segunda-feira, 4 de maio de 2009

Corinthians: um campeão fenomenal

Por: Rafael Zito
Timão conquista seu 26º título do Paulistão de forma incontestável

Simplesmente Fenomenal! Está é uma definição precisa para a campanha que deu ao Corinthians o título do Campeonato Paulista de 2009. Como em todos os anos, o Corinthians entrou na disputa como um dos candidatos a conquista da taça, no entanto, neste ano conseguiu confirmar o favoritismo e levou o troféu para o Parque São Jorge.

Com o comando do técnico Mano Menezes e uma base forte que conquistou a Série B, em 2008, o elenco corintiano ganhou um toque de qualidade acima da média com a chegada do atacante Ronaldo. Após um ano e quatros meses de trabalho, o treinador formou uma equipe consistente e ciente do que precisa fazer para conseguir seus objetivos, isso explica uma campanha na qual o clube terminou a competição sem nenhuma derrota.

Em 23 jogos foram 13 vitórias, 10 empates e nenhuma derrota. O Alvinegro estreou no Paulistão no dia 22 de janeiro, no Pacaembu, diante do Barueri. Depois de uma pré-temporada maior do que a dos rivais e da goleada, por 5 a 1, no amistoso contra o Estudiantes (ARG), o empate por 2 a 2 com o Barueri fez com que desconfianças rondassem o Parque São Jorge. Na sequência foram três vitórias consecutivas sobre Botafogo (2 a 0), Oeste (4 a 1) e Paulista (2 a 3), resultados que voltaram a animar a torcida.

Em seguida, o time fez seis jogos onde obteve três vitórias (Mogi Mirim, Guaratinguetá e Noroeste) e três empates (Portuguesa, São Paulo e Marília). Após este período, o Corinthians teve pela frente o Palmeiras, na 12ª rodada, dia da estreia do atacante Ronaldo. O Fenômeno entrou em campo no segundo tempo e fez o gol do empate por 1 a 1 nos acréscimos do segundo tempo. Daí por diante, a equipe seguiu mantendo a regularidade oscilando bons jogos, boas vitórias, com partidas medianas e empates que não empolgaram.

Invicto, mas, sem empolgar, o Corinthians chegou às semifinais menos cotado do que o São Paulo. Porém, o trabalho de Mano Menezes surtiu efeito e o time cresceu no momento certo e fez dois ótimos jogos contra o Tricolor e também diante do Santos na grande decisão. Quem brilhou neste momento decisivo foi o goleiro Felipe. Contestado por parte da torcida, o arqueiro subiu de produção e foi peça fundamental no jogo contra o São Paulo, no Morumbi, na vitória do Corinthians, por 2 a 0; e, principalmente, no primeiro jogo da final contra o Santos, quando fez defesas milagrosas e ajudou o Alvinegro e sair com a vitória por 3 a 1.

Com este título, a equipe de Parque São Jorge chegou ao seu 26º título do Campeonato Paulista. A campanha também garantiu ao clube a Taça dos Invictos, superando a marca anterior que pertencia ao São Paulo, que ficou 20 partidas sem perder. O Alvinegro fechou sua participação na competição com 23 jogos de invencibilidade. Esta foi à quinta vez que o Corinthians conquistou o Paulistão de forma invicta. As outras quatro vezes foram em 1914, 1916, 1929 e 1938.

Imagens:

Entrega da Taça - Site da FPF
André Santos - Site da FPF
Ronaldo - Marcos Ribolli - Globoesporte.com

Texto publicado no site Fanáticos Por Futebol -
http://www.fanaticosporfutebol.com.br/index.php?page=noticia&nts=495474

9 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Fagnani disse...

Como havia previsto, Corinthians campeão paulista 2009!

Um futebol que não encheu os olhos de ninguém, mas foi sólido e consistente.


Uma campanha para fazer inveja a qualquer são paulino, que por natureza, tem inveja de tudo.

O Palmeiras, campeão de 2008, eliminou o SP nas semifinais e deu show na final contra a Macaca. Em 2009, o timão eliminou o SP e foi campeão invicto e tirou a taça dos invictos do time do Morumbi, ou seja, alguém está ficando para trás... VIVA O DERBY! QUE ESTE ANO PODERÁ SER DISPUTADO EM MIAMI!!

Derby a parte, parabéns ao Corinthians, que voltou com tudo da Série Baba e mostrou futebol de time, não grande, mas sim GIGANTE!

Abraços Rafão!

Persio Presotto disse...

Zito, o Corinthians merecidamente foi o grande campeão! Meritos de Mano Menezes e todo time! Abs, PP

E passa lá no Blog do PP, oras! rs

PP

Fernanda Vaz disse...

Realmente o Cointhians mereceu o título, foi consistente e soube se manter com o pé no chão o campeonato inteiro. Aliás, não sei porque alguns clubes brasileiros ainda não entenderem que é esse o método de uma boa administração com resultados: a consistência!
O SPFC já vem fazendo esse tipo de trabalho há alguns anos também.

E o Ronaldo faz a diferença, não tem jeito! Só precisa voltar a ser mais Brasileiro e menos Europeu, porque o Brasil é isso, as pessoas não são tão frias...

Valeu Zito, passe lá no blog sempre que puder..

Bjo.

1982 Esporte Clube disse...

Mantida a base de 2008, o time do Corínthians é a cara do seu treinador. Tecnicamente, as vezes, feio. Mas muita consciência e obediência tática.

A feiúra do futebol apresentado na 1° fase do Paulistão se deveu muito mais à falta dos refinados Dentinho, que não fez pré-temporada e depois se contundiu e esteve fora de forma e à má fase do articulador Douglas. Mas foi compensada pela fragilidade de alguns adversários e principalmente pelo retoque genial de Ronaldo.

Nas finais o figurino esteve perfeito e o título, invicto ( o 26° Paulistão do clube), foi brilhantemente e merecidamente conquistado.
FORTE ABRAÇO!

cesar afonço disse...

Fiquei feliz em ver Ronaldo voltar a ser campeão, hoje consigo digerir a troca do fla pelo Timão.

Foi uma vitória mais do que merecida. O corinthians tem muito mais time que o Santos.

vlw abs

Marcelo Braga disse...

Mas agora é hora de focar na Copa do Brasil, onde terá um difícil duelo com o Atlético PR.
Acredito que o Corinthians tenha um time muito competitivo e que irá passar de fase. Já quanto ao título, vejo uma única grande equipe capaz de impedí-lo: o Internacional de Porto Alegre.

Wilson Oliveira disse...

De fato, o Corinthians está de parabens pelo título paulista.

Mas precisa reforçar o time para a disputa do Brasileiro. E tenho cá minhas dúvidas se Ronaldo seguirá até o final do ano no Timão.

Abraço a todos da equipe!

Anônimo disse...

A sou santista mais fiquei feliz pelo grande momento do Ronaldo!!!! e outra coisa que gostei foi encontrar seu blog com certeza é o maior blog de esporte do brasil, inclusive acabei de votar no top blog e eu também possou um blog e estou concorrendo na categoria variedades se caso puder ir la da uma olhadinha. Outra coisa gostaria de fechar uma parceria com vc abração

http://alertageralonline.blogspot.com/

BlogBlogs.Com.Br