terça-feira, 16 de junho de 2009

Indefinições na Copa do Brasil e Libertadores

Por: Fausto Monteiro

Finalmente, a ansiedade está perto do fim, ao menos para os torcedores do São Paulo e Palmeiras. Para os corintianos, ela está apenas começando. No entanto, em caso de sucesso destas equipes que disputam a Copa Libertadores da América, esta angústia só irá aumentar, pois os times chegarão às semifinais da competição tão sonhada por ambos os times.

Contudo, vamos começar a falar sobre a partida considerada mais importante para a Rede Globo, que transmitirá o confronto entre Corinthians x Internacional, primeira decisão da Copa do Brasil. Neste jogo, que será no Pacaembu, não há como não dizer que o favorito é o time paulista, principalmente pela campanha dentro de sua “casa”. A garra e vontade do time de Mano Menezes deverão levar a equipe à vitória.

Toda esta motivação vem em decorrência do vice-campeonato da mesma competição, em 2008 (quando perdeu para o Sport, na Ilha do Retiro), e também devido ao sonho da diretoria e torcida corintiana de conquistar a Copa Libertadores da América em 2010. Já ouvi muitos dizerem que o Corinthians não perde o mesmo título em dois anos seguidos, mas acho que estes esquecem quem é o adversário desta decisão.

O Internacional de Porto Alegre, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2005, campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de 2006, campeão da Recopa Sul-Americana de 2007, campeão da Copa Sul-Americana de 2008 e campeão invicto do Campeonato Gaúcho. Sem contar que ele é tido como o melhor time do Brasil, pois mesmo atuando a maioria dos jogos do Campeonato Brasileiro com a equipe reserva, é vice-líder da competição e está invicto.

Porém, o time gaúcho atuará sem seu principal destaque, o atacante Nilmar, que vestiu a camisa alvinegra no título brasileiro de 2005, e do lateral-esquerdo Kleber, que apesar de ainda não ter demonstrado um futebol regular e vistoso, pode fazer falta. Mas, acredito que o maior desfalque na lateral será do Corinthians. André Santos, reserva de Kleber na seleção, não tem um substituto que chega aos seus pés, pois Wellington Saci é fraco e o Marcelo Oliveira não joga há tempos.

Já o Palmeiras entrará em campo nesta quarta-feira pelas quartas-de-final da Copa Libertadores da América, diante do Nacional, desconfiado por todos, principalmente pela imprensa uruguaia. No entanto, se a equipe atuar no mesmo nível que jogou contra o Cruzeiro neste domingo, na vitória por 3 a 1, com certeza se classificará.

Muitos acreditam, até mesmo torcedores, que o Palmeiras chegou muito longe nesta competição. Mas, sejamos sinceros, este time do Nacional é fraco e empatou o jogo de ida no Palestra Itália por sorte. Então, se o Luxemburgo não colocar em campo um time covarde como foi na partida de volta contra o Sport, o Palmeiras terá chances de avançar às semifinais. Porém terá que contar com peças fundamentais da equipe, como o incansável Pierre, o ótimo Cleiton Xavier, o raçudo Diego Souza e o goleador Keirrison, além, claro, do São Marcos.

Os outros atletas deverão lembrar do grito da torcida que diz que a Copa Libertadores é obsessão e é necessário jogar com raça e o coração. Em alguns casos, a gana de vencer pode prevalecer sobre a falta de técnica. Estou sendo generoso com certos atletas, como o Marcão, que precisa entender o jogo rápido do time e parar de tentar lançamentos sem destinos, e o estabanado Maurício Ramos, que, não posso negar, também faz partidas boas.

Neste espírito de luta, o Palmeiras tem todas as condições de voltar de Montevidéu com a vaga nas semifinais na mala. Mas não será fácil.

Por último, e não menos importante, jogam São Paulo e Cruzeiro no estádio do Morumbi, na quinta-feira. A principal aposta do dono do estádio deverá ser a tradição na Copa Libertadores, pois o time ainda não se acertou em 2009. Peças-chave da equipe no título do Brasileiro de 2008, como Hernanes e Jorge Wagner, já chegaram a ir para a reserva, deixando o posto de “intocáveis”.

