quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Brasil Vale Ouro: um programa voltado para a formação de novos campeões

Por: Rafael Zito
Ao longo dos anos, o esporte olímpico brasileiro não tem recebido o merecido respeito dos responsáveis por fomentar a pratica esportiva no País. É por isso que iniciativas como a do Programa Brasil Vale Ouro precisam ser colocadas em destaque para que seja colocada como exemplo. Este programa tem como objetivo encontrar novos talentos olímpicos nas modalidades de judô, natação e atletismo. O projeto significa a entrada da Fundação Vale no segmento esportivo de alto rendimento.

Não é de hoje que escutamos as pessoas falarem que o Brasil precisa se tornar uma potência olímpica, no entanto, pouco está sendo feito para que isso um dia vire uma realidade. Justamente por esse motivo é que o Programa Brasil Vale Ouro chega para tentar mudar essa triste realidade. A grande meta do projeto é fazer com que o Brasil consiga formar atletas para que se tornem campeões olímpicos e conquistar o maior número de medalhas possíveis nos Jogos Olímpicos de 2016.

O projeto a longo prazo como esse precisa de um planejamento sólido para que tenha resultado. O programa funciona dentro das chamadas “Estações Conhecimento”, local onde os jovens de 7 a 19 anos são recebidos com atividades esportivas, culturais e de educação profissional. Além de formar campeões dentro de suas modalidades, o Brasil Vale Ouro visa também à formação do ser humano, preparando a criança e o adolescente para as dificuldades da vida. É fundamental que haja essa visão mais ampla, um olhar no qual começa com a formação e a construção de uma grande pessoa para que depois esse mesmo indivíduo consiga virar um atleta de alto nível.

O planejamento prevê a construção de 15 “Estações Conhecimento” até 2015, sendo que, a primeira unidade já está em funcionamento em Tucumã, no sudeste do Pará. A proposta é fazer com que os atletas que obtiverem os índices olímpicos nas unidades regionais sejam transferidos para o Centro Nacional de Excelência do Programa Brasil Vale Ouro, que será construído no Rio de Janeiro, na Vila Militar de Deodoro. Além de garimpar e acompanhar o desenvolvimento de atletas, as Estações Conhecimento formarão técnicos esportivos, já que o conceito está focado na construção de um legado de conhecimentos sistematizados e institucionalizados para as gerações futuras de cada região.

O programa foi lançado em outubro de 2008 e tem uma gestão compartilhada entre a Vale, o poder público e a sociedade. Além do Centro Nacional de Excelência, que será construído no Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo beneficiar por volta de 30 mil crianças e jovens e também terá unidades em seis estados brasileiros, são eles: Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro. Este Centro Nacional de Excelência contará com pista profissional de atletismo; dois alojamentos com capacidade para 100 atletas e um dos mais modernos ginásios de judô do Brasil, com seis áreas de treinamento simultâneas (dojôs) e arquibancada para 1.500 pessoas.

Além do apoio estrutural, a Fundação Vale fornecerá aos atletas uma ajuda financeira e um acompanhamento profissional de uma equipe formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física e assistentes sociais. O local terá também diversas oficinas de capacitação de futuros técnicos esportivos nas três modalidades que o projeto abrange. Estas oficinas terão padrão internacional, qualificando o profissional para trabalhar em instituições públicas e privadas. Este é um projeto que merece destaque e o Blog Jornalismo Esportivo apóia as iniciativas que visam melhorar a qualidade do nosso esporte e que não deixe de lado o cuidado com o lado humano, que é imprescindível para a formação de um grande campeão.

Imagens:
Site Oficial Programa Brasil Vale Ouro (http://www.vale.com/brasilvaleouro/index.html)

Um comentário:

Unknown disse...

Perfeito, Zito.

Excelente a iniciativa!
Temos é que divulgar mesmo.

Um abraço.

BlogBlogs.Com.Br