terça-feira, 14 de julho de 2009

Veteranos ou experientes?

Por: Guilherme Buso (BLOG Squad Brasil)

Tradição no esporte é importante, mas não é fundamental. Ainda mais nos dias de hoje, em que os ídolos são cada vez mais jovens e os jogadores mais velhos duram menos tempo em atividade.

O Boston Celtics viveu de tradição por muito tempo. O pivô Bill Russell conquistou 11 títulos com a mesma camisa verde e branca, na década de 60. E o trio Larry Bird, Kevin Mchale e Robert Parish atuaram juntos cerca de 14 anos, vencendo três campeonatos da NBA, na década de 80.

Os anos 90 chegaram e com ela uma nova fase do basquete mundial e da administração do esporte como um todo. Jogadores eram negociados constantemente e os pequenos times tornavam-se grandes. O Los Angeles Lakers, que era tão tradicional quanto os Celtics, acompanhou essa mudança.

Os Celtics passaram quase duas décadas de frustrações. Até a temporada passada, quando os dirigentes do Boston ousaram e trouxeram dois jogadores de peso para atuar ao lado do prata-da-casa, Paul Pierce. O problema é que Kevin Garnett e Ray Allen não eram mais revelações. Eram jogadores experientes em busca de um sonho, o título da NBA.

Com o objetivo alcançado em 2008, Garnett e Allen passaram de jogadores experientes a jogadores veteranos. E o Boston Celtics que havia se renovado, após duas temporadas voltava a ser um time de tradição e velho.

No momento em que se esperava uma grande contratação para agitar Boston, a franquia vem com uma surpresa chocante. Outro jogador veterano, com título de NBA, fará parte do elenco, o ex-ala polêmico do Detroit Pistons, Rasheed Wallace.

Sendo assim, o time titular do Boston Celtics para a temporada 2009/2010 terá Garnett, 33 anos; Wallace, 34; Allen, 33; Pierce, 31; e Rajon Rondo, 23. Uma média de quase 31 anos de idade, a mais alta da liga.

É... Rajon Rondo, você vai ter que correr muito.

Guilherme Buso é jornalista formado pela Universidade Metodista e, atualmente, é reporter da Federação Paulista de Futebol e escreve sobre NBA para o BLOG Squad Brasil.


Imagem:
NBAE/Getty Images

2 comentários:

Rafael Zito disse...

Olha Gui, assim como você joguei competições de basquete... logicamente q nao com a sua qualidade e seu curriculo, mas gosto bastante.

Os nomes em si são mto bons, mas, será q esses jogadores aguentarão uma temporada completa? O desgaste é grande pq na NBA as partidas acontecem em um espaço de dois ou tres dias. Será mto puxado, acho q esse time precisa de um bom banco de reservas.

Abraço

Guilherme disse...

É Rafa! Eu fico com pena dos mais novos que terão que correr em dobro, principalmente, na defesa.
Posso queimar minha língua, mas eu acho que esse time não chega nem nas finais de conferência.

Um abraço

BlogBlogs.Com.Br