domingo, 1 de agosto de 2010

Ele é o cara!

Por: Sabrina Machado

O Felipão voltou e a torcida do Verdão enxergou o salvador da pátria. Aquele que irá resolver todos os problemas do time. O ídolo que desperta no palmeirense toda a esperança de ver seu Palmeiras reviver os bons momentos da primeira Era de Scolari.

O Big Phill – como diriam os ingleses – não é um santo milagroso e muito menos o Messias. Mas ele já está demonstrando que pode levar o Palmeiras ao topo novamente. Depois de tantas bagunças feitas pelo presidente Belluzzo. Ele conseguiu dar a cartada final e apresentar um Às na manga.

E que jogada!

No último ano o palmeirense se desesperava ao ver qualquer jogo do Verdão. Nem as vitórias escapavam das atuações nervosas e inconstantes de seus jogadores. Dos últimos técnicos, o único que tentou dar um padrão tático à equipe foi Muricy Ramalho. Só que como os resultados não vieram, Belluzzo praticou um dos seus mais cruciais erros no comando do Palmeiras.

Com Felipão o Verdão começa a ter um padrão. E mais do que isso, os jogadores entenderam que iniciar um jogo perdendo, não é o fim do mundo. Não se vê o desespero. O que se nota é a postura de um trabalho feito durante a semana.

O técnico palmeirense adotou o esquema 4-2-3-1 e conseguiu dar uma consistência na defesa e rapidez na saída para os contra-ataques. Todo torcedor do Palmeiras sabe que isso dificilmente acontecia com a equipe no ano passado. Até mesmo quando era líder do campeonato.

Kleber é peça fundamental para o Verdão. Apesar de não ser o centroavante nato, o atacante consegue segurar a bola para a chegada dos jogadores do meio, que comandados por Lincoln envolvem a defesa adversária.

Claro que o elenco é limitado e em um campeonato longo essa carência diminui as chances do time em termos de título. E é bom o torcedor palmeirense não almejar tanto, mesmo com a chegada de outro ídolo – Valdívia.

Mas o que deve deixar o palmeirense feliz é ver que seu time está no caminho certo. Vale lembrar que, o Felipão ainda não ganhou nenhuma partida, mas a equipe já está diferente. Hoje mesmo com um elenco pior, conseguiu atuar melhor que o seu rival.

O contrato do treinador vai até 2012, por isso, é importante deixá-lo trabalhar, porque ele sabe o que está fazendo. E espero que realmente o Palmeiras saiba o que significa planejamento e trabalho a longo prazo.

Imagens:

Divulgação - Governo EUA

Ricardo Matsukawa-Terra

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Com relação a trabalho e planejamento, o Belluzzo precisa se inspirar na diretoria corintiana.

Hoje, o Palmeiras começou num 4-2-3-1 com Márcio Araújo pela direita e Ewerthon pela esquerda. Com isso, Alessandro e Elias deitaram e rolaram pelo lado direito nos primeiros 25 minutos.

A mudança no jogo aconteceu qndo Felipão manteve o esquema, porém, inverteu os jogadores que atuavam pelo lado do campo. Márcio Araújo saiu da direita para esquerda com a missão de acompanhar Alessandro e, além de fz isso com eficiencia, foi eficaz ofensivamente tb.

Beijos Sassá e na semana retorno à ativa tb.

BlogBlogs.Com.Br