segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Qualidade à parte, o Campeonato Paulista da Série A2 está empolgante

Por: Raoni David

Em questão de qualidade de futebol, não espere ver o fino na disputa do Campeonato Paulista da Série A2. Mas, em termos de emoção e competitividade, o campeonato se garante. Equipes tradicionais se misturam às emergentes, jovens valores aos veteranos e com isso, faltam equipes favoritas ao rebaixamento. Sobram as que podem lutar pelo acesso.

Antes de começar a competição, muitos já previam a possibilidade de se tratar da melhor edição da Série A2 de todos os tempos. Primeiro, pela presença de equipes que nos acostumamos a ver na Série A1 como América, Noroeste, São Bento, Guaratinguetá, Marília, São José, União Barbarense e União São João. Sem falar no Guarani, que na temporada passada conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Entre os emergentes, PAEC, Votoraty e São Bernardo, que nunca estiveram na elite, despontavam como equipes que poderiam complicar as coisas. Além deles, Atlético Sorocaba, Linense, Catanduvense e Rio Preto, times que em outras oportunidades já estiveram entre os grandes, surgiam também como pretendentes.

Depois de oito rodadas, as expectativas se comprovam, e o campeonato promete muita emoção desde já, até a reta final para a definição do G8 e também da zona de rebaixamento.

Para começar, o Guarani, grande favorito, nem está entre os oito melhores, é apenas o 12º e já se preocupa com o rebaixamento, assim como o São Bernardo, uma das equipes que mais investiu para a disputa, e que já até trocou de treinador. O Marília só entrou no G8 na sétima rodada e o Votoraty, campeão da Série A3 e da Copa Paulista do ano passado, é apenas o oitavo colocado.

Ao mesmo tempo, times que não estavam tão badalados assim como União São João e Linense, ponteiam a competição com campanhas irrepreensíveis. O São Bento está em franca ascensão e depois de frequentar a zona de rebaixamento, termina a segunda rodada consecutiva no G8. Lá embaixo, Taquaritinga e Grêmio Osasco também correspondem ao que era esperado deles e frequentam a zona de rebaixamento quase que ininterruptamente nas oito rodadas.

Na artilharia, o destaque é Fausto, atacante do Linense que fez boa temporada em 2009, e tem um bom início neste ano. Em sete jogos, marcou dez gols.

Com tantas possibilidades, a disputa pelo G8 e contra o rebaixamento, promete ser acirrada nas últimas 11 rodadas, e nem assim, os estádios estão lotados. Mas este é um tema para outra postagem...

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br