes, desempenho e ação. O torcedor esquece que ele é um ser humano comum, pode mudar e não se dedicar tanto a algo, principalmente depois de ter vivenciado a fama”.

Mesmo com o mau desempenho neste ano, os fatos ocorridos na derrota para o Paulista parecem não refletir o sentimento da maioria dos corintianos. “Acho que foi um fato isolado de alguns torcedores que cornetam. Quem entende de futebol e compreende o Corinthians sabe que é uma fase, conhece o Ronaldo e sabe que quando ele estiver bem será decisivo. Para mim ele vai ser muito importante para o Corinthians. É um ídolo, não deixei de acreditar nele e acho que boa parte dos corintianos também”, disse o torcedor Fabio Henrique de Lima.

Outros dois torcedores concordam com a opinião de Fábio Henrique e seguem acreditando no camisa 9. “Eu acho que foi um fato isolado. Aquele jogo não era para o Corinthians perder e, por isso, alguns torcedores devem ter ficado nervosos e perderam a razão. Eu acho que o Ronaldo ainda tem grande aceitação”, declarou Rodrigo Urcci, torcedor e web design. “Eu acho que o Ronaldo, mesmo não rendendo o esperado, ainda recebe apoio da torcida. Todos sabem a importância dele no campo e torcem muito para ver um gol dele. Como todos sabem do potencial dele é normal a torcida cobrar bastante”, disse o torcedor Gustavo Kamada.

Segundo a psicóloga, o fato de o jogador ter uma carreira reconhecidamente vitoriosa e de ser um ídolo mundial faz com que tenha um tratamento diferenciado e uma tolerância maior por parte dos torcedores. “Tem (tratamento diferenciado), não temos como deixar de perceber que ele é mais idealizado como o jogador perfeito, é mais cobrado como se ele não pudesse errar por um dia ter sido o melhor. Ele é visto como algo ideal dos ideais” declarou. “Ele recebe sim certa tolerância pelos torcedores, mas em algum momento vão cobrar a competência e capacidade de ser o melhor, de fazer gols, de executar um grande jogo”, complementou.

Sobre este tema, os torcedores entrevistados possuem opiniões convergentes. Para Fábio Henrique, o jogador é tratado de maneira diferente aos demais atletas. “Ele não é tratado como qualquer outro jogador. Ele foi um ícone e um fenômeno no futebol europeu e aqui ele não deixou de ser. Agora nós podemos ver de perto a qualidade e o empenho dele. Ele é um jogador diferenciado. Não tem como compará-lo com qualquer outro jogador”, disse. “No meu modo de ver o tratamento é diferente. Por ser o ídolo que é a gente acaba dando um desconto. Ele tem crédito. É um grande jogador. Sou fã do Ronaldo”, afirma Urcci. No entanto, apesar de concordar que o jogador é visto de forma distinta, Kamada coloca o clube acima do atleta. “Acho que acaba recebendo um tratamento um pouco mais diferenciado por causa de seu histórico e conquistas, mas ele, acima de tudo, é um jogador do Corinthians e deve respeitar a camisa como qualquer outro jogador do time”.

Dando sequência à análise do comportamento da torcida alvinegra com Ronaldo, a doutora Vanessa comenta a relação de amor e ódio que pode existir com um ídolo. “No começo de uma paixão não percebemos os defeitos, depois de ver que são jogadores comuns, com suas qualidades de jogadores, já se começa a pegar mais no pé, a torcida exige a altura de sua fama. Esta é uma relação também vista em amor e ódio, hoje se ama, tudo é lindo e acontece a idealização, logo chega o ódio, a visão dos defeitos, a exigência de se manter num patamar de melhor, como se tivesse que viver só para o jogo, ser o melhor sempre, esquecendo de sua fama, de sua vida fácil, de ter tido uma grande explosão de status vinda pelos mesmos torcedores que o levaram num ápice e ali ele se perde, mostra seus pontos fracos e que nem tudo que brilha é ouro”, explicou.

Sobre as contestações que surgiram, os torcedores corintianos acreditam que a opinião da mídia tem grande interferência no olhar de quem está nas arquibancadas. “Para o cara que gosta do Ronaldo a mídia não interfere tanto. Mas para outros torcedores a mídia interfere bastante. As críticas da imprensa influenciam até no próprio jogador. Não tem como não influenciar”, falou Urcci. Kamada segue a linha de raciocínio de Urcci e está de acordo que a imprensa interfere na visão dos adeptos. “Acho que sim. O papel da mídia como formadora de opiniões acaba influenciando muito os torcedores, mas cabe a eles diferenciarem uma opinião de um fato”, declarou.

Para finalizar, o torcedor Fábio Henrique exemplifica em uma frase os dois tipos de sentimento que possui em relação ao atacante. “Eu continuo confiando e apoiando, mas em alguns momentos dos jogos a gente fica meio bravo e nervoso de vê-lo um pouco parado e sem movimentação. Mas acredito que em uma oportunidade que aparecer ele vai concluir bem”. Hoje, com 33 anos, Ronaldo renovou seu contrato com o Corinthians até o final de 2011. Neste período em que pretende continuar entrando em campo, o camisa 9 seguirá convivendo com elogios e críticas. O fato é que Ronaldo é um fenômeno tanto para o lado positivo como para o negativo. Um diferenciado em todos os sentidos.

Imagem:
Sérgio Castro/AE

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Muito interessante a reportagem, Rafa.

O Ronaldo é um cara acima da média em todos os aspectos.

Ele consegue sobreviver a qualquer crise!

Um verdadeiro fenômeno!

BlogBlogs.Com.Br