quarta-feira, 10 de junho de 2009

A elite os espera

Por: Thiago Fagnani

Em 2010 teremos algumas caras novas no Campeonato Paulista de futebol. Das quatro equipes que subiram, uma merece certo destaque, o Atlético Monte Azul.

A cidade de Monte Azul tem aproximadamente 20 mil habitantes, e pela primeira vez, seu time irá participar da elite do futebol paulista. O Estádio da cidade comporta um pouco mais de 5 mil pessoas. Imaginem se for ampliado? A cidade INTEIRA irá assistir aos jogos!

Na primeira fase, o Azulão surpreendeu com doze vitórias, cinco empates e duas derrotas, campanha que lhe garantiu não só o primeiro lugar, mas a também a vaga na próxima etapa da competição. A equipe chegou à segunda fase da Série A2 com pinta de favorito, e não decepcionou. Enfrentou Rio Claro, Flamengo de Guarulhos e Taquaritinga, acumulando quatro vitórias, um empate e uma vitória, ou seja, uma tranquila e justa classificação para a final do torneio e, de quebra, vaga inédita para a Série A1.

Além do Monte Azul, três equipes, já conhecidas, garantiram seu retorno ao “supra-sumo” do futebol paulista, a saber: Rio Claro, Rio Branco e Sertãozinho.

A equipe de Americana ficou em terceiro lugar da primeira fase, com apenas uma derrota sofrida. A grande arma do time é o centroavante Licon, artilheiro nato da A2, com 19 gols marcados até o final da segunda fase. Dizem nos bastidores que seu passe está avaliado em 10 milhões de reais, será?

Já o Rio Claro, que ficou em quarto lugar na primeira fase, se classificou na penúltima rodada da segunda fase, graças ao Monte Azul, que venceu o Flamengo. A equipe rio clarense tem no comando de seu futebol César Sampaio, que leva muita humildade e qualidade para o time, que foi rebaixado no Paulistão 2008 e retorna à elite em 2010.

A última vaga ficou para o Sertãozinho, vaga está comentada em todo o Brasil (já explico). O time, que também foi rebaixado no ano passado, garantiu o acesso após um jogo DRÁMATICO em Araras, frente ao União São João. A partida, que teve a cobertura deste que escreve este simples texto, terminou 0 a 0, resultado perfeito para o Sertãozinho. A equipe da casa precisava de uma simples vitória, já que o São José perdeu para o Rio Branco por 2 a 0. Após uma bola na trave no final, pressão da torcida e 108 minutos de acréscimos, o juiz apitou o final da partida e decretou o acesso do Touro dos Canaviais. No final do jogo, um tumulto generalizado no campo. Voadoras, socos e cadeiras (?) tomaram conta do espetáculo, e eu, queria apenas entrevistar os atletas que pareciam mais preocupados com a briga. Quando tudo parecia tranqüilo, um atleta do Sertãozinho, sem roupas e muito feliz, passou ao meu lado, quando uma pedra veio em sua direção, quase acertando MEU rosto. Mas tudo bem, faz parte.

Quando a equipe chegou a sua cidade, a festa estava pronta. Um trio elétrico levou o time para os braços da torcida e também, para o chão. Devido ao excesso de pessoas que se encontravam em cima do caminhão musical, o veículo CAIU em uma curva, ferindo alguns jogadores e o presidente do clube (este vídeo foi visto em todo o Brasil, portanto, estão explicados os parênteses do último parágrafo).

Agora, Monte Azul e Rio Branco, líderes de seus respectivos grupos da fase final, disputam o título da Série A2. O primeiro jogo será em Americana, com transmissão ao vivo da Rede Vida. Quem será o campeão?
Sertãozinho e Rio Claro farão um jogo festivo em Rio Claro, uma bela e justa homenagem às equipes que também jogarão o Campeonato Paulista 2010.

É UMA HONRA VOLTAR AO BLOG JORNALISMO ESPORTIVO

Até a Próxima.

5 comentários:

Persio Presotto disse...

sucesso ao time! abs, pp

Felipe Moraes disse...

E boa sorte a estes pequenos no próximo Paulistão!

Abraço,
Felipe Moraes

Sabrina Machado disse...

Seja bem-vindo de volta!!!

Beijos

Felipe Simi disse...

Fagnani,

A honra é toda nossa!
E recomeçou bem demais...

Abraços.

Sylvio disse...

Tudo é festa(para alguns).Mas a querida e competente FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL deveria ver o item segurança com mais atenção.Punindo com rigor(inclusive os grandes da capital)os infratores. Um abraço.

BlogBlogs.Com.Br