terça-feira, 16 de março de 2010

A imprensa deve interferir na vida pessoal dos atletas?

Por: André Pinheiro

Grandes jogadores dentro de campo, os atacantes Adriano e Vagner Love estiveram envolvidos em polêmicas fora das quatro linhas. O Imperador foi para um baile funk, mas não esperava que sua mulher fosse atrás, fato que causou grande confusão. Já o ‘artilheiro do amor’ foi escoltado por pessoas armadas na favela da Rocinha.

Muitos questionam se a imprensa deve levar ao público esses fatos e a maneira de publicar. Antes de mais nada, acredito que nas horas de folgas cada um tem a liberdade de fazer o que deseja. Porém, a partir do momento que esses momentos de descontração prejudicam a equipe, o trabalho, aí o público (torcida) deve ter conhecimento do que está acontecendo com o atleta que veste a camisa do seu time. Na maioria das vezes, é o que acontece.

De origem humilde, Adriano e Vágner Love têm um carinho muito grande pelas favelas que passaram a infância. Sempre que podem visitam os amigos, sempre com aquele pagode e um belo churrasco. Mas, precisam se lembrar que jogam no clube de maior torcida do país, por isso, é necessário se preservar em certas ocasiões.

O papel da mídia não é criticar a conduta desses atletas, mas transmitir a informação ao público, que procura se informar sobre os fatos que interessam. Dois dos principais jogadores do seu time de coração, certamente, causam interesse. Agora, a cobrança será maior sobre eles, principalmente por se tratar da torcida rubro-negra.

Se Adriano e Love jogarem muito, eles serão aplaudidos. Mas, se não corresponderem as expectativas dentro de campo, os torcedores terão motivos a mais para criticá-los. Por isso, os jogadores devem lembrar que representam milhares de pessoas, nem que seja por 90 minutos.

Imagem:
Abril

3 comentários:

Thiago Fagnani disse...

o jornalismo esportivo (em geral, e não o blog) está virando programa de fofoca!

Adriano fez tudo aquilo e garantiu vitória no clássico!

O Love fez...fez...fez o que? Se ele tem amigos traficantes, isto não é problema nosso. Se ele tem ligação com tráfico de drogas, é caso de polícia. Claro que isso viraria manchetes no jornalismo esportivo, porque não tem jeito... mas, chega de fofocas, né?

Felipe Simi disse...

André,

Respondendo à pergunta do seu título, não. Mas, como a imprensa esportiva (e não só a nossa) tem confundido muito as pautas com as do TV Fama, fazer o quê? Eles vão em frente, o público gosta e tudo continua lindo. Paciência.

Abraço.

Juliana Netto disse...

Concordo que a função do jornalismo é informar e que atletas de ponta devem cuidar mais de suas imagens fora de campo. Mas, o que vem sendo noticiado ultimamente vai muito além de informação. Busca-se a VENDA de notícias. O conteúdo principal das reportagens gira em torno de fofocas, intrigas, especulações e muito desrespeito aos atletas.

BlogBlogs.Com.Br