terça-feira, 6 de maio de 2008

Em busca do bicampeonato olímpico

Por: Rafael ZitoNa última segunda-feira começou a temporada 2008 da seleção masculina de vôlei. Alguns jogadores convocados pelo técnico Bernardinho já se apresentaram no centro de treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro. Nesta temporada as metas são a conquista do octacampeonato da Liga Mundial, que terá sua fase final sendo realizada no Brasil, entre os dias 23 e 27 de julho e, na seqüência, a busca pela terceira medalha de ouro olímpica da seleção canarinho, nos Jogos de Pequim, o que seria um bicampeonato consecutivo, já que o Brasil ganhou o ouro em Atenas-2004.

Chegaram nesta segunda-feira os jogadores: Anderson, André Heller, André Nascimento, Bruninho, Eder, Gustavo, Lucão, Murilo, Nalbert, Rodrigão, Samuel e Sidão. Porém, alguns outros só se apresentam à comissão técnica no dia 12, são os casos de Alan, Dante, Giba, Manius, Marlon e Marcelinho. Quem ainda não tem data definida para se apresentar é o libero Serginho. O jogador está defendendo sua equipe na final do Campeonato Italiano.

Será que a seleção brasileira terá mais um ano vitorioso? Bernardinho continuará conduzindo com maestria os craques que tem em mãos? Está será a oitava temporada de Bernardinho a frente da seleção e o retrospecto do treinador é para lá de favorável. Foram seis títulos da Liga Mundial (2001, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007); o bicampeonato do Campeonato Mundial, em 2002, na Argentina e em 2006, no Japão; dois troféus da Copa do Mundo, em 2003 e 2007; a Copa América de 2001 e a Copa dos Campeões de 2005. Mas, o título mais almejado e conquistado foi, sem dúvida, a medalha de ouro olímpica, em uma final emocionante contra a Itália, um vitória por 3 sets a 1.

Com todo esse histórico, fica difícil questionar e duvidar que essa seleção consiga mais um ano de sucesso. Acredito que o Brasil deva priorizar as olimpíadas iniciando a Liga Mundial com os jogadores reservas, oferecendo um descanso para as principais estrelas, ainda mais pelo fato da seleção já estar classificada para a segunda fase antes mesmo de a competição começar, já que é o País sede da fase final. Acho que será mais um ano vitorioso, fechando o segundo ciclo olímpico com chave de ouro, ou melhor, medalha de ouro.

Imagem:
http://www.luisagisele.blogger.com.br/114.jpg

2 comentários:

Thiago Fagnani disse...

É Rafão, td indica que nestas Olimpíadas nosso volei masculino será medalha de ouro!

Anônimo disse...

Se será medalha de ouro tudo vai depender de como a equipe se compoprtar nas olimpíadas. De repente, numa final ou semi final nos deparamos com uma Bulgária ou Rússia ou até mesmo um EUA supe motivados e dispostos ao tudo ou nada. E daí o jogo deles encaixa, estão naquele dia que nada dá errado... e o pior acontece! São coisas do esporte, né !? Se isso acontecer, espero que a imprensa esportiva e os torcedores brasileiros saiba volorizar o trabalho de Bernardinho e dos jogadores da seleção e não jogue no lixo um trabalho de 8 anos de sucesso e não venham com reportagens e comentários do tipo : "O Fracasso", "A decepção", "Amarelou" e coisas do gênero...Isso é bem a cara de alguns jornalistas e torcedores mais exaltados!

BlogBlogs.Com.Br