sexta-feira, 5 de março de 2010

'Meninos da Vila' encantam. Até onde podem chegar?

Por: Juliano Macedo
Os ‘Meninos da Vila’ estão dando um show no Campeonato Paulista 2010. Recheado de jovens talentosos, o Santos vai deixando rodada a rodada os concorrentes para trás na competição. Na liderança, o alvinegro tem quatro pontos de vantagem para o Santo André (2°), nove ante ao Botafogo-SP (3°) e dez na frente do rival São Paulo, quarto colocado. Além disso, o Peixe tem o ataque mais positivo, o melhor saldo de gols e, obviamente, o maior número de vitórias.

Fora essas questões estatísticas, a equipe do técnico Dorival Junior vem mostrando que futebol bonito e vitórias combinam perfeitamente. Comandados por Robinho, os jovens Paulo Henrique Ganso, Neymar, André, Arouca e Wesley vão fazendo a alegria da torcida pelo futebol objetivo e, quase sempre, impiedoso contra os adversários.

Realmente está dando orgulho de ver essa nova geração jogar. Aí algum torcedor mais rabugento pode dizer: “mas jogar contra equipes inferiores técnica, tática e fisicamente é fácil”. Mas não é isso não. Enquanto os outros grandes tropeçam rodada sim, rodada não, o Santos está sobrando e, inclusive, venceu com categoria os dois clássicos que disputou contra o São Paulo e Corinthians. Quer dizer, até nos clássicos a qualidade está se sobressaindo. Creio que isso tenha uma enorme contribuição do treinador, já que a empolgação dos jovens tem que ser comedida em alguns casos e Dorival Júnior mostra que está conseguindo controlar isso.

Com a pontuação elevada no Paulistão, o Santos possivelmente terminará na primeira colocação. Isso lhe garante decidir o segundo jogo da semifinal e da final na Vila Belmiro. Até lá, creio que continuaremos vendo esse futebol bonito, bem jogado, arrojado e empolgante. O Peixe só não pode fazer igual o Palmeiras fez no ano passado, quando terminou em primeiro e perdeu os dois jogos na semi final para o próprio Santos, quando era apontado como grande favorito ao título. Se o dinheiro europeu ou asiático não tirar esses jogadores do Santos no meio do ano, poderemos ver esse time evoluir muito mais e ser favorito a tudo que disputar no ano. O Santos chegará longe e isso é ótimo para a torcida santista e bom para todos os amantes do futebol.

Imagem:
Almeida Rocha - Folha imagem

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br