segunda-feira, 3 de março de 2008

A bola rola...

Por: Lucas Renato
Com regulamentos complicados e estranhos, os torneios estaduais estão a todo vapor no Brasil.

...no Rio Grande do Sul
16 equipes estão divididas em dois grupos. Na primeira fase, sistema de todos contra todos dentro da chave, em turno e returno. Os quatro primeiros de cada grupo se classificam à próxima fase. A partir daí, emoção pura no mata-mata. Após 10 rodadas, Inter e Grêmio lideram suas chaves. O Juventude está em quarto lugar, no mesmo grupo do Inter, com 13 pontos, seguido pelo São José, que tem 12. Nesse final de semana, Inter meteu 6 no Guarany de Bagé; o Grêmio, 4 na Ulbra.

...em Minas Gerais
As 12 equipes jogam entre si em torno único para decidir os 4 melhores que avançarão às semifinais. O primeiro colocado enfrentará o quarto. O segundo encara o terceiro. Os vencedores farão a final do campeonato. Nas semifinais e finais, o time de melhor campanha jogará em casa o segundo jogo e ainda tem a vantagem do empate. A maioria dos times já completou 6 jogos. O Cruzeiro, com um jogo a menos, tem 100% de aproveitamento e lidera. O Galo está em terceiro, com 6 jogos e 12 pontos.

...em Goiás
12 equipes divididas em 2 grupos. Na primeira fase, podemos dizer que o torneio é dividido em três etapas. Primeiramente, os integrantes do Grupo A jogam contra os do B. Depois, o mando é invertido. Por fim, jogos em turno único com clubes da mesma chave. Os dois melhores de cada chave se classificam às semifinais. As duas equipes que somarem menos pontos, independente das chaves, serão rebaixadas. Após 10 jogos, Goiás lidera o Grupo B, seguido do Itumbiara. No A, Anápolis e Vila Nova são os primeiros.

...no Paraná
Primeiramente, 16 equipes jogam em torno único. Os oito melhores vão à segunda fase, originando dois grupos. 4 pra cada lado. Em turno e returno, com partidas entre os times do próprio grupo, os dois melhores de cada chave se classificam às semifinais. O primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro. Quem tiver melhor desempenho na segunda fase, decidirá o jogo de volta em casa. Caso nenhuma equipe marque mais gols que a outra ao final das duas partidas, passará à final quem tiver melhor desempenho considerando as duas fases. Na final, não há vantagem do empate. Apenas decidir o segundo jogo, a finalíssima em casa. No final do último jogo, caso nenhuma equipe marque mais gols que a outra, está prevista prorrogação de 30 minutos. Caso o empate permaneça, pênaltis vão definir o campeão de 2008. Quase terminada a primeira fase, o Atlético é o líder disparado e já está classificado à próxima fase. O Coritiba está em segundo. O Paraná está em sexto, próximo de garantir sua vaga.

Não deixe de acompanhar os detalhes dos estaduais de São Paulo e Rio em nosso blog. As tabelas e os jogos são atualizados pelos companheiros Carlos Eduardo e Sabrina Machado.

6 comentários:

Thiago Fagnani disse...

Vamos fazer nossas apostas:?

Quem vai ganhar estes estaduais citados por Lucas Rossi??

Guilherme Giorgi Costa disse...

ahahahah cara, o regulamento do pernambucano é pífio!
eahueahahahha

Mas acho que vai dar sport!
Abraços!!

www.brasilempequim2008.blogspot.com
www.esportebrasil2008.blogspot.com

Sabrina Machado disse...

Belo texto Luquinhas...obrigada pela citação quanto as tabelas...

Minha torcida no paranaense é sempre para o cianorte, mas tá difícil, viu...


bjos

Maurício disse...

Sinceramente, acho que a estrutura do futebol brasileiro precisa ser repensada. Tudo bem que temos rivalidades estaduais, mas é preciso outra maneira de fazer os pequenos continuarem jogando. Até porque, se for pra ficarem como estão, sempre à beira da falência, que se criem novos campeonatos (uma série C mais forte e uma D regionalizada, por que não?) e aí o futebol fique mais profissional.

Ah, estou abrindo um novo blog, específico sobre Copa do Mundo. É o Febre Mundialista, convido a visitar!

http://febremundialista.blogspot.com

Abraços!

Vinicius Grissi disse...

Alguns regulamentos dos estaduais são realmente assustadores. Gosto muito da fórmula do Carioca, por exemplo, mas ela é bem confusa.

Rafael Zito disse...

Lucão acho q dessa vez os regulamentos nao estao tao esdruxulos assim... O carioca eh sem duvida o mais emocionante, no entanto, estha inchado... mtos clubes.

BlogBlogs.Com.Br