segunda-feira, 19 de abril de 2010

Momentos decisivos no NBB

Por: Rafael ZitoAs oito melhores equipes da segunda edição do NBB dão início nesta semana à fase de quartas de final da competição. A programação prevê um confronto entre o GRSA/Itabom/Bauru, oitavo colocado na fase de classificação, com o Universo/BRB/Financeira Brasília, que teve a melhor campanha durante o período classificatório. O primeiro embate da série está marcado para esta terça-feira, às 19h.

Depois do vice-campeonato no Torneio Interligas, o Universo volta suas atenções para o NBB. A equipe de Distrito Federal entra em vantagem na série melhor de cinco partidas diante do Bauru. Apesar de poder jogar três jogos dentro de casa, o primeiro embate será como visitante. O ala/pivô Guilherme Giovannoni comentou sobre suas expectativas para este confronto diante do time do interior de São Paulo. “Vai ser uma série muito difícil porque o Bauru é uma equipe que joga muito bem dentro de casa. Nós vamos respeitá-los ao máximo, mas uma vitória fora logo de cara seria muito bom”, disse o jogador.

Guilherme lembrou que na fase de classificação o Universo venceu como visitante por 81 a 75. “Nós já ganhamos lá na primeira fase e vamos tentar repetir a atuação para tentar sair de lá com uma vitória”, declarou. “Eu acho que sair na frente em uma série é bom para dar moral para a equipe. Mas, o mais importante é que nós temos que aproveitar o fator de termos a vantagem de jogarmos mais em casa em todas as séries”, analisou o camisa 12, que não esteve presente na final do Interligas devido a uma lesão. Porém, o atleta garante presença diante dos bauruenses. “Acho que para esse jogo não vai ter nenhum problema porque não estou mais sentindo dores nas costas e devo estar em perfeitas condições”. Além da vitória fora de casa, o Universo venceu o confronto em Brasília, por 100 a 76.

Na quarta-feira, outros dois confrontos serão iniciados pelas quartas de final. Atuando como mandante, o Pinheiros/SKY, sexto na primeira fase, terá pela frente o Vivo/Franca, terceiro na etapa inicial. Apesar de entrar em desvantagem de mandos nesta série, a equipe do Pinheiros aposta no retrospecto entre os times na atual temporada do NBB. Nesta competição, o Pinheiros bateu o Franca, em São Paulo, por 98 a 95, na 12ª rodada do turno. Na volta, em Franca, o time paulista venceu os francanos por 88 a 87.

"A gente já jogou duas vezes com Franca nesse NBB. Vencemos as duas. Mas, sabemos que jogar contra eles, principalmente lá em Franca, é muito difícil. Vamos treinar bastante para fortalecermos a defesa e trabalharmos mais a bola no ataque. Acho que crescemos muito nesses últimos jogos e, com o tempo, pegamos um entrosamento muito bom. Estamos vivendo nossa melhor fase no campeonato", declarou o pivô Olivinha.

Pelos lados do Franca, o armador Helinho deu seu parecer sobre este embate pelas quartas de final. “O Pinheiros é uma equipe que possui um poderio ofensivo muito grande. Vamos ter que ficar ligados nos jogadores mais agressivos deles, como o Olivinha e o Shamell, para que possamos anulá-los. No entanto, não podemos deixar os outros atletas livres porque, em playoffs, qualquer jogador pode decidir”, avaliou o atleta.

Mesmo com a vantagem de jogar três partidas no Pedrocão, o time francano inicia os playoffs atuando como visitante. “Não vejo muita diferença começar os playoffs jogando fora de casa. Lógico que atuar em casa é sempre melhor porque estamos do lado da nossa torcida. Porém, nesta fase é briga de cachorro grande e temos que fazer o nosso jogo, com um trabalho muito forte defensivo e agressividade no ataque, independente do local”. Um dos problemas do Franca na primeira fase foram os rebotes.

A equipe do técnico Hélio Rubens é a última em média neste fundamento e terá pela frente Olivinha, melhor reboteiro da competição. “Melhoramos bastante nos rebotes neste Torneio Interligas. Estamos treinando muito porque sabemos da importância deste fundamento. A equipe tem que trabalhar junto para ajudarmos os pivôs a garantir os rebotes”, concluiu o camisa 10 francano.

Ainda na quarta-feira, o Ciser/Araldite/Univille/Joinville, quinto na fase de classificação, terá pela frente o Pitágoras/Minas, quarto na primeira fase. “É um momento especial que nós estamos vivendo. Estamos muito orgulhosos e confiantes e vamos para esse confronto contra o Minas com o objetivo de fazer novamente uma semifinal, já que no ano passado chegamos a essa fase”, falou Alberto Bial, técnico do time catarinense.

O treinador fez uma comparação interessante quando avaliou este embate. “Será um confronto entre Davi e Golias, já que o Minas é um clube importante e com muito tempo no esporte e o Joinville está com apenas três anos de modalidade e começando a crescer”, disse. “Dentro de quadra são equipes com desempenho muito próximos, pois terminaram a fase de classificação na quarta e na quinta colocações. O vencedor desta série será o time que estiver mais bem preparado mentalmente, fisicamente e espiritualmente”, analisou.

No time mineiro, o pivô Murilo vem se recuperando de lesão no tornozelo esquerdo, porém, garante presença neste confronto. “Tenho feito várias seções de fisioterapia, porém, ainda sinto muitas dores. O importante é que estou consciente que serão jogos decisivos e que vou para a quadra mesmo se estiver sentindo dores. Jogai durante toda a temporada e não será uma semana sem treinar que vai me atrapalhar”, disse o pivô.

Mesmo com a primeira partida sendo disputada como visitante, o camisa 20 acredita na vitória. “A responsabilidade é nossa porque quem quer ser campeão tem que ganhar qualquer jogo independente do local que seja. Se conseguirmos uma vitória em Joinville jogaremos com mais tranquilidade em Minas para tentar fechar a série”.

Para fechar a primeira rodada de jogos pelos playoffs de quartas de final, o São José/Unimed/Vinac, sétimo durante a fase classificatória, recebe o Flamengo, segundo na primeira fase. O ala Marcelinho falou sobre o que espera deste embate contra o atual campeão paulista. “Tem tudo para ser uma série bastante disputada. Acredito que o Flamengo é favorito pela campanha que fez em todo o campeonato, mas acho que o São José cresceu muito do meio para o final do campeonato e está em um excelente momento”.

Cestinha da competição com média de 27,3 pontos por jogo, o camisa 4 flamenguista acredita em uma vitória como visitante. “A gente precisa de toda a atenção, principalmente no primeiro jogo que será na casa deles. O primeiro jogo em um playoff é muito importante. A gente está indo para São José nesta semana para tentar sair na frente porque seria muito importante”.

Imagem:
Divulgação

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br