sábado, 1 de setembro de 2007

97 anos de Corinthians

Por: Rafael Zito

O Sport Club Corinthians Paulista comemora neste dia 1o. de Setembro seus 97 anos de vida. Uma história com vários capitulos, que teve seu início em 1910, quando um grupo de operários do Bairro do Bom Retiro decidiram fundar um clube brasileiro; já que estavam entusiasmados com o desempenho do Corinthian, da Inglaterra, que fazia excursão pelo país, obtendo vitórias sobre Paulistano por 5 a 2 e 8 a 0 em cima do Fluminense.

O nome do novo clube foi escolhido sob a influência do time Inglês. O Alvinegro de Parque São Jorge, popularmente chamado de Timão, desde sua fundação ficou conhecido como um time do povo para o povo. De 1956 à 1977, o Corinthians viveu seu pior momento. O que falar de um clube, que no período dos 23 anos sem conquistas, teve sua torcida crescendo cada vez mais. Todos os time tem uma torcida, no Corinthians é diferente, é a torcida que tem um time. Realmente uma torcida apaixonada e fiel, parceira de sua instituição seja lá onde ela estiver.

Outro fato marcante ocorreu na semifinal do Brasileirão de 1976, quando a torcida corintiana invadiu o Maracanã para ver o Timão conquistara vaga nos penaltis sobre o Fluminense e garantir passagem para a final . Pela primeira vez um time visitante conseguiu dividir o estádio com a torcida do mandante, fato que nunca tinha ocorrido e até hoje não foi repetido.

Durante estes 97 anos a agremiação teve vários ídolos, dentre eles pode-se citar: Neco, Rivellino, Gilmar dos Santos Neves, Sócrates, Ronaldo, Neto, Gamarra, Marcelinho Carioca, Carlitos Tevez, dentre outros. As principais conquistas são: 25 Campeonatos Paulistas, 4 Brasileiros (1990, 1998, 1999 e 2005), 2 Copa do Brasil (1995 e 2002) e o maior título da história do clube, o Mundial de Clubes de 2000. A Equipe Jornalismo Esportivo homenageia este grande clube Brasileiro nesta data especial para os seus torcedores. Parabéns Corinthians pelos seus 97 anos.


Um comentário:

Bruno disse...

Infelizmente faltou comentar a história recente do timão que vive uma de suas maiores crises.

abraço seu zito!!!

BlogBlogs.Com.Br