domingo, 10 de fevereiro de 2008

Egito conquista o sexto título da Copa da África

Por: Rafael Zito

Neste domingo, o Egito superou Camarões por 1 a 0 e conquistou seu sexto título da Copa Africana de Nações. A partida foi equilibrada, prova disso é que o gol da vitória só foi marcado aos 25 minutos do segundo tempo. O zagueiro camaronês Song vacilou na frente do atacante egípcio Zidan, que roubou a bola e tocou para Aboutrika finalizar sem chances para o goleiro Kameni, dando números finais a partida.

Com esse título, os faraós se consolidaram na liderança em títulos continentais. Logo atrás aparecem Camarões e Gana com quatro troféus. No elenco egípcio, 80% dos jogadores atuam no futebol interno, isso prova que o fato de se ter estrelas do futebol mundial não é sinônimo de sucesso. Em 2006, quando ganharam o quinto troféu, a conquista foi questionada, os críticos diziam que o título só havia sido conquistado porque jogam em casa. Agora, não se pode mais duvidar da força do futebol egípcio.

O futebol se faz com conjunto e organização, a partir disso, o craque se destaca e consegue o sucesso coletivo e individual. Nenhum jogador do Egito esteve na disputa pelo prêmio de melhor africano de 2007, os que concorreram foram: Essien (Gana), Kanoute (Mali) e Drogba (Costa do Marfim), além deles, Eto’o (Camarões) é outro grande nome africano. O vencedor foi Kanoute, mas, nenhuma deles obtiveram sucesso junto com suas seleções.

Felicitações ao selecionado egípcio que conseguiram domar os, até sábado, Leões Indomáveis. No entanto, após essa reverência merecida ao campeão por méritos, uma questão me deixa inquieto: Por que a seleção do Egito não consegue repetir nas eliminatórias para as Copas do Mundo o mesmo nível de atuação das Copas Africanas? O último mundial que marcaram presença foi em 1990, na Itália, e foram eliminados na primeira fase. Deixo a pergunta para que vocês leitores respondam, porque o vosso humilde blogueiro ainda não encontrou uma explicação.

http://esporte.uol.com.br/album/080210copaafricana_album.jhtm?abrefoto=15

6 comentários:

Daniel Leite disse...

Thiago, vi seu comentário no meu blog! É uma honra ser parceiro de vocês, sendo que o vosso link já está lá no meu blog também...
Quanto à Copa Africana, que surpresa (pelo menos pra mim), hein? Egito atropelando C. do Marfim e Camarões foi zebra, já que eles não contam com o brilho de Drogba e Eto'o e são um time bem mais lento e um pouco inferior tecnicamente.

Abraço a toda a equipe do blog!

Anônimo disse...

Uma coisa curiosa, é que o Egito é bicampeão da Copa das Nações Africanas, porém, sabe-se lá o que acontece, não consegue se classificar para a Copa do Mundo.

Os jogadores se esforçaram o dobro graças ao "bicho gordo" que o príncipe prometeu, mais de 500 mil reais.

Um abraço a todos!

Anônimo disse...

Esse é o Rafael...

Gostou de ficar lá para os lados da África hem...

Denovo, bom texto ... com bom conteúdo de informação, além de descontraído, gostei...parabéns...

Sobre a pergunta, isso foi uma coisa que eu estava me perguntando no post anterior, quando você tava falando tão bem dessa seleção e eu me perguntando porque ela não ia pra copa...

Bom, sei lá...vai saber...coisas de maldição e superstição bem ao estilo das lendas egípcias...

Anônimo disse...

ae galera

realmente não deu pra Costa do Marfim
hehehe


Da-lhe Egito...

sobre o Egito especificamente, nas eliminatórias, não encontro razão alguma para o time ir tão mal nos últimos anos... coisas do futebol


a pergunta que deixei no meu blog é parecida:
quando os africanos vão fazer um grande papel em uma copa?

___________________


Valeu ae por relacionar meu blog aí \o/

Farei o mesmo

Parabéns pelo trabalho, e espero que possamos nos ajudar sempre que possível

Um grande abraço
http://redacaoesporte.blogspot.com/

Debora Ferreira disse...

Tá ai uma boa pergunta viu ! Eu nem conheço dieito o futebol egípcio, mas sei que eles dominam lá na África !
Eu acho que rola uma pressao né, jogar contra os times europeus que tem muita história ...

André Augusto disse...

Fala galerinha!

Primeiramente, valeu pela visita. Sobre o Egito, foi campeão incontestável, pois além de apresentar o futebol mais coeso, jogou em conjunto, ao contrário dos adversários que centravam suas forças nas suas principais estrelas.

Somos parceiros, vou relacioná-los ao Opinião FC!

Gde abraço e sucesso!

BlogBlogs.Com.Br