terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O outro lado Paulistão

Por: Rafael Zito

O futebol paulista está repleto de...
Equivocou-se quem pensou que a resposta fosse: craques, estrelas ou jovens talentos. Os clubes de menor expressão estão apostando em jogadores rodados e que já tiveram passagens marcantes por equipes renomadas nacionalmente.


O Juventus, popular “moleque travesso”, vai apostar na experiência de dois jogadores que atuam no meio-campo. O volante Vampeta, 34 anos, que teve sua melhor fase no Corinthians, mas também atuou por Flamengo, Inter de Milão e PSV e o meia Fernando Diniz, 33 anos, por sua vez, teve passagens por Fluminense, Santos e Corinthias.

Ainda na capital, vamos até o Canindé e, observando o elenco, encontramos dois atletas rodados na profissão. O ata cante Christian, 32 anos, apareceu no cenário nacional atuando com a camisa do Internacional, depois ainda passou pelo arqui-rival Grêmio, até chegar a São Paulo para vestir os uniformes de Palmeiras, São Paulo e Corinthians, respectivamente.

O outro jogador tem status internacional. Após deixar a Portuguesa em 1996, o lateral Z é Maria, 34 anos, volta para a Lusa para encerrar sua carreira no clube que ele diz ser sua segunda pele.


Viajando um pouquinho, desembarcamos no interior de São Paulo e notamos que a tendência não só se mantém como cresce. Em Campinas, a Ponte Preta vai apostar no zagueiro César, 32 anos, jogador que ficou marcado após um lance na semifinal do Campeonato Paulista, quando ainda atuando pela Portuguesa dominou uma bola no peito que o juiz deu pênalti e eliminou a Lusa após Rincón marcar o gol e empatar a partida por 2 a 2, dando a vaga na final ao Corinthians. Falando em Corinthians, o zagueiro também vestiu a camisa do time Alvinegro, como também, do maior rival Palmeiras.

E não pára por ai! Em Itu, cidade onde tudo é gigante, o Ituano resolveu jogar suas fichas na enorme experiência do veterano Anderson Lima, 34 anos. O jogador tem uma lista de clubes gigantesc a, desde o Santos, quando surgiu como destaque, até o Coritiba, time que ajudou a subir para a Série A do Brasileirão no ano passado. Outros clubes de destaque que atuou são: São Paulo e Grêmio.

Finalizando essa viagem chegamos a Barueri. O Grêmio Barueri, time mais jovem da Série A1, foi na contramão de sua idade e optou pela experiência ao invés da juventude. As principais contratações do clube foram: o zagueiro Ávalos, 30 anos, (ex-Santos); o volante Amaral, 34 anos, (ex-Palmeiras e Corinthians); e o atacante Al berto, 32 anos, (ex-Santos e Corinthians).


Esses e outros jogadores veteranos/experientes querem provar que ainda tem muito para oferecer ao futebol profissional. Resta esperar para ver o que eles serão capazes de fazer.

Um comentário:

Thiago Fagnani disse...

Não é a toa que o Paulistão é o melhor campeonato estadual do Brasil!!

Sem dúvida, teremos boas emoções!!

BlogBlogs.Com.Br