quarta-feira, 21 de abril de 2010

Especial Copa: Sérvia aposta em jogo coletivo e rapidez na saída para o ataque

Por: Leandro Miranda
O zagueiro Vidic, do Manchester United, é um dos melhores do mundo na posição e a segurança da Sérvia


Sérvia (4-4-2): Stojkovic; Ivanovic, Subotic, Vidic, Kolarov; Krasic, Stankovic, Milijas, Jovanovic; Pantelic, Zigic.

A Sérvia tem um time que joga na melhor tradição do Leste Europeu: jogo coletivo, buscando chegar ao ataque com passes rápidos e movimentação constante. Os dois jogadores fundamentais para esse estilo são o capitão Dejan Stankovic, que atua como um meio-campista "box-to-box", defendendo, distribuindo a bola e chegando para atacar; e Milan Jovanovic, do Standard Liège, da Bélgica, mas já vendido para o Liverpool.

Jovanovic é um jogador extremamente técnico e inteligente, muito bom em dar assistências. Sua posição original é a de segundo atacante, mas na seleção ele é escalado na esquerda do meio de campo, onde tem a tendência de cair pelo meio - abrindo espaço para as subidas do lateral esquerdo Kolarov, da Lazio. Ao contrário de 2006, quando a Sérvia tinha quatro zagueiros na linha defensiva, o time tem em Kolarov um lateral que apoia com muita força e é perigoso nos chutes de longa distância.

O meio de campo é completado por Nenad Milijas, jogador canhoto, de mais marcação, que atua no centro ao lado de Stankovic; e Milos Krasic, um ponta direita extremamente veloz, que busca sempre a linha de fundo, e que talvez seja o jogador que mais retém a bola no time. Para compensar essa ofensividade, o lateral direito, Branislav Ivanovic, do Chelsea, raramente sobe ao ataque.

Na frente, a dupla titular é normalmente composta pelo rápido Pantelic, do Ajax, e o gigante Nikola Zigic, de 2,02m, que atua fixo na área. A defesa conta com os excelentes Neven Subotic, jovem zagueiro do Borussia Dortmund, e Nemanja Vidic, do Manchester United - o melhor do mundo. A Sérvia não tem grandes talentos ofensivos, mas é uma equipe entrosada e aplicada, disposta a apagar a péssima campanha de 2006.

Imagem:
Vidic - AP

Um comentário:

Sabrina Machado disse...

O vasto conhecimendo do senhor Leandro Miranda me impressiona, viu!

Parabéns!!!

BlogBlogs.Com.Br