sexta-feira, 27 de março de 2009

Reforma no teto

Por: Marcelo BragaRecentemente, surgiu a informação de que a Uefa estaria estudando o estabelecimento de um teto salarial para os atletas do futebol europeu. Agora, em tempos de crise, a proposta parece ter chegado ao futebol brasileiro, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira (27).

De acordo com o jornal, a ideia teria tido início em conversas entre os presidentes do Clube dos 13, Fábio Koff, e do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo. Em entrevista à Folha, os clubes se dividiram em opiniões. Veja abaixo:

"Cada um tem sua realidade. Penso que é muito difícil no sistema capitalista definir tetos. A remuneração está ligada a benefícios", afirma o diretor de futebol são-paulino, João Paulo de Jesus Lopes.

"Os clubes devem conversar, mas, sob o olhar do economista, tabelamento de preço significa o mesmo que rasgar o Alcorão para o muçulmano", afirma o vice de marketing corintiano, Luis Paulo Rosenberg.

" (A igualdade de teto) pode garantir maior competitividade às equipes", destacou Pedro Trengrouse, assessor da presidência do Flamengo.

E quem nunca se perguntou o porquê dos jogadores de futebol terem um salário tão destoante do restante da população mundial? Mas a questão de teto salarial deve ser analisada com calma. Afinal, como o Corinthians poderia trazer Ronaldo se tivesse um teto baixo?

Embora seja importante para evitar que os clubes cometam loucuras e para baixar as exigências salariais de determinados jogadores, um teto baixo poderia aumentar ainda mais o êxodo de jogadores para mercados como Emirados Àrabes e Leste Europeu. É interessante, mas a questão precisa ser debatida com bastante cuidado.

Imagem:

6 comentários:

Persio Presotto disse...

Tendo apoio do Belluzzo, toda proposta é boa e bem-vinda! Abraço, PP

cesar disse...

Sou totalmente a favor do teto salarial para jogadores. Assim o ftebol ganharia mais competividade. Porém isso deveria ser unificado, ou seja, um teto para o futebol mundial... Seria tbm uma forma de diminuir o exodo d jogadores para o exterior em busca d melhores salários.

vlw abs

Bocha disse...

Lindo blog, bien por teto, saludos y gracias por pasarte, puedes nuevamente...

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com
"Argentina vs. Venezuela (La Previa) ".

Breiller disse...

Apesar da crise, leis de regulação do mercado existem por si próprias, não por imposições. Mesmo com restrição no teto, os clubes dispõem de mil e outros mecanismos para atrair um jogador pelas cifras, como aumento da participação de patrocínio, como acontece com Ronaldo no Corinthians, e bichos mais generosos. É o tipo da medida que não vai "desdolarizar" o nosso futebol.

Rafael Zito disse...

Fala Marcelo,

Eu sou contra a questao do teto salarial.

Os clubes precisam trabalhar com profissionalismo e saber suas condições de investimento. Colocar um teto impediria repatriar jogadorees e prejudicaria os clubes mais organizados em favor dos bagunçados.

um abraço

Felipe Simi disse...

Esse debate é bem polêmico, Marcelo. Veja bem: até aqui, tivemos 5 comentários; 2 a favor e 2 contra.

A propósito, sou contra. Penso que a preocupação de valorizar um funcionário sem comprometer a própria finança deve ser dos clubes, e não do mercado.

Um abraço.

BlogBlogs.Com.Br