terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tendências do mercado (do futebol)

Por: Marcelo Braga

Nos primeiros meses do ano, o mercado de transferências pegou fogo no futebol. Um dos jogadores contratados pelo Corinthians para esta temporada foi o argentino Sérgio Escudero, de 25 anos, que deve fazer sua estreia nesta quarta-feira, contra o Mogi Mirim, pela sétima rodada do Paulistão. Após longa negociação, o atleta veio compor o elenco do técnico Mano Menezes. Mas qual é a posição do argentino? Ao ser contratado, o hermano disse jogar de volante, zagueiro ou lateral, posições pelo lado esquerdo do campo.

Sem colocar as condições técnicas do atleta em discussão, Escudero tem a característica preferida de dez entre dez técnicos do mundo: a versatilidade. No mercado do futebol, esta tendência vem sendo bastante valorizada, basta ver quem é o jogador de maior destaque do futebol brasileiro na atualidade: o volante Hernanes, do São Paulo, meio-campista de rara habilidade, capaz de desarmar um ataque adversário e de fazer uma jogada técnica de ataque com a mesma qualidade.

Durante a Eurocopa de 1988, o jornalista Divino Fonseca já dizia que era o fim da posição e o nascimento da função. Hoje, temos inúmeros jogadores com esta característica no futebol brasileiro. No próprio Corinthians, Elias vem sendo o maior destaque do começo de temporada, já que o jogador é capaz de exercer a função de segundo volante ou de um dos dois meias-armadores da equipe corintiana. No São Paulo, Muricy Ramalho tem também Arouca, Richarlyson, Jorge Wagner, entre outros.

Além de terem maior utilidade, jogadores versáteis podem ser até mais econômicos para os clubes em tempos de crise financeira, já podem ser adaptáveis às possíveis posições carentes, não exigindo que os dirigentes desembolsem recursos para a contratação de reforços. O futebol moderno paga bem, mas passa a exigir que o jogador não seja mais como os bonecos de pebolim, que são fabricados em uma posição e nela ficam para sempre.

Imagem:

6 comentários:

Rafael Zito disse...

Olha meu caro Marcelo, primeiramente seja bem-vindo a equipe do Jornalismo Esportivo.

Com relação ao texto, considero a versatilidade a maior peciosidade do futebol moderno. O São Paulo é prova disso. Muricy consegue alterar o esquema tatico sem ter q fz substituições.

Escudero pode possibilitar Mano Menezes a fz a msm coisa. Além dele, o Elias tb tem essa versatilidade e concordo com vc q está sendo o destaque do corinthians nesse inicio de temporada. Ele jah jogou de segundo volante, de meia-direita e de meia pelo centro.

Um abraço e viva o futebol das funções!

Anônimo disse...

Fala, Marcelo Braga

Concordo com a sua análise. O Tostão escreveu uma coluna na Folha de São Paulo no mês passado questionando exatamente isso: o que importa se o esquema é 3-4-3, 4-3-3, 4-4-2, 3-5-2? O que muda são as funções desempenhadas em campo.

Mas também faço uma relativização: o jogador mais valorizado citado por você é Hernanes, que é volante. Como meia, não conseguiu jogar. Mesma coisa o Jorge Vagner, que como meia esquerda, tem dificuldades, tendo seu melhor momento na ala ou na lateral-esquerda. No Palmeiras de 2008, o ex-meia Léo Lima virou segundo volante, mas não manteve o nível, sendo substituído por Jumar e Sandro Silva.

Será que esse fenômeno pode realmente ser chamado de polivalência?

Felipe Moraes disse...

Olá,

Indiquei o seu blog para o selo Blog Maneiro!
Depois passe na minha página para saber mais.

Abraço,
Felipe Moraes

Sabrina Machado disse...

Bela análise...

Concordo plenamente...

Um dos grandes nomes dessa nova geração começou no Palmeiras:

TADEI...

hahahha...

BEM VINDO, Marcelo!

beijos

Wilson Oliveira disse...

Concordo!

Inclusive, um time pode estar numa situação desconfortavel taticamente na partida, perdendo e precisando de mexidas. Caso as três substituições ja tenham sido executadas, são esses jogadores "multifuncionais" que poderão "salvar" a pele do treinador.

E aproveito para convidar a todos da equipe esporte jornalismo e seus leitores a participarem do chat criado especialmente para nós blogueiros. Basta adicionar no msn o seguinte endereço: group38099@groupsim.com

Abs a todos!

Ariel disse...

Eu vi jogar a Escudero durante varios anos na liga argentina. Ele tem versatilidade para jogar em varios postos, mas eu acho que ele rinde melhor como lateral ezquerdo.

Ademas, ele tem uma caracteristica que todos os treinadores gostam: a altura. Com 1,93m, ele é muito util tanto para atacar como para defender.

Eu acho que ele é uma boa contratación para Corinthians, mas não esperem uma grande estrela. Ele é versátil é contribui a time com muito esforço, ainda sua técnica não é muito destacada.

BlogBlogs.Com.Br