terça-feira, 24 de março de 2009

Vai chegar...?

Por: Leandro Miranda
"Nós vamos chegar. Deram brecha, e a gente já vinha lutando por esse G4. Nós somos um time grande". Com essas palavras, o meia-atacante Edno, vice-artilheiro do Campeonato Paulista (9 gols), definiu o momento da Portuguesa na competição. Pouco mais de três meses depois do rebaixamento no Brasileirão do ano passado, o time rubro-verde se depara com a grande possibilidade de chegar às semifinais do estadual - tem os mesmos 30 pontos do terceiro colocado São Paulo, mas perde no saldo de gols. A pergunta é: a Lusa vai mesmo chegar?

Ao que tudo indica, vai sim. Com três pontos de vantagem sobre Santo André e Santos (e quatro sobre o Barueri), a Portuguesa tem agora dois jogos no Canindé, onde dificilmente é derrotada, na medida para fazer seis pontos: Mirassol, nesta quarta-feira, e Marília, no domingo. Já os rivais têm uma tabela bem mais complicada: Peixe e Ramalhão se enfrentam e vão tirar pontos um do outro; na rodada seguinte, o Santos encara o Barueri fora de casa, e o Santo André tem um confronto mais fácil contra o Oeste. Se a Lusa seguir o script e vencer as duas em casa, é bem provável que chegue à penúltima rodada com mais de três pontos de vantagem sobre o Santos. Assim, poderia até perder o confronto direto na Vila Belmiro, para definir a classificação na última rodada, contra o Santo André, dependendo só de si mesma.

E é aí que mora o perigo: quando a Portuguesa tem um caminho aparentemente fácil pela frente, costuma tropeçar nas próprias pernas. No ano passado, na reta final do Brasileiro, o time lutava desesperadamente contra o rebaixamento e tinha dois jogos seguidos no Canindé, contra adversários já sem nenhum interesse no campeonato: Goiás e Sport. Em vez de duas vitórias, dois empates desalentadores, que fizeram com que o time chegasse à última rodada já rebaixado e fosse goleado pelo Cruzeiro no Mineirão.

Nesta temporada, porém, a situação parece um pouco mudada. Com Estevam Soares no comando, na porção final do Brasileirão 2008, o time jogava um futebol ofensivo e agradável, mas não conseguia os resultados. Em 2009, tanto com o ex-treinador Mário Sérgio quanto com o atual Paulo Bonamigo, o futebol está longe de ser vistoso, mas as vitórias magras vêm aparecendo e empurrando a Lusa para cima na tabela. Mas, outra pergunta... a Portuguesa tem time para ficar entre os quatro melhores?

Fábio é tranquilamente um dos melhores goleiros do campeonato, tendo que trabalhar bastante diante da limitação dos zagueiros Bruno Rodrigo, Alex Bruno e, principalmente, Ediglê. Os volantes Erick e Ygor - que está fora por três semanas devido a uma operação de amídalas e deu lugar a Guigov - fazem o trabalho sujo, correndo muito e distribuindo a bola ao jogador mais próximo, sem invenções. Os veteranos alas César Prates e Athirson são a grande arma ofensiva: com disposição e muita qualidade, parecem dois meninos, apoiando sempre o ataque. Prates tem vigor físico impressionante; já Athirson precisa da cobertura constante de Erick para mostrar sua alta técnica na frente. Marco Antônio é um armador clássico, ditando o ritmo com passes curtos e longos no meio-campo, e Fellype Gabriel ou Héverton são os responsáveis por levar a bola até a dupla de ataque formada pelo raçudo Edno e pelo experiente Christian - jogadores limitados, mas com características que vêm sendo bem exploradas pelo esquema do time. Apesar da falta de boas opções no banco, o palpite é que a Portuguesa vai, sim, chegar.


Imagem:
Edno - Agência/Agencia Estado

12 comentários:

Rafael Zito disse...

Dignissimo Leandro Miranda...

creio q vc pegou no pé do Edno. Esse joga mto. Qq treinador gostaria dele no seu time e eu tb gostaria q ele estivesse no meu.

