domingo, 10 de maio de 2009

OPINIÃO!!!!

Neste final de semana tivemos o início do Campeonato Brasileiro de 2009. Além do atual tricampeão São Paulo, outras 19 equipes entram com o objetivo de acabar com a hegemonia do Tricolor paulista. No sábado, três partidas abriram a competição e, neste domingo, outros sete jogos finalizam a primeira rodada.

Este campeonato promete bastante pelas presenças de Ronaldo, no Corinthians; Fred, no Fluminense; e Adriano, no Flamengo – três dos quatro atacantes do elenco da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006. Além desses jogadores já consagrados, sempre surgem revelações e há também equipes com forte conjunto que podem surpreender.

O Blog Jornalismo Esportivo abre neste final de semana uma discussão sobre a principal competição nacional. O Campeonato Brasileiro oferece três vagas diretas para a Copa Libertadores da América e mais uma para a pré-Libertadores. Os clubes que ficarem da 5ª até a 12ª posição garante vaga na Copa Sul-Americana e, os últimos quatro, serão rebaixados.

Os integrantes do BlogJE expressam abaixo suas opiniões e fazem suas projeções sobre o Brasileirão 2009. Os editores convidam também vocês leitores para colocarem suas opiniões, concordando ou discordando dos integrantes.

Por: Felipe Simi
Este campeonato vai ser um dos melhores dos últimos tempos. Apesar de favorito, o hexacampeão São Paulo deve encabeçar a disputa pela taça, rodada a rodada, com os fortíssimos Internacional, Flamengo e Cruzeiro. Com eles, vai estar o Corinthians, de volta à série que já ganhou quatro vezes. Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Goiás, Sport, Coritiba e Atlético-PR devem ficar na espreita, se não na zona de classificação à Sul-Americana, de olho em uma vaga para a Libertadores.

Já Avaí, Santo André e Grêmio Barueri subiram, mas devem jogar contra o rebaixamento assim como Náutico e Vitória. E, no fim, só um vai se salvar. Coincidência ou não, das 20 equipes que estão no páreo deste ano, seis são paulistas. Aliás, o Estado de São Paulo é o que mais venceu o Nacional até hoje: seis vezes. Receio que, neste ano, esta sina seja quebrada.

Por: Marcelo Braga
Não acredito no tetra do São Paulo. Pode parecer perseguição, mas o futebol do Tricolor do Morumbi não me atrai há muito tempo e, diferentemente dos outros anos, as contratações do clube não foram tão acertadas, já que atletas como Eduardo Costa, Wagner Diniz e até Júnior César ainda não encontraram o futebol que os levaram até o clube do Morumbi.

Estes exemplos mostram que o São Paulo perdeu a força de elenco que já teve, o que Muricy Ramalho, como qualquer outro técnico, necessita para vencer campeonatos. Se quiser títulos, o presidente Juvenal precisa começar a abrir o bolso. Desta forma, os principais favoritos para o campeonato e, arriscando em uma ordem final classificatória, são: 1º- Internacional; 2º Corinthians; 3º- Cruzeiro; 4º São Paulo.

Por: Rafael Zito
Chegamos a mais um Campeonato Brasileiro. Assim como nos últimos anos, o Brasileirão 2009 terá sete meses de duração, portanto, qualquer prognóstico é bastante arriscado. No entanto, acredito que algumas tendências devem ser destacadas. Atual campeão da Copa Sul-Americana, o Internacional é a equipe que, no momento, está jogando o melhor futebol no Brasil. Com o lateral Kléber, os meio-campistas Guiñazú, Magrão e D’Alessandro e os atacantes Taison e Nilmar podem fazer a diferença. Além disso, o técnico Tite tem em mãos um dos melhores elencos do país.

Cruzeiro e São Paulo estão no mesmo patamar do clube gaúcho. Apesar dos estilos de jogos distintos, o clube mineiro e o paulista são fortes candidatos. O time do técnico Adilson Batista é leve e joga um futebol vistoso, já a equipe de Muricy Ramalho atua de forma competitiva, um futebol intenso, com forte marcação, velocidade no ataque e a eficiente bola parada. As equipes também possuem elencos capazes de segurar bem a dificuldade do campeonato.

