quinta-feira, 1 de julho de 2010

Coincidências positivas?

Por: Karin Thomazin


Pela primeira vez com a camisa azul nesta Copa do Mundo, a seleção brasileira colocará fim aos oito anos sem recorrer à segunda opção no torneio. A estreia do segundo uniforme será às 11h (de Brasília) desta sexta-feira, contra a Holanda, pelas quartas de final. A partida acontece no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

O Brasil não utiliza a camisa azul em um jogo de Copa desde as quartas de final de 2002, quando bateu a Inglaterra. Depois disso, apenas o tradicional uniforme amarelo foi utilizado no restante da campanha do penta e na fatídica trajetória de 2006, na Alemanha.

Uma coincidência marca o retorno da camisa azul. Em 1994, o Brasil bateu a Holanda também pelas quartas de final usando o uniforme dois. Agora, adversário e a fase se repetem. Dunga e companhia torcem para que o resultado também.

Na oportunidade, a equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira abriu 2 a 0 com gols de Bebeto e Romário e cedeu o empate. A vitória rumo ao tetra aconteceu graças a um gol de falta do lateral-esquerdo Branco já na etapa final.

Nesta sexta, a seleção usará camisa azul, calção branco e meia azul. Já o goleiro Julio Cesar atuará com o uniforme verde escuro.

Dunga, Jorginho e Taffarel fazem parte da atual comissão técnica e estiveram presentes no triunfo de 1994. Dunga e Taffarel ainda bateram a Holanda na Copa seguinte, desta vez nos pênaltis, nas semifinais do Mundial da França com a camisa amarela.

O uniforme azul também foi utilizado na Copa-1974, novamente contra a Holanda. Na época, a Laranja Mecânica atuou de branco e venceu o Brasil por 2 a 0.

Nos quatro jogos disputados até agora na África do Sul, a seleção utilizou apenas a tradicional camisa amarela e comemorou três vitórias (sobre Coréia do Norte, Costa do Marfim e Chile) e computou um empate (0 a 0 com Portugal).

Imagem: divulgação google.com

3 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Caramba... Karin, não foi de caso pensado, mas também falei sobre coinciência na postagem de véspera de meu "O tempo e o placar...".

A coincidência só será positiva se o time de agora não ficar vivendo de passado. Mas de mística eu nunca duvido em Copa do Mundo.

Vinícius Faustini

Jogo Aberto disse...

Opa, blz?Muito bom o seu blog.Esta afi mde fazer parceria eu ADD o seu blog e vc ADD o meu nos seu links de blogs?
www.blogfutebolbonito.blogspot.com

NUTRIÇÃO TOTAL disse...

muito bom! leia o meu blog também...
http://www.nutricaototalsuplementar.blogspot.com/

BlogBlogs.Com.Br