segunda-feira, 6 de abril de 2009

Exemplo de jornalismo esportivo

Por Marcelo Braga

O futebol dá o que falar. Durante um campeonato, acontecem milhares de coisas nos clubes que merecem ser noticiadas: treinos, contusões, brigas, contratações, sucessos, insucessos... Mas além das quatro linhas que a notícia deixa de ser factual e vira ‘pauta fria’, assunto quente...

A reportagem futebolística me encanta, e gostaria de aproveitar este espaço para elogiar duas delas. A primeira é que pratica o programa “O Brasil da Copa do Brasil”, da ESPN Brasil. Um programa muito bom, que mostra o contexto da partida de futebol, as diferentes culturas dentro do mesmo Brasil, mas todas ligadas pela mesma paixão.

A segunda citação é a matéria exibida no último domingo pelo programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, feita pelo ótimo repórter Régis Rösing. A reportagem sobre o futebol na destruída Ruanda é de emocionar a todos os que têm prazer em exercer o ofício de jornalista, e para calar a boca de todos aqueles que acham que o jornalismo esportivo é assunto banal. Vale a pena ver o vídeo:

10 comentários:

Persio Presotto disse...

Marcelo, a ESPN sempre trás algo de novo e interessante sobre o que acontece no futebol brasileiro e mundial, assim como em outras modalidades. E o Globo Esporte, há tempos, é a grande atração esportiva no final de semana. Belas lembranças. Abraço, PP

Rafael Zito disse...

Fala Marcelo,

Cara os programas da ESPN Brasil sempre são de excelente qualidade. Inclusive os de pauta fria... q na minha opiniao eh a sua maior qualidade meu caro marcelo... sendo q tb eh mto bom em pautas quentes.

O Esporte Espetacular tb eh um bom programa e creio q vc citou o reporter certo e a globo sabe escalar bem sua equipe. O Regis Rosing é um dos melhores reporteres neste tipo de pauta.

um abraço.

Ítalo Oliveira disse...

Rafael, Felipe.

Eu mudei de blog, tow escrevendo no Arena Rubro Negra. O Arena Baiana vai ser desativado. Visite lá meu blog.

http://arenarubronegra.blogspot.com

Loucos por F-1 disse...

Normalmente a ESPN consegue mostrar o futebol de forma imparcial e com qualidade. Não é como a palhaçada que acontece na Band de Milton Neves, Neto, Godoy e cia.

Me desculpe ter sumido, mas ando meio atolado com o novo trabalho.

Abraço!

Leandro Montianele

Bocha disse...

Buen posteo, muy bueno.

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com

Bocha disse...

Perfecto ejemplo de que el futbol da que hablar, buen post...

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com

cesar disse...

Vi a reportagem do Esporte Espetacular e concordo com vc, foi de emocionar.

O jornalismo esportivo me encanta e matérias como essas mostram que a profissão vai além da informação.

vlw abraço

Sabrina Machado disse...

Sou suspeita pra falar do Régis Rösing...sou muito fã desse cara...

As matérias deles tem um quê de literário, emocionante, sem ser apelativo...

Assunto bom, Marcelo...parabéns!!!

Felipe Simi disse...

Marcelo,

Assino embaixo do que você disse.

Abraços.

Gabriel Maia disse...

Olá Marcelo,eu também já estou cansado desses repotagens que tira o foco do jornalismo esportivo,que é o esporte,realmente as reportagens do canais ESPN mostra o verdadeiro lado do esporte brasileiro,que é a falta de estrutura e a falta de apoiodos representantes do COB,abraços

BlogBlogs.Com.Br