sábado, 9 de maio de 2009

Lágrimas de crocodilo? Atitude de homem

Neste sábado, o Blog Jornalismo Esportivo abre espaço para o estudante de jornalismo da Universidade Metodista, Klaus Richmond. Atualmente repórter do site da Federação Paulista de Futebol, o estudante tem em seu currículo um período no Terra Esportes, quando trabalhou como redator. Os editores do BlogJE convidam os leitores para apreciarem o texto de nosso convidado especial.

Por: Klaus Richmond
Na última terça-feira, Pedro Santilli, fiel escudeiro de Émerson Leão, foi a julgamento na Federação Paulista de Futebol (FPF). Enquadrado nos Artigos 186 II e 187 II – onde foi punido por 60 e 120 dias, respectivamente –, o técnico do Comercial na Série A2 do Campeonato Paulista levou um gancho considerável: 180 dias.

Durante o julgamento, Santilli tentou, a todo custo, esclarecer a agressão ao jogador da Catanduvense e, por fim, ao árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Em uma cadeira, o ex-jogador, ex-auxiliar técnico e ex-preparador de goleiros; também virou ex-adulto ao não segurar as lágrimas e a comoção. Durante a sessão, alguns dos companheiros de imprensa não pouparam críticas: “Mas que teatro, hein?”. Todavia, acredito que um homem pode mesmo se revelar quando é posto a prova.

Sem mais a perder, o treinador surpreendeu e disse: “Tenho a Síndrome do Pânico e lhes trouxe um atestado médico”. Para os leigos, a “síndrome” ou o “transtorno” faz com que um indivíduo tenha ataques esporádicos. O problema vai além, causa a instabilidade, o medo, a vergonha e outras sérias incertezas. Além disso, Santilli destacou os cuidados para com a sua mãe, debilitada por um Mal de Alzheimer.

Mesmo assim, o choro pouco abrandou a condenação e, muito menos, a reprovável atitude de um profissional que está há mais de 40 anos no esporte. Grande celeiro de revelações – Diego, Raí, Sócrates, Doni, Cicinho –, Ribeirão Preto (SP) merece voltar a ter destaque no cenário paulista. Por enquanto, apenas o Botafogo, ainda na Série A1 e o emergente (duvidoso) Olé Brasil são as esperanças.

Por essas e por outras é que Pedrinho Santilli, como também é conhecido, deve ser perdoado pelos defensores do futebol “quadrado” – sem atitudes bruscas ou violentas de seus praticantes e espectadores. Com passagem até pela Seleção Brasileira, o homem parecia “apenas” querer defender um bem maior: a força do futebol do interior, o Comercial Futebol Clube.


Imagem:
Pedro Santilli - Divulgação - site oficial do Santos Futebol Clube

4 comentários:

Persio Presotto disse...

zito, novas sobre a libertadores:

http://ppresotto.blogspot.com/

Abs, PP

Klaus disse...

rs..

Sem muitos comentários!

Grato pelo espaço!

Ah..Por enquanto, Palmeiras 0 x 1 Coritiba. Este é o Brasileirão!

Marcelo Braga disse...

Belo texto Klaus..
também acredito na lágrima do homem, afinal tenho certeza que Santilli se arrependeu da atitude que o marcou negativamente.
Um grande abraço e apareça sempre por aqui..

Bocha disse...

Bueno, el post espectacular...

jeje saludos crack

www.abran-cancha.blogspot.com

BlogBlogs.Com.Br