sábado, 13 de junho de 2009

Copa das Confederações 2009 – a chance de Dunga se firmar?

Por: Vinícius Dominichelli Mais uma edição da Copa das Confederações está para começar. O pontapé inicial será dado no próximo domingo, 14 de junho, e a bola para de rolar no dia 28 do mesmo mês, com a grande final da competição.

O atual campeão do torneio, o Brasil, está no Grupo B, mais difícil dessa edição. A Seleção Canarinho ganha as companhias de Estados Unidos, Egito e da sempre perigosa Itália. Problemas para o nosso país? Nem tanto, já que são duas as vagas reservadas para as semifinais.

A equipe do técnico Dunga não deve encontrar maiores dificuldades para vencer os Estados Unidos e o Egito, mas pode se complicar muito contra os italianos. Inclusive, arriscaria aqui meu palpite para o campeão dessa Copa das Confederações 2009: Itália! Seco!

Com uma equipe repleta de bons jogadores, atletas como Kaká, Elano, Daniel Alves, Luís Fabiano e Júlio César podem desequilibrar. Só não entendo como o nosso querido Dunga prefere colocar o burocrático futebol do atacante Robinho em campo e deixar o Nilmar apenas como opção no banco de reservas. Mais uma indagação de minha parte. Será que o André Santos não vive melhor momento na lateral-esquerda do que o Kléber? Coisas do Dunga.

Pelo lado do italiano, o técnico Marcello Lippi aposta todas as suas fichas em jogadores como Buffon, Cannavaro, Zambrota, Camoranesi, Luca Toni e o badalado e excelente Pirlo. Acredito ser o time mais bem preparado da competição.

Com uma base formada por atletas do Barcelona, Valencia e Liverpool, a Espanha deve passear no Grupo A, que ainda conta com Iraque, África do Sul e Nova Zelândia. Atletas de renomes como Casillas, Reina, Puyol, Sérgio Ramos, Xabi Alonso, Fábregas e Fernando Torres são as esperanças do técnico Vicente Del Bosque, que optou por levar força máxima ao torneio intercontinental.

Confira abaixo os grupos da Copa das Confederações 2009:

Grupo A
África do Sul
Iraque
Nova Zelândia
Espanha


Grupo B
Estados Unidos
Itália
Brasil
Egito

Histórico

A Copa das Confederações ou Taça das Confederações é um torneio de futebol organizado pela Fifa entre seleções nacionais a cada quatro anos. Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, totalizando oito países.

A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992, sendo chamada de Copa Rei Fahd. A terceira edição, também na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi organizado pela Coréia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo de 2002, e este procedimento foi repetido em Junho de 2005, quando o país-sede da Copa do Mundo de 2006, a Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005.

Bicampeões
Brasil (1997 e 2005)
França (2001 e 2003)

Campeões
México (1999)
Dinamarca (1995)
Argentina (1992)

Imagem:
Site Oficial da FIFA - Divulgação

6 comentários:

Persio Presotto disse...

ficará entre Brasil, Espanha e Itália! Abs, PP

Esteban dL disse...

espanha, me parece que esta firme, aunque brasil no se queda atras...
saludos
http://d-coleccion.blogspot.com

Bocha disse...

Voy por todos los gallegos. Ojo con brasil.

Saludos y te espero por el blog.

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com

Unknown disse...

Na minha opinião nada ameaça o cargo de Dunga antes da copa do mundo. Nem mesmo uma campanha desastrosa.
Eu aposto na Itália
beijos

Thiago Fagnani disse...

Sempre fui, e ainda sou contra o Dunga na Sel. Brasileira, mas, ele está mais do que "firmado" no colando. Seus números nós calam.

Abraços

Felipe Simi disse...

Vinícius,

Robinho, Kléber... E o Gilberto Silva? O Felipe Melo? Já deu, né? É bom que não ganhemos porque a eliminação pode forçar o Dunga a enxergar os problemas que, p/ ele, já parecem estar resolvidos.

Abraços.

BlogBlogs.Com.Br