terça-feira, 26 de agosto de 2008

94 Anos, com direito a presentão

Por: Thiago Fagnani


A Sociedade Esportiva Palmeiras completa mais um aniversário e, para comemorar esta data, nada melhor do que a aprovação de sua arena multiuso. No próximo dia 30, acontecerá a assembléia geral dos sócios do Verdão na sede do clube. Com a aprovação, a Arena Palestra Itália, que provavelmente terá outro nome, pois este será comercializado.

O sonho de construir um estádio moderno e de primeiro mundo perdura por mais de dez anos no Palmeiras, contudo, nunca saiu do papel. Após tanto tempo, a idéia ressurgiu; mais moderna e com reformas na parte social.

Em sua rica história, o Palmeiras, antigo Palestra que teve de mudar de nome devido às exigências de Getúlio Vargas, então presidente da república: nenhuma entidade brasileira poderia ter nomes ligados a Japão, Alemanha e Itália, inimigos do Brasil na Segunda Guerra Mundial, teve muitas glórias nos esportes considerados amadores. Halterofilismo, natação, arco e flecha, patinação e principalmente no futebol de salão. O Verdão foi cinco vezes campeão sulamericano.

Considerado o Campeão do Século XX (com o maior número de títulos profissionais), o time de Parque Antártica começou mal este século, conquistando de mais importante o título do Paulistão 2008, que encheu de orgulho e esperança sua torcida, que agora está enxergando um time vencedor.

E por falar em campeão, o assunto "Vanderlei Luxemburgo na Seleção Brasileira" está cada vez mais freqüente. Depois da pífia campanha de Dunga e seus pupilos em Pequim, o nome do técnico voltou a rondar os muros da CBF. Dirigentes do clube aniversariante admitem até a hipótese de Vanderlei trabalhar com a seleção e o Palmeiras ao mesmo tempo.

Tudo indica que o treinador ficará no cargo até o final deste ano, mas em 2009...

Parabéns Palmeiras!

Leia na íntegra a carta da diretoria do Palmeiras para seus sócios sobre a construção da Arena:

Estamos a alguns dias de uma das datas mais importantes da história da nossa Sociedade, e não nos referimos ao 94º aniversário da Sociedade Esportiva Palmeiras, que muito nos enche de orgulho, mas sim à votação da Assembléia Geral de Sócios no próximo dia 30 de Agosto. E é em função dessa ocasião tão importante que nos permitimos fazer algumas considerações.Desde que assumimos o clube em 2005, temos investido na recuperação das instalações sociais e esportivas, realizando uma série de obras importantíssimas, entre as quais destacamos as reformas no ginásio, futebol society, quadras de tênis, palácio do tênis, academia de futebol entre outros.

Além disso, resgatamos o projeto de revitalização do estádio Palestra Itália. Ao nos depararmos com a nova realidade da nossa Sociedade, percebemos que deveríamos ir além de uma simples reforma do estádio. Ficou claro que não faria sentido que tivéssemos um estádio moderno convivendo lado a lado com um clube antigo. A partir dessa constatação, decidimos que só poderíamos seguir adiante com o projeto do estádio se este abrangesse também uma ampla modernização do clube social.Em função disso, as instalações do clube receberam atenção maior dos arquitetos do que o próprio estádio, uma vez que a acomodação das diversas atividades sócio-desportivas se mostrou altamente complexa, requerendo o trabalho e talento dos especialistas.

Em respeito a você, caro associado, produzimos e encaminhamos à sua residência diversos materiais sobre o tema, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas, de forma clara e transparente. Ainda assim, acreditamos ser de grande valia enfatizar uma vez mais os seguintes aspectos que norteiam nosso projeto: - o clube social passa a ficar à disposição do associado 100% do tempo, sem nenhum tipo de interrupção em função dos jogos ou eventos no estádio;- o Palmeiras passa a contar com receitas extras desde o primeiro dia de funcionamento do complexo (venda de camarotes, aluguel para festas e eventos, etc.). Na prática, isso significa que teremos um clube melhor e com mais dinheiro em caixa;- a Sociedade Esportiva Palmeiras mantém intacto seu patrimônio atual (que será valorizado) e mantém também intactas suas receitas atuais (bilheterias, patrocínios, etc.). O que vamos dividir com a WTorre é o “direito de superfície” da Arena, com prazo fixado e limitado. É como se o Palmeiras contratasse uma empresa para cuidar da operação do estacionamento e recebesse uma parte do faturamento, por exemplo: o imóvel continua pertencendo ao clube, e a empresa encarrega-se apenas da gestão do empreendimento;- as novas instalações esportivas do clube serão construídas obedecendo às normas técnicCartaas das respectivas federações. Isso significa que os novos espaços do judô, da ginástica olímpica, patinação, enfim, de todos os esportes existentes no Palmeiras, seguirão padrões oficiais, oferecendo o que de melhor existe para a prática esportiva de nossos associados;- nosso parque aquático, um dos maiores orgulhos do clube, não sofrerá nenhuma mudança nem sofrerá impactos de nenhuma natureza.

