domingo, 3 de maio de 2009

OPINIÃO!!!!!!

Na próxima semana iniciam-se os confrontos da fase oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Na terça-feira, o Palmeiras recebe o Sport no estádio Palestra Itália, às 21h15. No dia seguinte será a vez do San Martin (PER) enfrentar o Grêmio, no Peru, às 21h50. A rodada se completa na quinta-feira com as partidas entre: Deportivo Cuenca (EQU) e Caracas (VEN); Estudiantes (ARG) e Libertad (PAR); Defensor Sporting (URU) e Boca Juniors (ARG) e Universidad do Chile (CHI) e Cruzeiro.

Os confrontos entre San Luiz (MEX) e Nacional (URU) e Chivas (MEX) e São Paulo foram adiados em uma semana devido aos problemas com a gripe suína que o México está enfrentando. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tentou mandar as partidas para a Colômbia e o Chile, no entanto, as autoridades dos países vetaram as partidas. A entidade ainda negocia para tomar uma decisão sobre o caso.

Veja abaixo uma análise dos integrantes do Blog Jornalismo Esportivo sobre os confrontos das oitavas-de-final da Libertadores. A equipe convida os leitores a deixarem suas opiniões sobre os duelos.

Por: Felipe Simi
Grêmio, Cruzeiro, Sport e Palmeiras. Quatro times brasileiros vão a campo nesta semana para a primeira fase dos mata-matas da Copa Santander Libertadores. As exceções serão São Paulo e Nacional-URU, que jogariam o turno no México, pátria mãe da epidêmica gripe suína. Rapidamente, a Conmebol pediu ajuda a Chile e Colômbia, que recusaram. Então, na última sexta, a Confederação anunciou, por meio do porta-voz Nestor Benítez, que as duas partidas seriam atrasadas em uma semana. Aí, as especulações começaram: São Paulo e Chivas jogariam duas vezes Brasil; São Paulo e Nacional se enfrentariam para que Chivas e San Luis jogassem entre si, etc.

Conversas fiadas à parte, esses são momentos em que o respeito, a compreensão e a cooperação entre os países deveriam prevalecer. Que perigo duas delegações de, no máximo, 30 pessoas poderiam oferecer? Elas já passaram pelo exame médico, estão saudáveis e provavelmente, se desembarcassem em outro país, seriam examinadas de novo.
...
E vamos às projeções:

Grêmio-BRA x San Martín-PER: tricolores devem avançar com duas vitórias;
Caracas-VEN x Dep. Cuenca-EQU: Rodrigo Teixeira deve classificar os equatorianos;
São Paulo-BRA x Chivas-MEX: descansados, os são-paulinos seguir adiante;
Cruzeiro-BRA x Universidad-CHI: embalados, os mineiros podem tropeçar, mas avançam;
Boca Juniors-ARG x Defensor-URU: com um empate e uma vitória, o Boca vai às quartas;
Libertad-PAR x Estudiantes-ARG: experientes, os argentinos vencem, mas não será fácil;
Nacional-URU x San Luís-MEX: invictos, os uruguaios devem passar com tranqüilidade;
Sport-BRA x Palmeiras-BRA: quase imprevisível, mas, na hora H, deve dar Palmeiras.

Por: Leandro Miranda
O Grêmio, primeiro colocado na classificação geral, tem a maior “baba” das oitavas, contra o fraco San Martín, do Peru. O time gaúcho é forte na marcação e está arrumando o setor ofensivo com o argentino Maxi López. Caracas, da Venezuela, e Deportivo Cuenca, do Equador, travam um duelo em que nenhum dos dois times assustam o Grêmio, provável adversário nas quartas. Devem passar os equatorianos, que ficaram em segundo no grupo do Boca Juniors.

São Paulo e Chivas, do México, farão um confronto equilibrado. O time da América do Norte tem jogadores experientes, mas não poderá jogar em casa por causa da gripe suína. O Tricolor vem se adaptando a um novo esquema tático, com Dagoberto na meia direita e Rodrigo na lateral, e pode sofrer para encaixar seu jogo. O perigo de cair é grande, mas o São Paulo deve passar graças à eficiência do seu pragmatismo. Quem ganhar deve enfrentar o Cruzeiro, em ótima fase, que tem tudo para passar por cima da Universidad do Chile.

O favorito ao título Boca Juniors enfrenta o Defensor do Uruguai, e deve passar sem sustos. O time argentino é veterano nas disputas de mata-mata da Libertadores e tem muita qualidade no setor ofensivo. Seu adversário nas quartas sai do jogo extremamente equilibrado entre Libertad, do Paraguai, e Estudiantes de La Plata. Os argentinos vêm de um melhor momento na primeira fase, com direito a duas goleadas por 4 a 0, e devem passar.

