terça-feira, 21 de julho de 2009

12 milhões de euros por André Santos e Cristian: bom ou mau negócio para o Timão?

Por: Rafael Zito
Nesta segunda-feira, o Corinthians anunciou a venda dos jogadores André Santos e Cristian, para o Fenerbahce, da Turquia. Especula-se que o clube turco teria desembolsado cerca de 7 milhões de euros pelo volante e 5 milhões pelo lateral-esquerdo. Ao todo, o Fenerbahce estaria pagando ao Timão 12 milhões de euros. Os valores pagos nestas transferências estariam de acordo com a qualidade dos atletas? A pergunta torna-se relevante pelo fato do lateral-esquerdo ser um jogador de seleção brasileira e pelo fato do volante estar vivendo o melhor momento da carreira e se considerado um dos melhores brasileiros da sua posição.

A quantia paga pelo clube europeu pode ser contestada também se levarmos em consideração as últimas transações do futebol brasileiro para o exterior. Ramires, ex-jogador do Cruzeiro, saiu do clube mineiro para o Benfica, de Portugal, por 7,5 milhões de euros. Por pouco menos, o ídolo palmeirense, o meio-campista Valdívia, foi negociado com o Al Hilal, da Arábia Saudita. O ex-camisa 10 do Verdão foi vendido por 7,3 milhões de euros. Além de Ramires, dois outros atletas foram negociados em 2009. Maicosuel saiu do Botafogo para o Hoffenheim, da Alemanha, por 4,5 milhões de euros e o atacante Keirrison se desligou do Palmeiras e está acertando sua ida para o Barcelona, por 15 milhões de euros.

Quem saiu pelos mesmos valores de Keirrison foi o atacante Diogo, ex-atacante da Portuguesa. O jogador foi negociado no segundo semestre de 2008 para o Olympiakos. Nilmar pode estar deixando o Internacional com uma proposta de 15,5 milhões de euros do Wolfsburg, da Alemanha. Quem foi jogar no futebol alemão no meio de 2008 foi o ex-zagueiro do São Paulo, Alex Silva, que negociou 50% dos direitos federativos do atleta com o Hamburgo, por 6,5 milhões de euros. Thiago Neves, que estava atuando pelo Fluminense, foi vendido pelo próprio clube carioca em meados de 2008 também para o Hamburgo, por 9,2 milhões de euros.

Quem resistiu para não vender um dos seus melhores jogadores foi o São Paulo. O clube paulista resiste às investidas do futebol europeu pelo meio-campista Hernanes desde o começo do ano passado. A maior proposta feita pelos direitos federativos do atleta teria sido do Barcelona e os valores chegariam a 14 milhões de euros. Já o Cruzeiro, considerado um dos clubes que faz as melhores negociações, vendeu Guilherme para o Dínamo de Kiev, por 5 milhões de euros e ainda ficou com os direitos federativos do atacante Kléber, ex-Palmeiras.

Tanto André Santos quanto Cristian estão com 26 anos e terão suas primeiras passagens pelo futebol europeu. Pela idade dos atletas e pelo momento que vivem em suas carreiras os valores pagos ao Corinthians pela transferência são considerados aceitáveis levando-se em consideração as transações citadas acima? O fato é que os dois jogadores farão muita falta para o Corinthians na sequência do Campeonato Brasileiro e no projeto para o título da Copa Libertadores de 2010, ano do centenário do clube.

Imagem:
Cristian - ESPN Brasil

3 comentários:

Thiago Fagnani disse...

Claro qur foi um bom negócio!
Não dá para segurar atletas por tanto tempo.

O SPO, segurou o Hernanes, e agora, o rendimento do atleta caiu!

Felipe Simi disse...

Zito,

Acho que os atletas, juntos, valem mais do que isso - mas é uma opinião, né... Afinal, como o próprio Fagnani lembrou, às vezes pode ser bom, para o clube, ceder à primeira oferta estrangeira por um atleta-chave.

Abraços.

cesar afonço disse...

Acho que poderiam segurar pelo menos até a libertadores. A venda parece que foi melhor para os ex-clubes que possuiam porcentagem do que para o Timão, que poderia conquistar muito mais com os dois.

Mas vai entender cabeça de dirigente.

vlw abç

BlogBlogs.Com.Br