segunda-feira, 10 de março de 2008

Eliminatórias ou Olimpíadas: o que priorizar?

Por: Rafael Zito
Nesta terça-feira, às 15h, o técnico Dunga convoca a seleção brasileira para o amistoso do dia 26 de março, contra a Suécia, em Londres, no Emirates Stadium. A grande expectativa desta convocação está direcionada para o planejamento que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o treinador irão elaborar para a seqüência da temporada.

A pergunta que fica é a seguinte: priorizar a preparação para as eliminatórias ou começar a formar a equipe que irá tentar buscar o tão sonhado ouro olímpico?

Para mim, o principal objetivo no momento é a preparação da seleção sub-23. Precisamos reunir os jogadores e o Dunga precisa conhecer os atletas que defenderão nosso país em Pequim. Acredito que a prioridade seja começar a fazer um esboço da equipe que poderá conquistar esse título inédito para a seleção canarinho. Em pesquisa realizada por este blogueiro, levantei cerca de quatro jogadores com menos de 23 anos para cada posição, isso sem contar os que devem surgir até o início dos jogos.

No entanto, infelizmente noto que a CBF está pouco se lixando para a seleção olímpica, já que não há um projeto específico para ela. Isso se constata ao acessar o calendário que a instituição responsável pela modalidade disponibiliza em seu site. Pelo cronograma apresentado, esse jogo contra a Suécia será a única data FIFA até o começo das Olimpíadas, marcada para o dia 6 de agosto. Especula-se que a FIFA possa criar mais duas datas no mês de maio, porém, nada está confirmado.

O calendário é uma prova de que a CBF não está nem aí para os Jogos Olímpicos. Ao observar o cronograma da temporada do futebol brasileiro, nota-se a ausência das datas que marcam o período do futebol nos Jogos Olímpicos. Estão lá as datas dos Campeonatos Estaduais, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro Série A, B e C, da Libertadores e das Eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul.

Por tudo isso, acho que o Brasil vai ficar mais uma vez sem levar a única conquista que nos falta. Novamente a CBF está brincando de fazer planejamento. Outro aspecto que ilustra essa falta de planejamento está na questão dos três jogadores com idade superior aos 23 anos. Enquanto Dunga desconversa e faz um mistério inexplicável, a seleção da argentina já definiu que levará o zagueiro Gabriel Milito, o volante Javier Mascherano e o meia Riquelme. Aí fica uma outra pergunta: qual seleção é a atual detentora da medalha de ouro olímpica? Não seria a Argentina? Sim, é a Argentina. Depois vamos ver o que os “poderosos” do nosso futebol irão falar se ficarmos mais uma vez chupando os dedos.

A partir da próxima semana, este blogueiro fará a apresentação dos jogadores com idade olímpica que podem representar nosso País. Divulga-se bastante que no gol seria a primeira posição onde necessitaríamos de um jogador experiente. Mas, vocês sabem quais opções com idade permitida o técnico Dunga tem? Pois bem, semana que vem apresento os nomes e vocês me ajudam a formar uma seleção competitiva.

Calendário CBF
http://www2.uol.com.br/cbf/destaques/calendario2008.htm

Imagem:

5 comentários:

Anônimo disse...

O que se espera, e que certamente o Dunga irá fazer, é levar 3 jogadores acima da idade permitida para Pequim (Kaká, Robinho e Ronaldinho Gaúcho) não cometendo o erro do Luxemburgo, que devia ter levado na época (Cafu, Roberto Carlos e Rivaldo)

http://netesporte.blogspot.com/

Thiago Fagnani disse...

Espero que o Dunga monte o time que será base da seleção olímpica.....

Se esse time não começar a jogar, vamos ficar a ver navios novamente neste torneio

Clarisse disse...

Vaiii Brasil!!

É isso aí Rafãoo!!

Passando pra deixar um beijão pra vcs...

Ricky_cord disse...

Concordo inteiramente com esta visão. Há que fazer um planeamento atempado para os Jogos Olimpicos.

Felipe Simi disse...

Alguém, neste país, ainda leva a CBF a sério? Reitero que, na China, Ricardo Teixeira, Dunga e cia. apenas vão colher o que estão plantando.

Valeu, Rafael!

BlogBlogs.Com.Br