segunda-feira, 15 de março de 2010

Sim Neymar, a soberba precede a queda

Por: Leandro Carneiro


Pensar no título desse texto não é nada difícil. A famosa frase resume exatamente o que abateu o Santos na Vila Belmiro no último fim de semana. Soberba, esse é o problema.

Se Neymar não tivesse esbanjado tanta soberba teria feito o terceiro, o quarto, e hoje, o Santos não estaria amargando uma derrota perante ao Palmeiras, e talvez entrasse para a história com outra linda goleada.

Motivo de tanta certeza? O time do Palmeiras é limitado, fraco e estava abatido no jogo após os 2 a 0. No entanto, o Santos acha que é sua equipe é formada por Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Longe disso. A realidade que aflora o Santos é que o grupo é composto por futuros craques que precisam abaixar a bola agora para ser alguém lá na frente. Não, não estou limitando esse texto ao simples direito de passar o pé sobre a pelota menosprezando ou fazendo o gol, e sim na soberba mesmo.

O Santos é objetivo? É. É formado por excelentes jogadores? É. Tem craques? Tem. No entanto, não tem o melhor time do Mundo, nem do Brasil, por isso tem de fazer gols quando está vencendo se quer mesmo a vitória. Jogar o futebol mais bonito não significa que vai entrar em campo e fazer milhões de gols com lances de pura soberba, arrogância e prepotência.

Futebol bonito já foi sinônimo de derrotas no país, infelizmente. Lembrem-se da Copa do Mundo de 1982. Não quero repreender o futebol arte, pois acho que falta, e muito, brilho no esporte nacional, mas o Santos não tem moral para apostar de quanto será a goleada antes de entrar em campo.

O elenco ainda não é formado apenas por craques. Tem muitos defeitos, como uma defesa frágil, as laterais improvisadas. No entanto, o principal problema é não conseguir dar espetáculo atrás do marcador.

Ontem contra o Palmeiras, semana passada contra a Portuguesa. A arte e a soberba viram preocupação excessiva quando o resultado é adverso, afinal, ninguém do Santos cogita, no vestiário, que a equipe possa ficar nessa situação. Pura soberba...
Imagem:
Divulgação/Site oficial

4 comentários:

Rafael Zito disse...

Nossa Leandro acho q nem preciso falar mto depois q li seu texto.

Concordo em gênero, número e grau!

É facil jogar com a marra q o santos tah jogando qndo está a frente no placar. Eles estão achando q vão vencer e a discussão ficaria apenas ql seria o placar. Vamos baixar a bola. Não acho a defesa frágil, o problema é o sistema defensivo. Com Marquinhos, Ganso, Neymar, Robinho e André deixo a pergunta... qm marca? Arouca está sobrecarregado na marcação e na fase semifinal não é o puro futebol arte q leva vantagem, mas sim um time consistente, msm q nao jogue tão bonito.

Thiago Fagnani disse...

Até agora, não entendi os ataques ao time santista.

Joga bonito? Sim! Joga bem? Sim! Isso é algo raro no futebol brasileiro? Sim!

O que merece elogios, deve ser elogiado! O problema é que muitas pessoas ficaram com raiva dos meninos da vila por motivos óbvios!

Alguma atitudes imaturas dos meninos (Neymar), deixaram pessoas enfurecidas!! Ele é um garoto, e erra como qualquer outro e vai pagar pelos seus erros!

Muita tempestade em um copo d´água. Uma dicussão, a meu ver, inútil. A grande vitória do Palmeiras não tira os méritos do Santos, que tem o melhor futebol do Brasil, até o momento.

O futebol "objetivo" que é jogado hoje, quer queiram ou não, é feio! Mas, nós já estamos acostumados com ele. Quando aparece algo de diferente, caso do Santos, as pessoas ficam maravilhadas e outras ficam incoformadas, criticam e tal. Todos têm direito de falar o que bem querem, e devem falar sim! Mas, neste caso, acho que é puro despeito, e a simples vontade de polemizar um futebol bonito de se ver.

Prefiro apontar os defeitos do Santos, muito bem aproveitados pelo Palmeiras, do que "atacar" o estilo que a equipe joga (quando digo estilo, falo dos dribles, jogadas de efeito, comemorações inusitadas etc)

É preciso separar a birra que alguns sentem por poucos jogadores do Santos e elogiar o time quando deve ser elogiado, e apontar erros quando eles aprecem, que foi o caso do Zito aqui no comentário.

Agora, soberba, arrogância etc, acho exagero.

Belo texto e grande abraço

Sabrina Machado disse...

Esse post responde o texto abaixo. A revolta não é pelo bom futebol, e sim, pela soberba e arrogância.

Os jogadores do Santos não podem entrar em campo, achando que a vitória é certa e de que são imbatíveis.

Felipe Simi disse...

No fundo, no fundo, o Santos precisava de um jogo desses para baixar a bola.

São tão moleques, tão inconseqüentes, que nem depois da martelada eles sentiram o prego.

No rádio, ouvi um deles (não sei se era o Wesley, o Ganso...) dizendo: "É, ninguém esperava esse resultado"

Gostei do texto, Leandro.

BlogBlogs.Com.Br