quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Unidos pela falta de consistência

Por: Rafael Zito
A última rodada do Campeonato Brasileiro foi emblemática para mim. Tenho certeza que vou apanhar de palmeirenses e colorados, mas não vou deixar de expressar meu ponto de vista. O que falta para Palmeiras e Internacional conquistarem o título do Brasileirão? A resposta para essa pergunta é simples: falta consistência!

Nesta quarta-feira, Corinthians e Coritiba encerraram a 24ª rodada. O empate por 1 a 1 deixou o Timão um pouco distante da briga pela tríplice coroa, no entanto, uma vitória diante do Goiás, no próximo domingo, no Pacaembu, pode recolocar o Alvinegro na disputa. Esse confronto será válido pela 25ª rodada, que deve marcar a mudança da liderança da Série A. Enquanto Inter e Palmeiras enfrentam adversários difíceis, Vitória e Cruzeiro, respectivamente, o São Paulo deve passar com facilidade pelo Santo André e assumir a ponta da tabela.

O fato de o Tricolor paulista assumir a primeira colocação deve ser motivo de preocupação para as demais equipes. Apesar das dificuldades que culminaram com a queda de Muricy Ramalho, o São Paulo segue tendo o melhor e mais homogêneo elenco do futebol brasileiro. Ricardo Gomes demorou, porém, encontrou o caminho do time, que é o maior candidato ao tetracampeonato consecutivo. Além do elenco homogêneo, o Tricolor tem o que falta ao Verdão e ao Colorado: consistência!

Excluindo o São Paulo, vejo apenas outro time com a tal consistência necessária para um campeonato com longa duração. Mesmo não tendo um elenco tão qualificado tecnicamente, levando-se em comparação o time do Morumbi, o Corinthians já mostrou consistência neste ano em diversos momentos. Além do vitorioso primeiro semestre, que equipe suportaria perdas tão sentidas como as de André Santos, Cristian e Douglas?

Alguns falarão que o Timão não suportou, já que está com sete pontos de diferença para o líder. Eu já penso de outra forma. Estar apenas sete pontos mostra a força do trabalho realizado pelo técnico Mano Menezes e a força do grupo corintiano. Talvez não tenha a qualidade do plantel do Tricolor, porém, é homogêneo tanto quanto. No entanto, apesar de todos esses requisitos positivos, o Alvinegro corre por fora, entretanto, pode ser decisivo, pois enfrenta o São Paulo na 26ª rodada. Se o time são-paulino bater a equipe corintiana me arrisco a dizer que o título estará perto do Morumbi novamente.

Por outro lado, caso o Timão vença o Goiás, o clássico contra o Tricolor pode ser mais uma das “finais antecipadas” do Brasileirão. Tirando esses quatro clubes que citei, aponto apenas o Atlético-MG, que pode incomodar um pouco, principalmente após as contratações de Corrêa, Rentería, Carini, Coelho e Ricardinho. Esses reforços qualificaram o elenco do Galo e trouxeram a Celso Roth a homogeneidade que faltava. Porém, assim como o Alviverde e o Inter, o clube mineiro não mostrou consistência.

Em suma, vejo Palmeiras e Inter com alguns jogadores de qualidade técnica acima da média, porém, falta trabalho de equipe, harmonia entre os setores e há uma disparidade muita grande nas equipes titulares de determinadas peças em comparação com outras. Sem Diego Souza e Pierre, o Verdão foi atropelado pelo Vitória. Não viu a cor da bola! As laterais do Verdão são de dar dó! Com relação ao time gaúcho, o problema está na falta de entendimento, por parte dos jogadores, do posicionamento que precisam executar para que o resultado apareça. Noto falta de consistência tática. O técnico Tite não conseguiu encontrar uma forma convincente para sua equipe jogar.

Ao contrário dos palmeirenses e colorados, São Paulo e Corinthians são sólidos com relação a conceito de jogo e, por isso, são equipes mais confiáveis e conscientes dentro de campo. Restam ainda 14 rodadas, no entanto, já me arrisco a dizer que o único capaz de tirar a taça do Morumbi é o Corinthians. Se isso não acontecer, o São Paulo tem tudo para conquistar o heptacampeonato. Tirar Inter e Palmeiras seria muito petulante da minha parte, porém, ficarei muito surpreso se a taça for parar no Beira-Rio ou no Palestra Itália.