Capitão e maior ídolo da torcida são-paulina, o goleiro Rogério Ceni, está lesionado e terá somente que ficar na torcida. O zagueiro Miranda (na minha opinião, o melhor do Brasil), está com a seleção brasileiro na Copa das Confederações. Com estas questões, o time paulista perde muito no seu elenco e ainda terá a pressão da torcida caso sofra um gol, pois o São Paulo perdeu por 2 a 1 no Mineirão e o técnico Muricy Ramalho carrega a fama de ser “pipoqueiro” nos mata-matas. Talvez por seu estilo ser mais trabalhador e não tanto motivacional, requisito fundamental em um torneio como a Libertadores.

Mesmo assim, essa disputa também está em aberto, pois mesmo considerando o Cruzeiro favorito, a equipe celeste tem um importante desfalque: o volante/meia Ramires, que da seleção brasileira deve seguir para o Benfica. Contudo, o time mineiro tem um atleta que é a cara da Libertadores e que já teve passagem pelo tricolor paulista, o atacante Kleber. O jogador deu trabalho para Miranda no primeiro jogo e agora não terá um atleta à altura para marcá-lo.

Com todas estas análises, não há como afirmar quais times conquistarão estas vagas e a Copa do Brasil. Mas uma coisa é certa, vontade não faltará aos jogadores, já que o São Paulo quer chegar ao tetra da Libertadores e o Palmeiras quer o título no aniversário de 10 anos da conquista do torneio continental. E o Corinthians precisa apagar o vice da Copa do Brasil do ano passado e chegar à tão sonhada vaga na Copa Libertadores de 2010.

Fausto Monteiro é estudante de jornalismo da Universidade Metodista e repórter da Federação Paulista de Futebol. No BLOGJE, Fausto escreverá sobre o futebol paulista.

Imagens:
Keirrison - assessoria de imprensa do Palmeiras
Borges - Agência Estado

5 comentários:

Marcelo Braga disse...

Fala Fausto
seja bem-vindo ao time
Concordo com o que vc disse, tirando as aspas colocadas na casa do Corinthians. Se o Pacaembu historicamente não é a casa do Timão, é de quem?
um abraço

Bruno Zanette disse...

Cada vez mais me convenço de que o São Paulo do Muricy é time de segundo semestre, e pro azar deles, a Libertadores é no primeiro semestre... Estou apostando em uma final entre Palmeiras x Grêmio na Libertadores, revivendo os bons confrontos dos anos 90.

Na Copa do Brasil, não me arrisco a apontar um favorito, pelo simples fato de não existir. Tanto Corinthians quanto Internacional, são comandados por grandes treinadores, que com certeza farão a diferença na final. O projeto corintiano é ousado e tentarão fazer com que nada atrapalhe. Mas o Inter quer faturar tudo no ano do Centenário e convenhamos, eles têm time pra isso.

Abraço!

Felipe Simi disse...

Bem-vindo também, Fausto.

Olha, entre os paulistas que vão a campo nesta semana, acho que a mais ingrata das missões, apesar de ser por um torneio nacional, e não continental, é a do Corinthians.

Abraços.

Persio Presotto disse...

na copa do brasil, vai dar internacional. na libertadores, gremio, palmeiras e são paulo se classificam. abs, pp

Thiago Fagnani disse...

São jogos que entrarão para a história! Nenhum tem favorito, apesar de tbm achar que o Palmeiras passa do Nacional, mas Libertadpres é Libertadores, o que deixa par jogo sem favoritos.

Quanto ao Pacaembú, concordo plenamente com as aspas. Os impostos pagos pelos cidadãos paulistanos são postos lá ( na devida proporção, claro). E por sinal, quem inaugurou este estádio foi o Palmeiras!

Belas análises e um grande abraço

BlogBlogs.Com.Br