sábado, 19 de fevereiro de 2011

A força de bons patrocínios no interior paulista

Por: Raiany Guimarães


Antigamente, as grandes equipes, os maiores jogadores e os melhores patrocínios se concentravam nas grandes metrópoles paulistas, fazendo com que o interior ficasse de fora dessa jogada. Hoje, essa realidade está em transformação e muitas equipes interioranas estão fazendo a diferença no circuito nacional esportivo. Através de empresas que encaram o esporte como uma excelente opção de investimento para sua marca e\ou produto esse cenário, até então desfocado, vem ganhando força e brilho.
Catanduva, cidade do interior de São Paulo, tem uma das melhores equipes femininas de basquete, a qual conta com o patrocínio de uma das mais conceituadas redes de planos de saúde do Brasil, a Unimed. Hoje, o time catanduvense está disputando a semifinal da Liga Nacional de Basquete. Outros exemplos da força que o esporte vem apresentando no interior paulista podem ser vistos com as equipes de Franca, Ourinhos, Ribeirão Preto, etc.

Com dois times na Superliga 2010/2011, Araçatuba, cidade que fica há 526 km da capital paulista, conta com uma verdadeira constelação para compor as equipes do Vôlei Futuro, tanto masculina quanto a feminina. No ano de 2011, o time masculino conseguiu um feito inédito, o primeiro lugar do Campeonato Paulista. As meninas conseguiram ir longe, mas não o suficiente para ficar com o título da competição. Perderam na final para o Pinheiros/Mackenzie, fato que não foi suficiente para desanimar os torcedores da cidade.

A equipe masculina conta com os nomes de Lucão, Vissoto, Ricardinho e a feminina com Paula Pequeno, Joycinha, entre outras. Por trás do projeto e das equipes, existe a Reunidas Paulista, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do país e que apoia o esporte na cidade. Além disso, há o auxílio de mais três parceiros que investem nas equipes e nos projetos sociais, levando o vôlei e o basquete para as comunidades carentes da cidade.

É fácil perceber que, por trás de grandes equipes como essas apresentadas, existem nomes de peso que tratam o esporte como um negócio e que, por sinal, é bem lucrativo. Patrocinar um esporte é uma forma de colocar a marca ou o produto em evidência. Essas duas equipes mencionadas se encontram onde estão, pois duas empresas de renome acreditaram que unir suas marcas com o esporte é sinônimo de sucesso e visibilidade, sem contar no rejuvenescimento de suas imagens.

Faltando 6 anos para o Brasil sediar as Olimpíadas, equipes estão sendo desmanchadas por falta de patrocínio, como foi o triste caso dos atletas de judô da cidade de São Caetano. Políticas nacionais, como a lei Incentivo ao Esporte, são ótimas no papel, porém, quando colocadas em prática, a excessiva burocratização assume o papel de vilã do esporte e acaba impondo barreiras ao desenvolvimento do esporte.

Se o Brasil pretende alcançar a décima posição no quadro de medalhas em 2016, precisa começar a mudar a visão sobre patrocínio. Há de se voltar os olhares para todas as modalidades e não apenas para o futebol, afinal, essa medalha a modalidade não tem.


Imagem:
O Regional
Júlio Penariol

3 comentários:

Rafael Zito disse...

Fala Raiany..

Realmente o trabalho no Vôlei Futuro está sendo mto bem feito. A Unimed tb faz um trabalho legal no basquete, q está abandonado... o esporte está precisando dessa ajuda.

Gol de Mão disse...

Esses patrocínios realmente deram uma levantada nos times de Vôlei do interior. Bela iniciativa.

Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com

Sabrina Machado disse...

Faltou dizer que Osasco é a capital do Vôlei feminino graças aos patrocínios...rsrs

Beijo, Raiany...

BlogBlogs.Com.Br