quinta-feira, 22 de maio de 2008

“Chegou à hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor”

Por: Rafael Zito

Esse trecho da música “Brasil Pandeiro” ilustra bem o momento do basquete brasileiro, que mesmo com jogadores talentosos fazendo sucesso na Europa e na NBA, corre o risco de ficar de fora da terceira olimpíada consecutiva. Desde que a geração de Marcel e Oscar deixou de vestir a amarelinha, Brasil nunca teve uma seleção com tantos atletas com capacidade para fazer com que o esporte volte a ser destaque no cenário nacional e internacional. "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostra o seu valor" e recolocar o Brasil na elite da modalidade, fazer com que as demais nações voltem a nos respeitar. Talento nós temos de sobra, basta canalizá-lo a favor de uma causa que não pode ser outra ao não ser: reerguer a seleção bicampeã mundial.

Na última quarta-feira, o técnico espanhol Moncho Monsalve pré-selecionou 14 jogadores que disputarão as 12 vagas para o Pré-Olímpico Mundial, que será realizado em Atenas, no qual apenas três seleções garantirão o direito de disputar as Olimpíadas. O Brasil irá estrear no dia 15 de julho, contra os donos da casa. No dia seguinte será a vez de enfrentar o Líbano. A lista não apresenta novidades, portanto, a única diferença que o torcedor brasileiro espera é a mudança de postura. Ultimamente nossa seleção vem jogando sem organização, exagerando das individualidades em detrimento de um trabalho mais coletivo e com controle de bola.

O Pré-Olímpico terá 12 equipes brigando pelas últimas três vagas que restam para Pequim. No Grupo 1 estão: Brasil, Líbano e Grécia; no Grupo 2: Alemanha, Nova Zelândia e Cabo Verde; no Grupo 3: Canadá, Coréia do Sul e Eslovênia; e no Grupo 4: Porto Rico, Camarões e Croácia. Esta primeira fase classifica duas equipes por grupo, na seqüência começarão os playoffs quartas-de-final, e consequentemente, a fase eliminatória até descobrirmos as três seleções que terão seus passaportes carimbados para os Jogos Olímpicos Pequim-2008.

Segue a lista de convocados:

PIVÔS
Tiago Splitter - 2,11m - 23 anos - Tau Ceramica (Espanha);
Rafael Araújo (Baby) - 2,11m - 27 anos - Spartak St. Petersburg (Rússia);
Maybyner Hilário (Nenê) - 2,11m - 25 anos - Denver Nuggets (NBA/EUA);
Murilo Becker - 2,11m - 24 anos - Maccabi Tel Aviv (Israel);
Anderson Varejão - 2,11m - 25 anos - Cleveland Cavaliers (NBA/EUA);
Paulo Prestes (Paulão) - 2,08m - 20 anos - Clínicas Rincón Axarquia (Espanha);
João Paulo Batista - 2,06m - 27 anos - Barons de Riga (Letônia);
ALAS
Guilherme Giovannoni - 2,04m - 28 anos - Bologna (Itália);
Marcus Vinícius - 2,03m - 21 anos - CB Tarragona 2016 (Espanha);
Marcelinho - 2,00m - 33 anos - Flamengo;
Alex Garcia - 1,91m - 28 anos - Maccabi Tel Aviv (Israel);
ARMADORES
Leandrinho - 1,92m - 25 anos - Phoenix Suns (NBA/EUA);
Marcelo Huertas - 1,91m - 25 anos - Bilbao (Espanha);
Valtinho - 1,86m - 31 anos - Universo (DF).

Um comentário:

Thiago Fagnani disse...

Olha:

Vou torcer muito...mas muito esmo!
Temos um bom time!
Mas vai ser difícl demais....

BlogBlogs.Com.Br