quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mau desempenho nos rebotes preocupa Hélio Rubens

Por: Rafael Zito

Com apenas 28 rebotes por partida, o Franca ocupa a última colocação do NBB neste fundamento

Um dos fundamentos mais importantes do basquete é o rebote. Nesta edição do NBB, a equipe do Franca, que ocupa a quarta colocação com 17 vitórias em 25 partidas, aparece com o pior desempenho neste quesito, com apenas 28 de média. No momento, o líder é o campeonato é o Universo, seguido pelo Flamengo, segundo colocado, e pelo Minas, terceiro. Junto com Franca, as três equipes já estão classificadas para a fase de quartas de final, já que, nesta temporada, a competição terá um playoff de oitavas de final do 5º ao 12º.

Com vaga antecipada no NBB e para o Torneio Interligas, competição que reunirá os quatro melhores da Liga Argentina e da Brasileira, o técnico do Franca, Hélio Rubens reconhece que para chegar ao título do NBB, o time precisa melhorar o desempenho nos rebotes. “Realmente este é o fundamento que mais nos preocupa”, declarou. “No último jogo o (Harper) Willians estava suspenso e o David, machucado. O Rogério, que tem atuado improvisado na função, o Ricardo e o Turcão precisam assumir mais a responsabilidade”, completou o comandante. Com algum tempo para trabalhar e ciente das dificuldades no fundamento, o treinador tem a receita para solucionar a questão. “Precisamos melhorar o trabalho coletivo, dobrar a marcação nos pivôs e marcá-los pela frente”, explicou.

Durante o NBB, o time francano foi derrotado em sete oportunidades e, em três delas, a falta de rebotes fez a diferença. Na terceira rodada do primeiro turno, o Universo venceu o Franca, por 88 a 80, e o adversário dominou a tabela, pegando 39 rebotes contra 20 dos francanos. Na sexta rodada, ainda no primeiro turno, o Franca foi surpreendido, dentro do Pedrocão, pelo Vila Velha Cetaf, por 75 a 71. Naquele dia, o Cetaf pegou 31 rebotes contra 18 da equipe da casa. Os comandados de Hélio Rubens tiveram mais um revés no qual este fundamento foi decisivo. Na nona rodada do segundo turno, o Franca perdeu para o Flamengo, por 78 a 70, no Rio de Janeiro, com a equipe carioca pegando 37 rebotes contra 21 dos visitantes.

Nas estatísticas da competição, o principal reboteiro do Franca aparece somente na 13ª colocação, o pivô norte-americano Harper Willians, com média de 6,5 rebotes por partida. O pivô Ricardo é o segundo responsável pelo garrafão francano, mas aparece só na 28ª posição no campeonato, com 5,4. O Franca encerra sua participação na primeira fase do NBB na próxima sexta-feira, às 17h, diante do Palmeiras/Lupo/Araraquara, em Araraquara.

Imagem:
Gilson Borba/F5fotoagencia

Um comentário:

Sabrina Machado disse...

Um dia, eu vou acompanhar o basquete, viu...rsrs

Mas por enquanto...Dá-lhe Sollys na Superliga...

Que venha o Mackenzie com Fernanda Garay e companhia!!!

Rafinha, o cara do basquete...rsrs

BlogBlogs.Com.Br