segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mundial de Roma: brasileiros se destacam e cai um mito da natação mundial

Por: Rafael ZitoNesta segunda-feira ocorreu o segundo dia de provas do Campeonato Mundial de Natação, que está sendo disputado em Roma. Os dois brasileiros que se destacaram foram: Gabriella Silva (foto1) e Nicholas dos Santos. Gabriella nadou os 100m borboleta e entrou para a história da natação feminina brasileira terminando na quinta colocação, com o tempo de 56.94.

Apesar de ter ficado como a quinta nadadora do mundo, quero destacar um aspecto importante da atleta. Além de ficar emocionada com o feito, a brasileira mostrou certo inconformismo com o erro que cometeu. Gabriella acreditava que poderia conseguir um resultado melhor se tivesse acertado a chegada. Segundo a nadadora, a perda de alguns centésimos aconteceu porque deslizou um pouco no final da prova, já que estava na dúvida se dava mais uma braçada ou se esticava o braço para fechar a prova.

Esse tipo de reação de um atleta é algo que me agrada bastante. Não deu dessa vez Gabriella, porém, siga se cobrando que da próxima vez você consegue uma medalha para o Brasil, quem sabe ainda neste mundial, na prova dos 50m borboleta. Outro brasileiro que fez bonito na piscina do Foro Itálico foi Nicholas dos Santos (foto2), no 50m borboleta. O nadador se classificou para a final com o terceiro melhor tempo, entretanto, acabou na quinta posição. O vencedor da prova foi o sérvio Mirolav Cavic, com o tempo de 22.67.

O Brasil esteve representado em mais uma final. Henrique Barbosa nadou os 100m peito e ficou com a oitava posição, com a marca de 59.54. O vencedor da prova foi o australiano Brenton Rickard, que quebrou o recorde mundial do japonês Kosuke Kitajima, registrando a nova marca em 58.58. Até então tudo corria na maior normalidade nas piscinas romanas: recordes batidos e atletas brasileiros melhorando seus resultados. Mas, antes do dia acabar uma enorme surpresa pôs fim ao um mito da natação mundial. O estadunidense Aaron Peirsol terminou a semifinal dos 100m costas na nona colocação e está fora da final! É isso mesmo, a zebra apareceu em Roma!

O atual bicampeão olímpico da prova (Atenas 2004 e Pequim 2008); tricampeão Mundial (Barcelona 2003, Montreal 2005 e Melbourne 2007); e recordista mundial, com 51s94 ficou fora da finalíssima que acontece nesta terça-feira. Atualmente, Peirsol é o único homem no mundo a nadar a prova abaixo de 52 segundos. Vale lembrar que o nadador estadunidense registrou esse novo recorde mundial no último dia 08 de julho, a menos de um mês. Sem dúvida, foi à maior surpresa do dia e, provavelmente, de toda a competição. Quem acompanha natação sabe que quando uma prova de nado costas estava rolando era quase certo que o vencedor seria Peirsol. O fracasso em Roma pode estar marcando o começo de uma nova era.

Imagens:
Gabriella Silva – http://colunas.sportv.globo.com/files/980/2009/07/dsc024061.jpg
Nicholas dos Santos – Satiro Sodré / CBDA
Aaron Peirsol – Getty Images

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br