segunda-feira, 22 de março de 2010

Ele não é o melhor à toa

Por: Leandro Carneiro

Há quase três anos, o levantador Ricardinho foi cortado da seleção brasileira de vôlei masculino por Bernardinho. Os motivos alegados pelo vitorioso treinador foi problema de relacionamento do atleta com o restante do grupo.

Com o acontecimento, os oportunistas de plantão já começaram a jogar mil e uma pedras no treinador. Bernardinho teria feito isso para colocar o seu filho, Bruninho, no grupo como levantador.

Alguns campeonatos depois, ficou provado que a convocação de Bruninho não tinha nada a ver com o corte de Ricardinho. O talento do novo levantador é grande e ele poderia muito bem chegar na seleção sem ser filho do técnico.

Agora, Ricardinho volta para o grupo. Bernardinho colocou o atleta na lista de 22 nomes para a Liga Mundial. No entanto, no fim do próximo mês, três deixarão o grupo e não jogarão o torneio.

Mais do que uma simples convocação, Bernardinho prova ser uma pessoa coerente e sem birra. Com certeza, a presença de Ricardinho perante o grupo passa por uma retratação do levantador com os jogadores, técnico e confederação.

Como é um jogador de 34 anos, Bernardinho poderia muito bem seguir a frente com o grupo e ignorar o atleta que lhe trouxe problema, o que não fez, pois sabe do talento do levantador, mesmo tendo Bruninho jogando um vôlei forte pelo Florianópolis.

A realidade é que Bernardinho prova porque é o maior treinador de todos os tempos do vôlei nacional. No entanto, os oportunistas de plantão já levantaram a orelha como cachorros quando ouvem algo e estão prontos para pressionar o treinador. Se Ricardinho não for para o grupo final, as críticas estão preparadas. “Ele fez isso para humilhá-lo”, “Claro, o Bruninho está no grupo, não ia cortar o filho” e “Bernardinho é rancoroso”.

As chuvas de críticas serão uma pena, pois o Brasil deveria ser grato por ter visto o maior treinador do vôlei da história. Os jogadores são excelentes, mas o comandante é fora de série. Afinal, até o nome pedido no time nacional de futebol ele já teve.

Imagem: O Estado de S. Paulo

2 comentários:

Rafaela Andrade disse...

Que bom ler sobre vôlei, é isso mesmo. Escrevi ontem ( domingo) sobre o tema. O Bruno provou seu valor e pra mim ficou provado que o problema com Ricardinho foi de relacionamento, ninguém questiona ele ser um gênio do vôlei, porém... tudo tem um preço, né?

Vamos ver no que vai dar...
Beijos!

Rafael Zito disse...

Belíssima análise Leandro.

O Bernardinho é o melhor técnico do mundo... é diferenciado... e é diferenciado pq nao fica refém de jogadores... ele convoca sempre os melhores e não pensa duas vezes em tirar um fora de série, como o ricardinho, caso ele possa atrapalhar o andamento do trabalho.

Ele é coerente e um profissional obstinado pela perfeição. A volta de Ricardinho só foi possível devido a uma reaproximação do atleta. O técnico, mostrando um despreendimento pessoal admirável, recolocou ele no grupo pq sabe q o levantador é acima da média.

Bruninho mostrou-se um excelente levantador e vai brigar com Ricardinho de igual pra igual, isso se o ex-capitão realmente ficar entre os 19.

Um abraço.

BlogBlogs.Com.Br