domingo, 1 de junho de 2008

De volta ao passado, Celtics e Lakers fazem a decisão da NBA

Por: Rafael Zito

Boston Celtics e Los Angeles Lakers decidem o título da NBA da temporada 2007/08. Depois de 21 anos, as duas franquias mais tradicionais voltam a se encontrar em uma grande final. Os amantes do basquete não se esquecem dos brilhantes duelos nas finais de 1985 e 1987, quando o Lakers, de Magig Jonhson e Kareem Abdul-Jabbar superaram o Celtics, de Larry Bird. Séries que ficaram na história do basquete mundial, sendo que, em ambas o Lakers venceu por 4 a 2. A primeira vez que as equipes se enfrentam em finais ocorreu em 1962, com vitória do Celtics, por 4 a 3. De lá para cá foram oito decisões, com vantagem para o time de Boston, com seis vitórias contra duas dos rivais.

Acredito que poucos esperavam uma final dessas franquias levando em conta o retrospecto dos Celtics, que na temporada 2006/07 teve a pior campanha dentre os 30 times, com 24 vitórias e 58 derrotas. O salto de qualidade foi tão incrível, já que na atual temporada o clube terminou a primeira fase como a melhor equipe da NBA, com 66 vitórias e apenas 16 derrotas, um acréscimo de 42 vitórias em comparação com a temporada anterior. O Lakers também iniciou a temporada pouco cotado, simplesmente porque só tinha Kobe Bryant (foto), porém, com a volta do armador Derek Fisher e a chegada do pivô espanhol Pau Gasol, o time da Califórnia cresceu de produção e ficou com a melhor campanha da Conferência Oeste, a segunda melhor da NBA.

Os principais responsáveis pelo ganho de qualidade do Celtics foram: os alas Paul Pierce e Ray Allen e o ala-pivô Kevin Garnett (foto). Com as chegadas de Allen e Garnett, Pierce passou a ter ajuda e a trinca comandou a belíssima campanha. Além deles, destaque também para o calouro Rajon Rondo, armador que comandou com velocidade e eficiência o ataque do Boston. No Lakers, os coadjuvantes também apareceram com destaque, principalmente o ala-pivô Lamar Odom, o ala Radmanovic e o armador Fisher. A série da finalíssima começa na próxima quinta-feira (5), e o Celtics tem vantagem de jogar quatro das sete partidas dentro do seu ginásio. Será o duelo do MVP da temporada, Kobe Bryant, em busca do seu quarto anel de campeão, contra Garnett, Allen e Pierce, que nunca conquistaram um título da NBA.

Imagens:
www.nba.com

Um comentário:

Thiago Fagnani disse...

Nós jovens devemos dar graças a Deus por assitir um duelo tçao histórico como este!!

Pena não tem mais o Bird e o Magic!!

BlogBlogs.Com.Br