Corinthians e Grêmio estão um pouco abaixo, porém, também serão candidatos ao título ou, ao menos, a uma das vagas na Libertadores. As duas equipes têm um excelente time, no entanto, ainda pecam na quantidade de reservas para suprirem com qualidade as ausências dos titulares. Acredito que Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Corinthians ficarão nas cinco primeiras colocações. Arriscar a ordem seria muita pretensão, mas, será difícil que essas equipes não estejam entre as cinco.

Algumas equipes começam a competição em igualdade de condições. São elas: Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Coritiba, Sport, Atlético-MG e Atlético-PR. Com uns quatro ou cinco reforços esses times podem sonhar com coisa melhor, no entanto, atualmente brigariam para ficar na melhor posição do meio da tabela e com a vaga na Copa Sul-Americana. Para mim, os mais fortes candidatos a rebaixamento seriam: Barueri, Náutico, Avaí, Santo André, Vitória, Goiás e Botafogo.

Por: Sabrina Machado
Ronaldo, Adriano, Fred, Thiago Neves, Nilmar, D’Alessando, Kléber, Keirrison, Washington, Neymar, entre outros que brigam por fora para ser o craque do Brasileirão. O Campeonato Brasileiro deste ano promete ser um verdadeiro teste para cardíaco. Você acredita no seu time? Será que ele lutará para ser o campeão? Ou estará brigando para não cair na zona do rebaixamento? Você se contenta com Sul-Americana como prêmio de consolação?

Internacional, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras (pela ordem) são os meus favoritos para levantar a taça de campeão. Flamengo e Grêmio estarão pelas beiradas, tentando uma vaguinha na Libertadores. Como o campeonato é longo, as equipes que possuem o elenco mais forte se consagrarão as cinco primeiras colocadas. Para mim, o melhor time é o do Colorado. O trio formado por D’Alessandro, Tyson e Nilmar dará muitas alegrias para a torcida. Além disso, o técnico Tite conta com um forte meio campo.

Na parte mais triste da tabela, a meu ver, estarão: Avaí, Náutico, Santo André, Vitória, Barueri, Botafogo e Atlético-MG. Nas últimas campanhas, o Galo não está fazendo jus a torcida que tem. A diretoria não consegue montar um time competitivo para lutar no topo da tabela.

4 comentários:

Persio Presotto disse...

algo me diz que este não será ano para o são paulo, não. talvez para o inter, cruzeiro ou, mesmo, o corinthians.

PS - Simi, Zito, Marcelo e Sabrina, por favor, compareçam ao Blog do PP e elejam os 11 melhores jogadores para a seleção da primeira rodada.

http://ppresotto.blogspot.com/

Abraços,

PP

cesar afonço disse...

Acho muito dificil o São Paulo ser campeão brasileiro esse ano.

Cruzeiro e Inter me parecem os favoritos...

vlw abs

Daniel Reiner disse...

Espero que o campeão desse ano jogue um futebol mais vistoso e agradável de se ver, diferentemente da eficiência insuportável do São Paulo. FORTE ABRAÇO!

Lucas Pereira disse...

felipe simi ta maluco... como que o Estado de São Paulo soma apenas 6 títulos do nacional?? Só o São Paulo tem 6, corinthians 4, palmeiras 4, Santos 2, e o bugre ainda tem mais unzinho.. são 17 títulos brasileiros no estado.
Marcelo não consegue esconder sua falta de imparcialidade, o são paulo foi campeão dos últimos 3 brasileiros e com elencos mais fracos, com jogadores que ainda não haviam encontrado seu melhor futebol nessa mesma época e com condições físicas bem piores. Acho que um jornalista esportivo se não consegue ser imparcial deveria ao menos ter mais respeito por um time tricampeão nacional. São Paulo vem com chances e deve brigar pelo título novamente.

BlogBlogs.Com.Br