Todos os estudos técnicos preparados pelos arquitetos comprovam que a incidência de sol na área estará integralmente preservada no novo projeto. Em poucas palavras, caro associado, esse projeto transformará o Palmeiras em um dos mais modernos clubes sociais do Brasil. E o melhor de tudo isso é que, em nenhum momento, seremos forçados a elevar os custos das mensalidades. Ao contrario, o projeto trará novas receitas para o Palmeiras (exploração de camarotes, aluguel para eventos, etc), além de aliviar nossos cofres das despesas com a manutenção do estádio (todos os custos e despesas da nova Arena ficarão por conta da WTorre, nosso parceiro). Por isso, termos a certeza que esse projeto trata-se de uma oportunidade única para o clube, que terá à disposição uma estrutura integralmente modernizada a custo zero, sem ônus algum para você, caro associado.

Prova disso é que em todas as votações do projeto no Conselho Deliberativo e no Conselho de Orientação e Fiscalização, a aprovação foi praticamente unânime. Ao longo de sua história o Palmeiras soube, como nenhum outro clube no Brasil, enxergar as oportunidades e se preparar para transformá-las em realidade. Estamos diante de uma oportunidade única para todos nós. E é por isso que convocamos você, associado do Palmeiras, a fazer parte da história e votar “Sim” no próximo dia 30 de agosto.

Cordialmente,

Affonso Della Monica Netto - Presidente da Diretoria
Seraphim Del Grande - Presidente do CD
Clemente Pereira Jr. - Presidente do COF

Imagem: Luxemburgo, www.meionorte.com

6 comentários:

Rafael Zito disse...

PARABÉNS À SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS.

UM CLUBE Q NÃO SOH FAZ PARTE DA HISTORIA COMO CONSTRUIU A HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO!

PALESTRINOS, SINTAM-SE ABRAÇADOS POR MIM NESTA DATA TÃO IMPORTANTE PARA VCS E PARA O FUTEBOL BRASILEIRO.

Deportivista disse...

Parabéns a sociedade esportiva Palmeiras.

Um saúdo.
http://marcador-deportivo.blogspot.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Thiago, seu texto está como o nosso Verdão: completo. Um dos poucos e verdadeiros orgulhos da minha vida é fazer parte da nação alviverde, ir ao Palestra, cantar e vibrar. Eu amo demais nosso time, e por ele nós dois já fizemos muitas loucuras.

Como é bom ser palmeirense. Agora, tem uma coisa que sempre me irritou muito: a atual oposição. Eles não devem, siceramente, sem brincadeira, ser palmeirenses. E eu só espero que os atuais sócios votem "sim" no dia 30 de agosto. É um passo rumo à modernidade.

Nosso velho Palestra tem uma mágica, uma mística, mas ele já não comporta mais a torcida. No setor azul, quando começamos a pular junto com a torcida, o jeito é rezar um "Pai nosso" e torcer pra ela não cair, porque o que ela balança não é brincadeira.

Um abraço a você, Thiago/Palmeiras, e aos nossos outros 14.999.998 irmãos espalhados pelo Brasil.

Palmeiras, minha vida é você!

Esteban dL disse...

Buena noticia...
saúdo!

Impasse Livre disse...

Parabéns ao Palmeiras co-irmãos dos vascaínos em São Paulo. agora, será que esse estádio é mesmo a redenção ou é entregar um bem próprio para ser geriudo por outras pessoas, com interesses lucrativos e de exploração comercial , que podem quere para si , quase que de graça um estádio como o de vocês? não sei, apenas pitacos...o que importa é a sociedade esportiva palmeiras estar feliz...

BlogBlogs.Com.Br