O Nacional, do Uruguai, também deve ter pouco trabalho contra o San Luis, outro que não poderá atuar em sua casa, o México. O time sul-americano é mais tarimbado que o adversário e está invicto na Libertadores. Por fim, o tira-teima de Sport e Palmeiras: acredito que passem os paulistas, simplesmente porque têm um time melhor. O Sport é limitado, mas cresce em mata-matas quando joga na Ilha do Retiro. Por outro lado, o Palmeiras, que também tem defeitos, mas conta com mais qualidade no elenco, vem muito fortalecido pela classificação heroica no Chile. Deve passar.

Por: Rafael Zito
Na terça-feira, Palmeiras e Sport abrem as disputas das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. As duas equipes prometem duelos equilibrados. Os times se equivalem também nos pontos que podem determinar o vitorioso do confronto. Sem dúvida, um dos embates mais difíceis de prognóstico. Após pensar muito, colocar os prós e os contras, a mera aposta é na classificação do Sport.

Outro confronto envolve o Boca Juniors e o Defensor Sporting. Pela equipe que tem e por tudo que representa o clube argentino não terá dificuldades para avançar. O Grêmio também chegará às quartas-de-final sem problemas, passando pelo fraco Universidade San Martin. Cruzeiro e Universidad de Chile deve ser uma disputa um pouco mais complicada, mas, aposto na classificação do clube mineiro com um empate no Chile e uma vitória tranquila no Mineirão.

No confronto entre o Caracas e o Deportivo Cuenca meu palpite é na classificação dos equatorianos. Estudiantes e Libertad devem proporcionar dois embates emocionantes e muito equilibrados. O clube argentino aposta na tradição e em Verón, já os paraguaios jogam suas fichas na boa campanha feita até o momento. Até a quarta rodada, o Libertad era a única equipe com 100% de aproveitamento. Nas últimas duas rodadas deu uma relaxada, mas, apesar das dificuldades deve avançar.

Quanto aos confrontos entre: São Paulo x Chivas e Nacional x San Luiz, acho que, antes de um evento esportivo, deveria se pensar no lado humano, no bem-estar da sociedade. A gripe suína atacou forte no México e já há sinais de que está se alastrando. Colômbia e Chile já se negaram a receber as partidas e acho que outros países também deveriam se negar. Na última sexta-feira, dia 1º de maio, o presidente do México, Felipe Calderón pediu para que todos os mexicanos não saiam de casa até dia 05. Estamos falando de um problema sério! Tendo em vista essa situação, a Conmebol deveria eliminar as equipes da competição! Sendo assim, São Paulo e Nacional já estariam classificados. Se houver as partidas, meu palpite também será para o avanço dos brasileiros e uruguaios. Só para deixar bem claro: não é um preconceito contra os mexicanos. É uma preocupação com a saúde mundial!

Imagem:
Logo Libertadores da América - site oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol

9 comentários:

Persio Presotto disse...

Vai dar Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Boca Juniors na semifinal!

Depois, por gentileza, visitem o Blog do PP e vejam o texto que escrevi a respeito do tema e, também, prestigiem a estréia de Gabriela Miranda, minha colaboradora da Espanha!

Abs,

PP

Felipe Moraes disse...

Acredito que os brasileiros passarão das oitavas. No confronto entre Sport e Palmeiras, é claro, vai dar Palmeiras!!!

Abraço,
Felipe Moraes

Impasse Livre disse...

DEIXOU O PALMEIRAS CHEGAR, A CAMISA, A TRADIÇÃO E A TORCIDA VÃO PESAR A SEU FAVOR EM QUE PESE A PARADA DURA EM RECIFE! JÁ CRUZEIRO, E GR4ÊMIO NÃO TERÃO MAIORES PROBLEMAS, O SP PEGARÁ UMA PARADA DURA, MAS O CHIVAS VAI SE DAR MELHOR PQ NÃO ACREDITO NO SP DESSE ANO, MMJUITO INSTÁVEL1 ABS, LEANDRO

Daniel Gomes disse...

Alô Zito e galera do Jornalismo Esportivo.

Já mandei para o e-mail de vocês, o meu e-mail, para que a gente possa entrar em contato.

Enquanto aos jogos da Libertadores, só Sport x Palmeiras me interessa. O Leão pode rugir mais alto de novo!

www.pernambola.blogspot.com

Alisson Freitas disse...

Tomara que dê São Paulo

vou add vcs..
dpois visitem o meu blog

abrço

Bocha disse...

Gracias nuevamente por pasar por ABRAN CANCHA, sin duda eres uno de los lectores que mas hacen crecer a dicho blog. Por lo que te invito a pasar nuevamente hoy que postie una nota para debatir...

Saludos y te espero.

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com

Thiago Fagnani disse...

Minha única certeza da Libertadores 2009:

SÃO PAULO NÃO SERÁ CAMPEÃO!

cesar afonço disse...

Acho que dentre os clubes Brasileiros, somente o Palmeiras não avançará. Aposto no Leão da Ilha.

Os outros passam fácil pelos seus adversários.

vlw abs

Thiago Fagnani disse...

Xiii
O Palmeiras passou...
E agora?

BlogBlogs.Com.Br