quinta-feira, 2 de abril de 2009

A outra Eliminatória

Por: Felipe Simi

Só por hoje, não vou falar da seleção brasileira. Prefiro a contramão. Afinal, todos sabemos o que se passou em Porto Alegre. E, só por hoje também, vou fingir que nada aconteceu com a Argentina ontem. Proponho, isso sim, que troquemos a América do Sul pela Europa.

E não por acaso. É que nesta semana, assim como aqui, lá houve mais uma rodada eliminatória para a próxima Copa do Mundo. Além disso, europeus e sul-americanos ainda são os maiores campeões mundiais. Em 18 edições, somam 18 títulos – nove para cada.

No qualificatório de lá, as 53 seleções estão divididas em nove grupos. Neles, os duelos são em turno e returno, sendo que cada líder se classifica automaticamente para a África do Sul. E os oito melhores segundo colocados disputam as últimas quatro vagas.

Na primeira fase, Dinamarca, Grécia, Irlanda do Norte, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália e Holanda estão na frente; enquanto Hungria, Suíça, Eslováquia, Rússia, Bósnia-Herzegóvina, Croácia, França, Irlanda e Escócia suspiram em segundo.

Para acabar, dedico uma ola para eslovacos (2º lugar, no G-3), bósnios (2º lugar, no G-5) e sérvios (1º, no G-7), seleções sem nenhuma força perante à taça mundial da FIFA.

Já as vaias – ainda que fora de tempo -, sugiro-as para portugueses e suecos (3º e 4º, no G-1, respectivamente), tchecos (4º, no G-3) e noruegueses (5º, no G-9), todos esquadrões respeitáveis em tempos de Copa.

As eliminatórias européias para o Mundial sul-africano começaram há oito meses, devem ultrapassar a Copa das Confederações, marcada para junho deste ano, e não têm data certa para acabar.

Imagens: Reuters e Jonas Ekstromer-EFE

8 comentários:

Agrupacion Tradicional River Plate disse...

Gracias por visitarnos. Muy bien Brasil ayer y mul mal Argentina.
Saludos

Persio Presotto disse...

aalemanha, ainda bem, venceu mais uma. abs, simi! pp

André Augusto disse...

E a Austrália, quase a primeira a garantir vaga no Mundial vindo das eliminatórias?

Holanda e Espanha vão classificar fácil, Inglaterra tb. A França que ainda tá na saia justa.

Marco disse...

Contundente Brasil ante Perú.

Saludos de Buenos Aires.

Maurício disse...

Opa, entrou no meu ponto fraco, ELIMINATÓRIAS!

Convido a todos a acompanharem tudo lá no Febre Mundialista, meu 'segundo' blog. Apesar de não termos nenhuma ameaça séria das maiores seleções ficarem de fora, Portugal está numa situação bastante complicada.

Duas seleções novatas que aparecem muito forte são a Eslováquia, que bateu a República Tcheca fora de casa, e a Bósnia, que derrotou a Bélgica duas vezes e pode até pintar na repescagem, tirando a Turquia...fiquemos de olho!

Ah, as Eliminatórias européias têm outra rodada em junho e terminam em setembro...em outubro deveremos ter os playoffs da repescagem.

Abraços!

http://febremundialista.blogspot.com

Alexandre Massi disse...

portugal deve ficar fora da Copa.

Agora, Queiroz tá bobeando. Na última partida, mesmo com a Suécia sem Ibra, não saiu do zero no Dragão.

Além disso, deixou Nani e Deco no banco.

cesar disse...

Para mim o destaque é a Espanha que não perde a 31 jogos... Além dela acho que Inglaterra, Holanda e Alemanha conseguirão se classificar facilmente.

vlw abs

Anônimo disse...

Bom post e blog bastante informativo e viva o esporte.
http://cgfilmpictures.blogspot.com/

BlogBlogs.Com.Br