terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Para Abramovich dinheiro não é problema, mas pode não ser a solução para o Chelsea

Por: Cintia Coelho
Aos 45 do 2º tempo do fechamento da janela de transferências do mercado europeu, o Chelsea anunciou as contratações do zagueiro brasileiro David Luiz que atuava pelo Benfica, por 20 milhões de euros (53 milhões de reais) e do atacante Fernando Torres, ex-Liverpool por 50 milhões de euros (133 milhões de reais), nesta que se tornou a 6ª maior negociação da história do futebol. Pelo visto, Roman Abramovich, o dono dos Blues, não hesitou em botar a mão no bolso para reforçar sua equipe, mas isto basta?

Difícil não é contratar, e sim montar um time, encontrar um equilíbrio! Um claro exemplo desta afirmação é o que vive o Real Madrid nas últimas temporadas, em que seguidamente se despede da Champions League nas oitavas de final, e que mesmo sob o comando do melhor do mundo, o técnico português José Mourinho, ocupa a 2ª posição do Campeonato Espanhol, 7 pontos atrás do 1º colocado. O que de fato não seria tão ruim, se o título nacional não fosse disputado há anos por apenas duas equipes, o próprio Real e seu eterno rival Barcelona, o líder da competição.

Nas últimas apresentações do Chelsea, ficou nítida as dificuldades que seu setor de criação vem enfrentando, situação que se agravou após as seguidas lesões de seu maestro, Frank Lampard, e a não tão empolgante estreia do brasileiro Ramires. Os centroavantes Anelka e Drogba formam uma excelente dupla de ataque, mas necessitam que a bola chegue com qualidade em seus pés.

Não sou contra a contratação de Torres, mas acho um exagero 133 milhões de reais por um jogador que não conquistou nenhum título pelo Liverpool e atualmente ocupa a reserva na seleção espanhola. Óbvio que sua chegada é um reforço de peso para o Chelsea, mas se o objetivo de Abramovich era fortalecer o time principalmente para a Champions League, o investimento foi feito no setor errado. Para a conquista da Europa, certamente o Chelsea terá de enfrentar verdadeiros ”times” como Barcelona, Manchester United e Inter de Milão.

Com a fase mata-mata da Copa dos Campeões se iniciando na segunda quinzena de fevereiro e a janela de transferências encerrada, cabe agora a Carlo Ancelotti acertar os Blues como um dia Mourinho o fez e rezar para que novas lesões não desfalquem seu meio-de-campo.

Imagem:
Site Oficial do Chelsea

2 comentários:

Rafael Zito disse...

Seja Bem Vinda Cintia!!

Concordo com você que falta gente no setor de meio-campo do Chelsea para municiar o ataque. Mas a parte ofensiva ficará bem melhor com Torres e Drogba. E acho que o David Luiz formará uma ótima dupla com Terry.

Lincoln Chaves disse...

Olá Cintia!

Achei sinceramente exagerada a contratação do Torres, pelos motivos que você sublinhou no texto. Para o meio, acho que o Ancelotti pode apostar mais no McEarchran, meia jovem e bastante promissor, que entrou bem na Champions e tem a cobertura do Lampard. Acho que se bem lapidado, pode ser uma opção da casa. Reforço por reforço, acho que a contratação do David Luiz era suficiente. Talvez (e digo talvez) um outro volante, de boa saída de jogo, ou um atacante mais de velocidade.

BlogBlogs.Com.Br