quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Meninos da Vila x Garotos da Academia

Por: Fausto Monteiro


Como todo o início de ano, todas as atenções estão voltadas para as contratações dos grandes de São Paulo. Corinthians e SP, como de costume, buscaram se reforçar para o torneio mais esperado, a Copa Libertadores da América. Mas e o Santos e o Palmeiras?


Exceto o retorno de Robinho (que deve durar até a Copa do Mundo, SE ele deixar de ser aquela eterna promessa, na minha humilde opinião, já que ele nunca ganhou nada fora do Brasil), os dois times não fizeram grandes contratações. O Geovani poderia ser considerada uma, mas devido sua idade elevada, não o classifico assim, apesar de que seu domínio e toque de bola me encherem os olhos.


Do Palmeiras então, nem se fala. O clube não contratou praticamente ninguém e precisa urgentemente de um atacante. Dizem que esse silêncio palmeirense no mercado da bola é por causa da Traffic, que estaria dando o troco em decorrência da não escalação de jogadores da empresa pelo técnico Muricy Ramalho. Um exemplo é o meio-campista Marquinhos, que esboçou ganhar um espaço no time, mas agora mal escuto seu nome.


Com isso, o que restam aos clubes? Abrir os olhos para sua "rica" categoria de base. É aí que vem a grande diferença. De um lado temos o Santos, campeão paulista Sub 20 em 2007 e 2008 e com promessas já esteriotipadas como craques. E de outro, o Palmeiras, sim, campeão paulista Sub 20 de 2009, mas que segue com a sina da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas a grande diferença não são títulos e sim pelo modo com que esses jogadores estão sendo tratados.


No Santos, a preparação para lançar garotos como Neymar, Ganso e Alan Patrick vem sendo feita há anos para se consolidar de fato em 2010 (principalmente no caso de Neymar). E eles são considerados uma parte essencial do elenco. E no Palmeiras? Na falta de recursos, Muricy Ramalho vai pincelando os garotos e os colocando em fogueiras, como no caso do clássico contra o Corinthians.


Por isso, se continuar assim a situação do Palmeiras, o Santos aparece como principal candidato ao título paulista. São Paulo e Corinthians disputarão a Copa Libertadores da América e já fizeram questão de colocar seus elencos reservas para se entrosar. Nessa, Robinho e Neymar parecem ter seu caminho livre para fazerem suas molecagens. Contudo, isso são apenas previsões. O Santos pode corresponder à minha expectativa ou morrer na praia.


Imagem
Fábio Maradei/Site oficial do Santos



2 comentários:

Rafael Zito disse...

Acredito que a comparação entres os clubes foi bem feita. O Santos prepara os jogadores da base pro time profissional... o palmeiras, q historicamente tem uma base fraca, estah queimando alguns atletas, sendo q alguns deles, são de qualidade.

um abs fausto e seja bem-vindo

Rafaela Andrade disse...

Passei para deixar um abraço. Aqui em Santos não se fala em outra coisa, só em Robinho.
Um abraço

www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com
www.apenasumponto.blogspot.com

BlogBlogs.Com.Br