terça-feira, 14 de abril de 2009

Inscrições abertas

Por: Leandro Miranda

A inesperada “aposentadoria” de Adriano quebra o quarteto de atacantes preferencial de Dunga, que vinha convocando o Imperador, invariavelmente, ao lado de Robinho, Luís Fabiano e Alexandre Pato. Sendo um treinador metódico no que diz respeito ao número de jogadores por posição – chegou a dizer que, para convocar Ramires, teria que tirar Kaká da Seleção (?) – o ex-volante gaúcho tem agora uma tarefa: escolher mais um único homem de frente para integrar o plantel nacional. As opções plausíveis são poucas.

No momento, o mais indicado para fazer parte da Seleção é Nilmar. O jogador do Internacional já provou ser um atacante incrivelmente rápido, além de ter agilidade no raciocínio, bom toque de primeira e excelente finalização. No futebol sem variação de jogadas praticado pelo time de Dunga, que invariavelmente depende do brilho individual de um ou dois jogadores inspirados, Nilmar cairia como uma luva: é capaz de tabelas rápidas com os companheiros e de grandes jogadas individuais. Em nível internacional, talvez ainda falte a experiência, a capacidade de chamar o jogo para si.

É possível que Dunga não tenha o guri do Inter como primeira opção para a lacuna deixada por Adriano, mas vejo apenas um nome que possa estar à frente na lista de preferências do treinador: Amauri, da Juventus, que já foi convocado anteriormente para substituir Luís Fabiano, lesionado. Porém, o clube italiano não liberou o atleta, que ainda tem a possibilidade de escolher jogar pela Itália. Dada a tendência de Dunga de chamar jogadores quando estes não estão em seu melhor momento – Josué, Anderson e Gilberto Silva são exemplos clássicos – o centroavante da Juve, atualmente lesionado, pode pintar em uma futura convocação.

O resto, a meu ver, corre por fora. Keirrison é um talento inquestionável, mas ainda precisa disputar uma Série A por um grande clube, sentir a pressão de um time como o Palmeiras por uma temporada inteira – tem tudo para corresponder à altura e vestir a camisa amarela em breve. O retorno de alguns ex-preferidos de Dunga me parece bastante improvável: o excelente Rafael Sóbis está escondido na Arábia, o ótimo Vagner Love (atualmente contundido) parece ter sido esquecido justamente quando começou a fazer mais gols, e o fraco Jô... bem, por incrível que pareça, este parece ser o mais “selecionável” na cabeça do treinador do Brasil. Outra opção possível é Grafite, artilheiro da Bundesliga. Ai meu Deus...

Há, por fim, os jogadores com experiência na Seleção, que tentam recomeçar a carreira no Brasil. Falo de Ronaldo, do Corinthians, e Fred, do Fluminense. O primeiro, o maior atacante que já vi jogar. O segundo, um centroavante acima da média, com posicionamento, força física, inteligência no toque e capacidade de finalização excepcionais. Para os dois, acredito que só depois de um Brasileirão bem-sucedido é que poderão voltar a pensar em uma convocação.

Nilmar, Amauri, Keirrison, Rafael Sóbis, Vagner Love, Jô, Grafite, Ronaldo, Fred? Afonso Alves? Josiel? Quem deve ser o “sucessor” do Imperador na Seleção?

Imagem:

13 comentários:

Anônimo disse...

cade o borges?

Felippe Facincani disse...

NÃO VEJO NENHUM OUTRO CENTROAVANTE MAIS PREPARADO A VESTIR UMA CAMISA DA SELEÇÃO DO QUE NILMAR...NÃO TEVE CARREIRA LONGA NA EUROPA POR TER UM PORTE FÍSICO ABAIXO DOS PADRÕES REFERENCIADOS NO VELHO CONTINENTE...VOLTOU AO BRASIL, DEU AZAR EM CONTUSÕES NO CORINTHIANS, FOI MAL TRATADO E HOJE PROVOU QUE NÃO BASTA APENAS DAR A VOLTA POR CIMA E SIM, FAZER GOLS E DECIDIR... ELE SABE...ELE NÃO PIPOCA...QUANDO NÃO MARCA, PASSA...SORTE DO INTER, AZAR DOS RIVAIS...
O RESTO DA LISTA EU ABOMINO...EXCEÇÃO DE AMAURI, QUE MERECIDAMENTE DEVE JOGAR PELA ITÁLIA E NÃO POR UM LUGAR QUE JAMAIS FEZ QUESTÃO DE PRIVILEGIÁ-LO !

http://cornetadas.zip.net

Amon Borges disse...

é....faltou o BORGES ARANTES DO NASCIMENTO!!!

Felippe Facincani disse...

BORGES SE LIMITA A COMEMORAR QUE ALGUEM FAMOSO TEM ESSE SOBRENOME....SÓ !

Rafael Zito disse...

Olha concordo completamente com vc meu caro Leandro. O nome é, sem dúvida, NILMAR!!!!!!!

Outro que gosto e jah provou seu valor com a amarelinha e tb em jogos grandes é o atacante Fred... ÓTIMO jogador.

Keirrison precisa provar mto. Talento ele tem, mas, jah deu sinais de estar sentindo a pressão de jogos decisivos.

Grafite e Josiel? Leandro, por favor, nao estimule a falta de criatividade de Dunga, vai q ele lê isso e gosta... Bem q vc poderia acrecentar o Borges nesta lista do "aí meu deus"... apesar de gostar dele, mas, na seleção nao dá.

Um abraço parceiro

Persio Presotto disse...

dro, sem dúvida, o nilmar. abs, pp

Carlos Sena disse...

Fala pessoal já que a vaga tá aberta porque não testam o Grafite, o Hulk ou se for pra colocar alguem jovem coloca o Ciro do Sport, será que terá que jogar em SP pra ver que ele é bom?

Ricky_cord disse...

O Hulk é um verdadeiro fenómeno. Mais tarde ou mais cedo vão ter que o chamar. Grafite também merece oportunidade pois não é toda a gente que marca 20 golos no campeonato alemão

Marcelo Braga disse...

Sem duvidas o Nilmar é o cara para a selelão brasileira...

Bocha disse...

Adriano es un tipo complicado, es para lo que pinta, no?

Saludos.

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com

Agrupacion Tradicional River Plate disse...

Gracias a Felipe Simi por volver a visitarnos y le informamos a este muy buen blog Esportivo que las próximas elecciones en River serán durante la 1ª quincena de Diciembre de este año 2009. Un abrazo

Anônimo disse...

NILMAR JÁ MOSTROU QUE É MÓ PIPOCA.......................................


OLE, LE, LE............

OLA, LA, LA..............


KEIRRISON VEM AÍ, E O BICHO VAI PEGAR!

Felipe Simi disse...

Nilmar.

E parabéns pelo levantamento dos nomes. Oxalá Dunga os visse.

Abraços, Leandro.

BlogBlogs.Com.Br