segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Bocha - Um orgulho para o Brasil

Por: Thiago Fagnani



Quando falamos em Bocha, sempre pensamos em nossos avós, com os amigos jogando esta pacata modalidade esportiva. A regra é simples: ganha quem deixar suas bolas mais próximas do bolin, bola menor que serve de alvo.

Claro que existem torneios de Bocha em todo o Brasil. Um que sempre ouço falar é o dos Jogos Abertos do Interior, com disputas acirradas e “acaloradas”.

Mas, tenho quase certeza de que poucos sabem que este esporte é uma modalidade paraolímpica. Isso mesmo, pessoas com diversos tipos de deficiência praticam a Bocha, claro, que de acordo com suas limitações.

Há poucos dias, o Brasil ganhou três medalhas na Paraolimpíada de Pequim, uma de bronze com Eliseu Santos que venceu o espanhol José Maria Dueso por 7 a 1 e uma de ouro com Dirceu Pinto. Ele garantiu o título ao vencer Leung Yuk Wing, de Hong Kong por 3 a 1 na decisão. Estes atletas disputam a categoria BC4 (distrofia muscular) e também jogam o torneio de duplas, com isso, garantiram mais uma medalha de ouro para o Brasil, vencendo os portugueses Bruno Valetim e Fernando Pereira por 5 a 2. Em suma, a Bocha trouxe três medalhas para o Brasil!

Motivo de orgulho para nosso país?

Imagens: http://www.globoesporte.globo.com/

4 comentários:

Rafael Zito disse...

Ver a superação desses atletas é tocante! Atletas que nao recebem o mínimo de apoio e conseguem mostrar seus valores.

Parabens a todos os medalhistas olímpicos do Brasil. A medalha é soh de vcs. Esqueçam de ficar dedicando a patria pq os poderosos nao fazem nada para ajuda-los.

E Bocha é um esporte bem legal. Meu avô é o grande campeão do Jardim São Bento.

abs Fagnani.

Anônimo disse...

Ah, eu adoro jogar bocha. Não é uma coisa que se diga "nossa, como o Lucas joga bem", mas eu to lá...

Mano, esse pessoal da Paraolimpíada merece um beijo no coração. Meu Deus! Que seres humanos!

***

Em relação ao texto anterior, vou falar uma coisa: se em um mesmo grupo estiverem Flamengo, Corinthians, e São Paulo, a Socieddade Esportiva Palmeiras deve abrir muito bem os olhos e ficar bem distante dessa maracutaia.

Palmeiras ajudando a compor o eixo do mal??????????????? Tô de boa!

Gerson Sicca disse...

incrível como o esporte paraolímpico brasileiro consegue grandes resultados. é um investimento que tem ser mantido. isso faz parte de uma política social muito relevante.

Felipe Simi disse...

Fagnani,

Através do seu post, quero também parabenizar todos os esportistas paraolímpicos do Brasil. Pena que, até hoje, não recebem a devida atenção do Estado, da imprensa e do povo brasileiros.

Um abraço!

BlogBlogs.Com.Br