terça-feira, 30 de março de 2010

Ainda longe do ideal


Por: André Pinheiro

Sem vencer nenhum clássico na atual temporada, o São Paulo ainda luta para encontrar o padrão tático ideal. Mas está difícil. Acredito que muito mais que o treinador Ricardo Gomes imaginava, aliás, o seu trabalho já está sendo colocado em xeque.

O técnico já tentou ajustar a equipe com três zagueiros, lateral ao invés de alas, como jogava o time nos últimos, porém, apesar das diversas tentativas a falta de criatividade do Tricolor em 2010 preocupa. A diretoria não assume publicamente, mas com tantos reforços o futebol apresentado está bem abaixo do esperado.

O grande objetivo do clube no ano é a Copa Libertadores, mas ficar fora da fase decisiva do Campeonato Paulista não está no planejamento de nenhuma grande equipe da capital. Por isso, os atletas deverão estar bem atentos nas duas próximas partidas da primeira fase do estadual, contra o Botafogo (casa) e o Santo André (fora).

O grande ‘enigma’ está no meio-campo, que tem dificuldades na marcação, e principalmente, na armação de jogadas. Não há um meia de origem no elenco que de conta do recado. Léo Lima poderia ser esse homem, mas não deverá ser. Cleber Santana, Hernanes e Rodrigo Souto são ótimos volantes. E Marcelinho Paraíba não é mais o mesmo dos anos anteriores.

No ataque, Washington garante os gols do time e Dagoberto ajuda na armação de jogadas, mas ainda continua sendo muito individualista. Até a defesa são-paulina, a melhor do Brasil nos últimos anos, não é a mais a mesma. André Dias foi para a Lazio, da Itália, e deixou saudades. Miranda começou a falhar e Alex Silva busca ser o mesmo da última passagem no clube.

Enfim, o São Paulo está devendo futebol para a torcida. A diretoria contratou onze reforços ao todo e agora quer o retorno dentro das quatro linhas. Chegou à hora de Ricardo Gomes acertar o time e conquistar resultados. Caso contrário, Juvenal Juvêncio irá entrar em ação.

Foto: Estadão.com.br

Um comentário:

Felipe Simi disse...

André,

Acho que esse negócio de o RG escalar o SPO no 4-4-2 virou teimosia. Qualquer um sabe que esse time só rende c/ três zagueiros. Não precisa nem ser no 3-5-2... um 3-4-3 ou 3-4-2-1 já tava bom demais. Elenco p/ isso, ele tem, sim. Nessa, eu tô c/ o JJ.

Abraço.

BlogBlogs.Com.Br