sábado, 19 de janeiro de 2008

Basquete masculino terá estrangeiro no comando, pena que a CBB continua a mesma

Por: Rafael Zito


A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou o espanhol Juan Manuel “Moncho” Monsalve Fernandez como o novo técnico da seleção masculina de basquete. A notícia foi veiculada pela entidade, na sexta-feira, e a apresentação do novo comandante está marcada para o mês de fevereiro.

O treinador chega com a missão de conseguir a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-08. O Brasil não disputa uma Olimpíada, desde Atlanta-96 e, terá no Pré-Olímpico Mundial em junho, em Madri, a última chance de chegar à Pequim. O “Moncho”, já teve a oportunidade de dirigir dois jogadores brasileiros, em 1978, comandou Oscar Schimdt, no Castilla Valladolid, e recentemente, foi técnico do ala Marcelinho Machado, também na Espanha.

A aposta em um técnico estrangeiro seria pelo fato do profissional estar mais atualizado com relação ao estilo europeu de atuar. A Argentina passou a ter sucesso no basquete quando começou a adotar um estilo mais conservador e de controle de jogo, reconhecidamente um modelo europeu. Porém, tudo isso foi feito a partir de uma mudança na estrutura interna do basquete. Os clubes criaram uma Liga e passaram a administrar seus interesses, ao contrário do que acontece por aqui, onde a CBB insiste em centralizar e inibe qualquer movimento dos clubes.

Não vai adiantar nada mexer na ponta da pirâmide se a base continua fraca e com uma estrutura péssima. O que adianta você ter um bom time se não tem tempo para prepará-lo? Qual a vantagem de ser ter um bom ataque se a defesa não consegue recuperar a bola? O técnico pode dar o seu melhor, no entanto, nada vai acontecer se não tiver um alicerce e boas condições de trabalho, coisa que tem de vir da instituição que administra a modalidade. A CBB precisa parar de brincar de ser profissional e voltar a olhar para o esporte com o carinho e a atenção que ele merece. Infelizmente, acho que com essa direção atual isso não vai acontecer.

Aos amantes do basquete, inclusive o blogueiro que vos escreve, resta torcer para que os jogadores e a comissão técnica consigam superar as adversidades e recoloquem o Brasil nas Olimpíadas. O Brasil torce para que unidos vocês consigam superar a incompetência da CBB.

Imagem: Divulgação/FEB

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br