segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Promessas! Será que Dunga se arrisca e leva algum garoto pra Copa?

Por: Raoni David Depois do show que o garoto Neymar deu diante do Grêmio Barueri na vitória santista por 5 a 0 e da chegada de Robinho, ressuscitaram a figura de Emerson Leão que após comparar os dois jogadores, pediu a convocação de Neymar para a Copa do Mundo. Para ser aquele jovem jogador que vai apenas para pegar experiência com o grupo.

Algumas rodadas do Paulista antes e o Santos havia arrasado o Rio Branco no Pacaembu, com uma vitória por 4 a 0. No dia seguinte, na ESPN Brasil, José Trajano cogitava que outro garoto santista, PH Ganso, pudesse ser este convocado.

As inspirações para pensarem nisso são principalmente o Ronaldo, ainda Ronaldinho, levado por Carlos Alberto Parreira para a Copa de 1994, aos 17 anos e Kaká, que recém-completados 21 anos foi convocado por Felipão para a Copa do Mundo de 2002. Nenhum dos dois entrou em campo, mas corresponderam às expectativas e se tornaram grandes nomes do futebol mundial.

A questão que quero discutir, porém, não é se Ganso e Neymar, joias santistas, merecem ou não disputar a Copa da África. Entendo que por tudo o que já fez, Alexandre Pato, atacante do Milan, mereça mais que os santistas ser a figura jovem da delegação brasileira em busca do hexa.Só que enquanto alguns cogitam nomes para ocupar essa vaga, ninguém perguntou ao Dunga se ele tem intenção de levar algum jogador com este perfil. Ainda mais se considerarmos que com Robinho readquirindo ritmo de jogo no Santos, as quatro vagas do ataques estão fechadas com Adriano, Nilmar e Luís Fabiano.

Além do mais, a única vaga aberta na linha de frente da seleção parece ser mesmo a de reserva do Kaká, que é onde algum destes garotos poderiam se encaixar. E para essa vaga, a disputa parece latente entre dois nomes: o consagrado Ronaldinho Gaúcho e o desacreditado, mas eficiente Júlio Baptista.

Antes melhor do mundo, Ronaldinho com nova função e principalmente, novo estilo, voltou a jogar futebol de quem pode integrar o elenco da seleção. Baptista, por sua vez, por mais que esteja sempre sumido em seus clubes (onde está jogando mesmo?), sempre que veste a camisa amarela joga bem e decide confrontos importantes.

Será que Dunga vai abrir mão de um destes dois jogadores, já experimentados, e apostar em um garotos? Será que vai colocar em risco o seu cargo, por um jogador que pode entrar em campo e não corresponder? Duvido! Por isso, Neymar, Pato, Ganso e qualquer outro jovem e promissor jogador pode desistir de viajar se quiser disputar uma Copa, pois terão de fazer isso no Brasil.

Imagem:
http://files.nireblog.com/blogs3/g27/files/pato_suecia1.jpg

2 comentários:

Rafael Zito disse...

Fala Raoni, blz?

Cara eu concordo com você. Acho que o Dunga não vai levar nenhum jogador com esse perfil. Os jovens terão de esperar a Copa de 2014.

Dentre os nomes que você citou eu levaria o Pato. O garoto tá jogando mto lah no Milan.

Um abraço e seja bem-vindo

Stefano Bozza disse...

Deve-se tomar cuidado. Ainda são jovens, deve-se ter cuidado para não queimar etapas.

BlogBlogs.Com.Br