Imagens:
Montagem
São Paulo - VIPCOMM
Corinthians - Agência Corinthians

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber, bom saber...

Anônimo disse...

Respeito, porém discordo sobre a falta de consistência do Inter. O colorado é o único clube que esta desde o início no G4, saiu em apenas uma rodada, quando tinha jogos a menos.

Erros e deslizes acontecem, como já ocorreu com o próprio São Paulo. Que vem vencendo, mas sem convencer. Contra o Avaí saiu do primeiro tempo no lucro, pois era para ter tomado pelo menos 1 gol.

O Palmeiras é quem menos perdeu até agora, o que mostra tb muita consistência.

Já o Corinthians tem ótimo treinador, e um bom time, mas o grande craque corinthiano segue sendo a anos a ARBITRAGEM!

Esta td muito parelho, mas dificilmente o caneco nao saira das mão de Inter, SP e Palmeiras.

Parabéns pelo blog, se puderem acessem tb o nosso blog: http://derevesgueiors.blogspot.com/

Grande Abraço!

Rafael Zito disse...

Obrigado pela visita Felipe.

Você apresentou argumentos mto interessantes com relação ao Inter, Palmeiras e São Paulo. Porém, sobre o Corinthians peço apenas q tenha cuidado para nao ser levado pelo senso comum. Todos os times tem erros a favor e contra pq o nível da arbitragem é pessima. falar q o sucesso do Corinthians é por causa da arbitragem eh minimizar a qualidade do trabalho e desviar o foco.

De qq forma fico satisfeito qndo recebo críticas em meus textos feitas por pessoas que mostram demonstram ter grande nível. Apesar de não concordar, considerei suas considerações mto pertinentes.

Um abraço e frequentarei seu blog.

Anônimo disse...

Valeu Rafael!

Poderia provar por A+B os favorecimentos ao "Timão"...Mas seria redundante, todos sabem disso.

Mas não tiro os méritos de Mano Menezes, um GAÚCHO competente, grande treinador. Na época de Grêmio era mais humilde, depois que foi para o Corinthians ficou meio prepotente...Que diga o Milton Cruz, né...

O time conrinthiano é bom, mas depois das baixas não tem poder para ser campeão, há não ser que mais uma vez os "homens de preto" voltem a cometer "equivocos" a favor do "Timão"...

Gostei muito do blog de vcs, vou colocar um link do Jornalismo Esportivo nos parceiros do De revesgueio.

Abraço Rafael!

Emanuel disse...

Ô poucos comentarios,so digo que quem é influenciado pela midia é né? fazer oque. O palmeiras lider, com um jogo a menos que o Sao Paulo, e com o corinthians a 7 PONTOS do primeiro colocado(até entao estava,porque agora que perdeu nesse final de semana ja nao sei), voce vem me dizer que Sao Paulo e corinthians é uma FINAL ANTECIPADA do brasileirao. O nome do blog devia ser: CORINTHIANS OU SAO PAULO, APESAR DAS POSIÇOES, SAO OS MELHORES. Ta na hora de desligar a televisao ou entao procurar no dicionario o significado de consistencia,alem de ver que nao é so de consistencia que um time precisa.(odeio gente alienada)

Gerson Sicca disse...

Análise correta do Inter. Não é candidato ao título. Isso tá mais que provado. Assim como chegou na final da copa do brasil na marra, no brasileiro está se arrastando.

Anônimo disse...

Como um time que esta a um ponto do lider não é candidato ao título?


Quem chegou na final da copa do brasil na marra foi o Corinthians! O Vasco foi roubado na semi final! E o Atletico PR foi roubado nas quartas!

E só para lembrar que a arbitragem no primeiro jogo da final no Pacaembu foi uma vergonha! "Assassinaram" o Internacional!

BlogBlogs.Com.Br