sábado, 4 de abril de 2009

Internacional festeja seu centenário

Por: Rafael Zito
Neste sábado, dia 04 de março de 2009, o Sport Club Internacional completa 100 anos de vida. Um clube que sempre foi muito forte regionalmente e que cresceu em âmbito nacional e, em 2006, conquistou a América e o Mundo. Criado no Rio Grande do Sul, o Internacional foi fundado por dois comerciantes paulistas, os irmãos José e Henrique Poppe Leão e o primo Luiz Madeira Poppe.

A origem do nome deu-se para passar a imagem de que o clube era literalmente “Internacional”, ou seja, uma agremiação em que todos poderiam jogar, independentemente, de origem, raça ou status social. Foi dessa forma que o clube iniciou sua trajetória: genuinamente democrático e sem preconceitos.

Em sua história, diversos craques já vestiram e honraram o manto vermelho. Jogadores reconhecidamente que marcaram história no futebol brasileiro e mundial. O goleiro Taffarel; os zagueiros Mauro Galvão e o chileno Elias Figueroa; os meio-campistas Paulo César Carpegiani, Dunga e Falcão; e os atacante Dadá Maravilha e Fernandão são alguns exemplos de jogadores que deixaram sua marca enquanto estiveram defendendo as cores do “colorado”.

Esses e muitos outros atletas que vestiram a camisa do Inter, como também é chamado, foram responsáveis por: 38 títulos gaúchos, três conquistas do Campeonato Brasileiro (1975, 1976 e 1979), uma da Copa do Brasil (1992), uma Copa Libertadores da América (2006), uma Recopa Sul-Americana (2007), uma Copa Sul-Americana (2008) e um C
ampeonato Mundial de Clubes (2006)

Glória do desporto nacional. Oh, Internacional. Que eu vivo a exaltar”. São 100 anos de história, período de tristezas, lamentações, mas acima de tudo, de muitas glórias, emoções e tradição, por isso, não tenho dúvidas que o torcedor “colorado” enche o pulmão e grita com o coração: “Oh, Internacional. Que eu vivo a exaltar”.

Segue a tua senda de vitórias. Colorado das glórias. Orgulho do Brasil”. Derrotas são inerentes ao esporte, entretanto, a trajetória do Internacional tem sido extremamente vitoriosa, principalmente, nos últimos anos. E, além do sucesso dentro de campo, o clube gaúcho é um exemplo de administração no futebol brasileiro. Um clube que tem, atualmente, o maior número de sócios, cerca de 83 mil, que contribuem para que o clube esteja sempre brigando por títulos.

É teu passado alvi-rubro. Motivo de festas em nossos corações. O teu presente diz tudo. Trazendo à torcida alegres emoções”. Um clube que não deixa de reverenciar seu passado, que respeita suas origens e que não deixa de contar sua história, entretanto, uma agremiação que também está voltada para o presente, com um trabalho sério e tendo como conc
eito de gestão o profissionalismo, por isso, “O teu presente diz tudo. Trazendo à torcida alegres emoções”, e, se seguir assim, o futuro promete muito mais alegrias e celebrações.

Está é uma homenagem do Blog Jornalismo Esportivo ao Sport Club Internacional pelo seu centenário. Cumprimentamos todos aqueles que ajudaram e fizeram parte desta história, desde funcionários, jogadores, dirigentes e, principalmente, os torcedores, que seguem o clube em qualquer lugar que ele esteja, os verdadeiros fiéis.

Imagens:
http://farm1.static.flickr.com/88/221043571_3f6b3df9ac.jpg?v=
0

Site Oficial do Internacional -
Campeonato Brasileiro (1975, 1976, 1979) Copa Libertadores da América (2006), Campeonato Mundial de Clubes (2006), Copa Sul-Americana (2008)

4 comentários:

Persio Presotto disse...

po, zito! beleza de homenagem. parabéns e ve se aparece no meu blog também, oras bolas! rs abrs, pp

Anônimo disse...

Bom dia, Rafael.

Parabéns pelo belo texto e saudações ao Inter pelo seu centenário.

Abraços, Lucas.

Vinícius Faustini disse...

Parabéns ao Inter, que em 100 anos de história consegue a proeza de ser o CAMPEÃO DE TUDO. Quem sabe nesta data tão importante o Internacional não consegue chegar ao título brasileiro, depois de 30 anos de jejum?

Bonita e justa homenagem ao colorado. Não é qualquer time que chega ao seu centenário tendo tamanhas glórias no currículo.

Abraços,

Vinícius Faustini

www.otempoeoplacar.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

Gerson Sicca disse...

Obrigado pela bonita homenagem!
Qto ao jejum de brasileiros, quebramos ele em 2005, mas o STJD, diante da complacência do "glorioso" clube dos 13 e da CBF resolveu dar o título para outro.
Saudações coloradas!

BlogBlogs.Com.Br