segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma carta ao Mestre Armando Nogueira

Por Leandro Carneiro



Injusto. Deus com o texto. Esse texto com Armando Nogueira. Para falar do melhor cronista do mundo esportivo, a pessoa deveria pedir pelo menos umas cinco licenças e desculpas para.

Homenagear aquele que é responsável por frases célebres e textos emocionantes é uma missão ingrata e muito gratificante. Escrever algo no nível que o “Pelé da crônica” pede é impossível, mas falar de um mestre, herói, é a responsabilidade que pelo menos onze de cada dez jornalistas querem.

Mas esse texto não é bom. Aos 83 anos, vítima de câncer, Armando “Mestre” Nogueira deixou o mundo do esporte de preto, e branco para homenagear o seu Botafogo, no entanto, mais que isso. Essa fantástica pessoa deixou o jornalismo de luto, o Brasil.

Quem fizer a biografia do Brasil, terá de colocar Armando Nogueira como um capítulo. Quanto talento, quanta poesia com temas polêmicos. Que texto suave, mas mais que isso, o jornalista foi um dos criadores do Jornal Nacional.

Porém, o momento não é de escrever a história de Nogueira. Essa biografia deve ser escrita por alguém que faz isso como poucos, mas que muitos, ao menos todos os jornalistas, devem ler.

Infelizmente, eu nasci 61 anos depois de Armando Nogueira. Quem saiu perdendo? Eu que tive pouca oportunidade de aproveitar tanta sabedoria, tanto talento. Agora, o que nós resta são as excelentes crônicas. Boas lembranças, mas que são poucas perto do que esse senhor merecia.

Deus foi injusto com o texto. Pessoas como Armando Nogueira não deveriam poder morrer. Deveriam ser eternas, pois qual será a graça de ler uma crônica, a partir de agora, sem ele? Não sei, fica um pedido para Deus.

“Deus, por favor, escreva a biografia de Armando Nogueira. Ninguém além de você tem tamanha sabedoria e aptidão para falar do maior jornalista de todos os tempos”

Que deus ilumine a família Nogueira e receba as condolências de todos os integrantes desse blog. E Armando Nogueira, ilumina o mundo do esporte do céu. Quem sabe com a sua proteção, o futebol se torne poesia novamente.



Imagem:

Divulgação

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br