O jornalista e apresentador do Gazeta Esportiva, gentilmente concedeu uma entrevista ao Jornalismo Esportivo. No bate-papo, Celso Cardoso falou especialmente sobre futebol. Vale à pena conferir na íntegra a opinião desse craque nos comentários!
O que é o futebol representa para você? O futebol é uma das manifestações populares mais incríveis que eu já conheci. O poder de mobilização provocado pela paixão pela bola é impressionante. No Brasil você vê torcedores em grupo à espera de jogadores perdedores nos aeroportos, mas não vê protestos contra o uso inadequado do dinheiro público, por exemplo. Sem falar no caráter democrático que o futebol sugere. Une negros e brancos, pobres e ricos...
Qual o papel da torcida no jogo? Ela realmente pode mudar uma partida?
Sem dúvida alguma, embora não goste da postura da torcida brasileira. Seja em partidas envolvendo clubes ou envolvendo a seleção. Torcer é dar suporte, é apoiar. É o que faz a torcida do Boca Juniors, por exemplo, que independentemente de quem esteja jogando ou do resultado da partida canta o tempo todo, incentivando os jogadores. Aqui você não tem torcedores e sim experts. Cidadãos que vão aos estádios e se julgam melhores que o técnico. Por mais que ele seja vitorioso, não precisa muito pra ser chamado de “burro”. Além do mais, quando o time está mal não há apoio e sim vaias. Já vi torcedores vaiando o time com 15 minutos de jogo. Isso prejudica o time que ele, no fundo, quer que vença. Os jogadores sentem, ficam mais ansiosos e têm maiores chances de errar.
A questão física! Os jogadores são mais fortes, correm mais, marcam mais. Um jogador talentoso se não estiver bem fisicamente não vai render o quê renderia no passado. O profissionalismo e os salários inflacionados dos grandes craques também merecem destaque. Muitos craques do passado morreram na pobreza. Hoje há muitos jogadores limitados com salários extraordinários.
Qual a importância de um espaço como o Museu do Futebol?
A possibilidade de reverenciar jogadores do passado, a história dos clubes. Conhecer melhor àqueles que construíram a história do futebol no Brasil. Conhecido mundialmente como o País do futebol, o país carecia de algo assim. Acho que não só o futebol, mas outras referências culturais poderiam ser atendidas por intermédio de um museu. A música popular, o samba, o rádio, a própria TV. O Brasil ainda é um país sem memória.
Fantástico! Todo reconhecimento deve ser feito em vida, enquanto o homenageado tem o privilégio de curtir a homenagem. Além dos mais, ao lado de Fiori Gigliotti são os maiores narradores do rádio brasileiro.
Para mim, os melhores da história são Pelé, Maradona, Eusébio, Puskas , Cruyff e Zidane. Os melhores que eu vi jogar, pela ordem são Maradona e Zidane.
12 comentários:
Hummm... muito boa a entrevista!
Essas perguntas sobre o museu me fizeram lembrar do museu do Bombonera, estádio do Boca Juniors. Você se lembra Sá? O som característico, os videozinhos, os títulos...saudades!
Me arrependo de não ter trazido uma camiseta para o Brasil...
Quero fazer um elogio para a parceira sabrina machado.
Neste momento complicado, onde estamos passando por uma reformulação, sua atitude, seu empenho em trazer esta "atração" para o blog foi uma iniciativa ESPETACULAR!
Apesar dos abandonos e da forma como ocorreram nós vamos nos reerguer.
Um bjo. Otima entrevista! Celso Cardoso = Um ótimo jornalista.
Ótima entrevista Sabrina!!!
Sensacional sua iniciativa de trazer uma personalidade do jornalismo esportivo para o blog!!
Beijos e parabéns!!
Queria dar meus parabéns pra vc Sabrina !!!
Ótima entrevista, espero q seja a primeira entrevista de muitas dessa forma com personalidades ilustres.
Excelente iniciativa, e q venha o próximo entrevistado!!!
Bj, parabéns
Boas perguntas, respostas claras e com muita informação. O bom entrevistado é aquele que traz uma informação nova a cada frase, e o Celso fez muito bem isso!! Parabéns sasa!!!! Seus leitores aguardam ansiosos por mais entrevistas como essa! Grande beijo e sucesso que vc já tem de monte :)
Só pra dizer que dar uma passadinha num blog e ver uma ótima entrevista não acontece todos os dias!
mto bacana! =)
parabéns
Legal, embora pouco conhecesse sobre o cara, ele me pareceu ser uma pessoa bem interativa ao momento ataul do esporte, ligado ao que acontece e plugado nas coisas novas sem se desligar da história do esporte, podendo assim contar a sua estória em particular. interessante sensivel a entreviosta. parabéns!
EU JÁ SABIA, GALVÃO! Sá, vc é sem palavras. Tudo bem que quando vc me contou que tinha entrevistado o Celso Cardoso eu demorei uma meia hora até ligá-lo ao Jornal da Gazeta, MASSS devo dizer que eu adoro a voz dele! ;) hahaha...simplesmente um excelente jornalista do ramo. Parabéns, sua metidaaa! Vc sempre arrasa e sempre surpreende. beeeeijos da Lette.
Oi, Sa.
O Celso é muito bom. Há muito tempo o acompanho na Gazeta. Muito pausado, gosto muito dele.
E a entrevista ficou muito boa.
Beijo e boa sorte aos meus parceiros do JE!
Parabéns pelo trabalho. Sou jornalista e linkei o blog de vocês como sugestão no meu. Grande abraço.
afaladabola.blogspot.com
(Olá, ! Que tal ganhar um livro contendo a ficha técnica de 4.211 jogos de um dos maiores clubes do Brasil?
Seja você torcedor,jornalista,estudante de jornalismo, que gosta de conhecer sobre a história do no esporte mais popular do mundo...
Confira no meu blog (1982 Esporte Clube) como é fácil. Tenho certeza que é uma belo presente para qualquer apaixonado pelo esporte.)
[Visite sempre o 1982 Esporte Clube]
Forte abraço!
Muito legal a entrevista.
Abs!
Postar um comentário