domingo, 31 de janeiro de 2010

Egito torna-se tricampeão da Copa Africana de Nações

(Convidado)
Por: Breno Benedito


O Egito, mesmo não conseguindo um lugar na Copa do mundo 2010, na África do Sul, mostrou novamente sua superioridade na Copa da África de Nações ao bater a seleção de Gana, na grande decisão, por 1 a 0, se tornando o maior vencedor da competição com sete títulos, em oito finais disputadas.

Para Gana, fica a frustração de ficar mais um ano sem levantar um troféu importante. Porém, isso não significa o trabalho tenha que ser jogado fora. A seleção tem uma idade média de 22 anos. Oito atletas que estiveram nesta final fizeram parte do grupo que levantou o troféu do Mundial Sub-20, em Outubro de 2009.

O Egito é a primeira seleção tricampeã e tem uma série invicta de 19 jogos sem derrotas na competição africana. A seleção de Gana chegava à decisão, de certa forma, como favorita, principalmente após bater a anfitriã. Mas, o time era inexperiente, com vários garotos e o seu principal desfalque era o médio volante, do Chelsea, Michael Essien, que se lesionou durante o torneio.

Os “faraós”, como são conhecidos no continente, bateu as “estrelas negras” com um gol anotado no finalzinho do jogo, após uma bela tabela de Zidan e do atacante Gedo, aos 40 min. da segunda etapa. O Egito teve a melhor campanha da competição e terminou o torneio invicto. A seleção fez parte grupo C ao lado da Nigéria, Benin e Mocambique. Venceu os Nigerianos, por 3 a 1; o Benin, por 1 a 0; e os moçambicanos, por 2 a 0.

Nas quartas de final eliminaram os “Leões indomáveis”, com uma vitória, por 3 a 1. Na fase seguinte, os egípcios tiveram a vingança contra Argélia, na semifinal - seleção que eliminou o Egito da Copa do Mundo – e venceram, por 4 a 0. Com esta conquista, os “faraós” ampliaram a soberania na competição continental, com sete títulos contra os quatro dos ganeses.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br