A lusa tem a tabela tota favoravel, como vc disse, e é aí q complica, como vc tb escreveu.

Seria legal a lusa nas semifinais... faz tempo q nao consegue...

um abraçoooooo

Bocha disse...

Tu escribes muy bien, te espero segudo por ABRAN CANCHA y te recomiendo hacerte seguidor.

Saludos

Persio Presotto disse...

a última das quatro vagas para o g4 ficará entre santos e lusa. precisa ver se a portuguesa aguenta o tranco e não pipoca. abraço, leandro! pp

Anônimo disse...

Leandro Miranda,

Nem sou santista, mas acho que a Portuguesa fica com a 5ª colocação. Infelizmente, no momento de chegada, ainda precisará provar do que é capaz. Paul Goodfriend está surpreendendo! Quanto as limitações, não crucifico Edno que, ao menos, faz gols e exalto Jesus Christian, que tem nível de Seleção Brasileira. Viva Enéas e Leandro Amaral!

Abraços!

Anônimo disse...

Acho que a paz nos estádios deve sempre prevalecer! Lembremos, acima de tudo, da Campanha da Fraternidade 2009. Futebol é uma profissão digna e linda!

Peace!

Anônimo disse...

O Sr. Leandro é cego! Afinal, é preciso exaltar as ótimas campanhas de Guarani e Mogi Mirim.

Vá catar coquinho! Sua Portuguesa não passará da semifinal. E digo mais, sou mais Santo André!

Anônimo disse...

Acho um absurdo o sr considerar um confronto diante do Oeste fácil

Por isso, antes torcia a favor, mas agora torço contra esse time de portugueses safados....

Como vc pode xingar o edno 'fenômeno', o alex bruno e, principalmente, o ediglê. Isso é uma ofensa aos amantes do futebol..

como diz a velha máxima do futebol:todo português é corneteiro!!!

Sabrina Machado disse...

Leandro, eu espero que passe o adversário mais fácil para o Palmeiras...rsrs

Mas falando sério, pela lógica dos confrontos dá Lusa...

Pela tradição e elenco, dá peixe...

Se vier a zebra, Santo André...

Se for milagre, Barueri!

Daniel Leite disse...

Faz tempo que não passo por aqui (até por falta de tempo - o disponível).

De toda maneira, é sempre bom ler e comentar no "Jornalismo Esportivo".

Sobre a Portuguesa, apesar das incessantes trocas no comando técnico (que eu tanto repudio), creio que eles tenham chance de classificação porque estão cumprindo um pré-requisito àqueles que querem seguir em frente.

Não dá para vencer o Palmeiras, o SP e o Corinthians? Tudo bem. A Portuguesa tem vencido as partidas contra os pequenos e médios (agora, parece-me que está empatando por 1 a 1 contra o Mirassol) e, por isso, está em uma situação positiva na tabela. Ainda tem o confronto contra o Santos, mas, como destacou, os outros jogos são fáceis. Acho que a Lusa se classifica, sim.

Até mais!

Marcelo Braga disse...

Por enquanto empate por 1 a 1 com Mirassol....
E Santos metendo 3 no Santo André...Vamos Lusa!!

Felipe Simi disse...

Tecnicamente, dá Portuguesa. E, se avançar de fato, será por mérito.

Entretanto, é preciso mais p/ fazer frente ao 'trio de ferro'. Por isso é que prefiro o Santos.

Um abraço,

Anônimo disse...

Ola

Mais uma matéria Brilhante de leandro Miranda, sempre de parabens.

Acho que a lusa chega sim! e também acredito que fará mais frente ao trio de ferro paulista do que o Santos, que é um time ruim em conjunto, onde os que deveriam dar cadencia ao time somem deixando toda a esperança de vitorias sobre o jovem Neymar e o baixinho Madson.

Ja a Lusa com a força do conjunto, e a experiencia de algums medalhoes pode sim supreender, juntando nomes como de athirson, cesar prates ,marco antonio e o atacante Edno que mostra agora o que nao fez em todo o campeonato Brasileiro do ano passado, tem grandes chances de classificação.

abraços

BlogBlogs.Com.Br