terça-feira, 26 de maio de 2009

Barcelona x Manchester United: qual fator será decisivo?

Por: Rafael Zito

Enfim conheceremos nesta quarta-feira o campeão da Liga dos Campeões da Europa. Após duas semanas de expectativa, uma longa espera após a definição dos finalistas, Barcelona e Manchester United se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no estádio Olímpico de Roma, na Itália.

O mundo do futebol não vê a hora presenciar o confronto entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, sem dúvida, os dois melhores jogadores da atualidade. Apesar de todos os holofotes apontarem para a dupla, a partida tem tudo para ser decidida por coadjuvantes e por pequenos detalhes. O Barcelona tem o melhor ataque da Liga dos Campeões, com 30 gols, enquanto que, o Manchester United possui a melhor defesa da competição, em média, com apenas seis gols sofridos. Analisando estes números o equilíbrio deve ser a tônica da grande decisão.

Para quebrar esse equilíbrio, alguns outros fatores pouco falados tornam-se fundamentais para uma análise de tendências. Apesar de se destacar como a melhor defesa, o ataque do Manchester conta com figuras como Ronaldo, Tevez, Rooney e Berbatov, jogadores que com enorme capacidade de balançar redes e com um entrosamento de, no mínimo, um ano, já que o búlgaro chegou aos Reds Devils nesta temporada de 2008/2009.

Por outro lado, mesmo tendo o melhor ataque, o Barça tem uma defesa que não trás segurança e, para piorar, terá desfalques importantes neste setor. O zagueiro Rafa Marquez e os laterais Daniel Alves e Abidal estão fora da partida. Marquez está machucado e os laterais estão suspensos. Se o setor defensivo já não é lá essas coisas, com desfalques deste nível a situação se agrava mais ainda. O time catalão vai depender ainda mais do poderio ofensivo de Henry, Eto’o, Messi e Iniesta para que os prováveis problemas defensivos não atrapalhem o time espanhol na luta pela taça mais cobiçada do futebol europeu.

A bola vai rolar nesta quarta-feira e a certeza é que teremos um grande jogo, a final mais esperada das últimas cinco edições da Liga dos Campeões. Ronaldo x Messi; melhor ataque x melhor defesa, no entanto, para mim a definição sairá dos pés de jogadores coadjuvantes ou dos setores menos badalados das equipes. Dentro desta análise aponto o clube inglês como favorito a levantar a taça que será, por conseqüência, o bicampeonato, já que na temporada 2007/2008 a equipe de Sir. Alex Ferguson superou o Chelsea final.

Imagens:
Site Oficial da UEFA

4 comentários:

André Augusto disse...

Realmente, os coadjuvantes podem decidir como Xavi, Iniesta, Scholes ou até o velho Giggs. Aposto no maior equilibrio do Manchester para manahã.

Persio Presotto disse...

o fator messi, de preferência! abs, pp

Alexandre Massi disse...

Como é bom ver o futebol ofensivo vencendo.

Eto'o, mais uma vez, decisivo. Xavi e Iniesta fantásticos.

E Messi confirmando seu título de melhor do mundo.

Abs

www.twitter.com/alexmassi

O autor disse...

DIÁRIO DOS ESPORTES GOLAÇO - TUDO SOBRE FUTEBOL E ANÁLISES DE JOGOS, ESQUEMAS, E MUITO JORNALISMO ESPORTIVO

BlogBlogs.Com.Br